A Formiga – exemplo para o concurseiro

A Formiga – exemplo para o concurseiro Parte I

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio”
Provérbios 6.6 (NVI)

Ser concurseiro não é fácil. Há quem diga o contrário, mas desconfio que quem diz isso ou não é ou não sabe o que é ser concurseiro. =o)

Geralmente, um concurseiro bem-sucedido, o que, em tese, significa muitas aprovações ou uma aprovação em um concurso de grande porte, serve de exemplo para muitas pessoas. Mais de uma pessoa, conversando com minha esposa, confidenciou-lhe que me admirava e se espelhava em mim como modelo a ser seguido. Algumas outras, poucas, em verdade, também chegaram a me dizer isso pessoalmente.

Em que pese eu ter conquistado muitas aprovações e uma delas em um concurso difícil e concorrido como foi o CGU2008, não me considero, honestamente, exemplo de sucesso ou modelo a ser seguido.

Ter ficado aproximadamente 10 anos alheio aos estudos e desanimado mais de uma vez quando estava muito próximo de ser aprovado são motivos óbvios para não querer posar de exemplo ou modelo. No máximo, eu admitiria que tenho uma característica, que eu mesmo não sabia que detinha, que merece ser imitada: não desistir.

Quando se quer seguir algum exemplo, é comum procurar-se algo do tipo “herói hollywodiano”, ou de filmes de artes marciais, onde se saltam muralhas e correm sobre as águas… =op.

Embora alguém possa pensar que os aprovados em grandes concursos, em especial aqueles que figuram entre os primeiros lugares, sejam capazes desses tipos de peripécias, a grande verdade é que somos iguais a qualquer pessoa comum, com os mesmos medos e inquietações.

Mas, por que fomos aprovados se somos tão comuns? Se somos tão iguais aos outros, por que resultados tão distintos? Simplesmente pelo fato de termos feito algo incomum: estudado enquanto outros dormiam, relaxavam ou desistiam. Não se pode querer ter resultados diferentes dos demais agindo de forma semelhante a eles, você não concorda?

Bem, mas vamos ao que interessa: exemplos úteis para ser um concurseiro bem-sucedido, e nada melhor do que exemplos que nos mostrem pessoas normais como nós superando grandes desafios e alcançando objetivos admiráveis para nos inspirar a imitá-los.

E, por que, talvez você se pergunte, escolhi, no meio de tantos exemplos interessantes, usar o da formiga, um pequenino e desprezível inseto? Pode ser desprezível no senso comum, mas, em verdade, não o é, e veja por que não:

“De acordo com Ted R. Schultz, em “In search of ant ancestors”, as formigas são indiscutivelmente o gênero animal de maior sucesso na história terrestre constituindo 15 à 20% de toda a biomassa terrestre”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga, acessado em 20.11.2008.

Logo, caro amigo, você está prestes a se deparar com algumas lições do mais bem sucedido habitante da face da Terra, e o versículo do início do texto nos exorta a analisar esse pequeno animal (inseto), com a promessa de um aprendizado promissor e recompensador.

[…]

Fonte: Fórum Concurseiros
..
.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

4 Comentários

  1. wallysou

    o FC está passando por modificações estruturais, devido ao aumento de acessos e usuários.estão migrando de plataforma – acho -, justamente para tentarem regularizar isso.[ ]sps. recomendo n postarem seus emails, para evitarem enxurradas de spams no futuro.

  2. Paulo Cassiano

    Tô passando pelo mesmo problema: meu login é pcassiano e meu e-mail, pcassiano arroba gmail ponto com. O que pode ser? Tem como liberar?

  3. Anonymous

    Pode me dizer porque o fórum dos Concurseiros não está liberando meu login? [arnobiosilva] ?Meu e-mail é [arnobiosilvag arroba gmail ponto com]Grato.

  4. Thiago

    Professor, como vc lutei muito e dediquei horas ao estudo, sacrificando diversão e outras coisas atrás de um sonho. No concurso da STN 2008 DI, fiquei com a maior nota nas provas objetivas, porém, vi meu sonho ruir com a prova discursiva. Desci de primeiro para 10. Vi que vc conseguiu pontos em concurso recente da ESAF, poderia me ajudar? Só um concurseiro para imaginar oq eu estou passando.Meu email é tapgdesign@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *