Série Mensagens Subliminares – Fato ou Ficção – p.I?

  • Home
  • Artigos
  • Série Mensagens Subliminares – Fato ou Ficção – p.I?
*Obs.: este post contém imagens, mais para o final.


O tema “Mensagem Subliminar” é, de longe, um dos mais polêmicos quando se trata de discuti-lo no ‘habitat‘ cristão, e causa muito alvoroço no seio do rebanho, despertando reações apaixonadas e, às vezes, irracionais. Muito já se discutiu sobre o tema, e há muitos e mais abrangentes artigos do que este, pelo que o foco deste post não é discutir, novamente, de forma exaustiva o assunto.

Aqui o foco é outro: Existem, de fato, mensagens subliminares em filmes, propagandas, desenhos, etc.? É possível examinar esse assunto sem enveredar pelas raias da paixão, mantendo o bom senso e desviando-se dos extremismos? Sim, é o que cremos e tentaremos dar vazão a este não pequeno desafio, com a graça de Deus.

Para que o post não possa ser acusado de omisso, faremos menção a sites e/ou especialistas no assunto, bem como nos posicionaremos claramente pela existência das chamadas mensagens subliminares, todavia mantendo (ou pelo menos, tentando manter) o alto nível de discussão, procurando deixar as emoções de lado, embora tal empreitada não seja das mais fáceis.

Como não desejo abordar o tema como se escrevesse para um leitor totalmente leigo no assunto, não explicarei em minúcias o que seja “mensagem subliminar”, mas indicarei links e sites com mais experiência e reputação no trato do tema.

Um dos maiores especialistas cristãos no assunto é o profº. Vicente, do site Mensagem Subliminar, e, em seu site, pode-se verificar que a mensagem subliminar é muito mais “subliminar” do que parece, em que pese ser muito mais presente do que se pensa. E parece que, ultimamente, está se tornando um instrumento cada vez mais utilizado e afiado nas mãos dos que dele se utilizam.

Você deve saber que a teoria mais famosa do surgimento dos estudos em mensagem subliminar é aquela sobre o consumo da coca-cola com pipoca em um filme, fato que hoje já não é tão aceito, e as razões disso são ‘razoáveis’. Mas, este não é o propósito do artigo: dizer como começou, e sim provar que elas existem, ou que, pelo menos, há uma tentativa bem evidente de sua utilização, e no site do prof. Vicente você poderá ver muitas matérias interessantíssimas sobre o tema, sendo que exemplifico com algumas:

  • O subliminar nas propagandas;
  • Relação dos Principais Vídeos da Disney;
  • Mensagens nas propagandas de cigarro;
  • Mensagens em capas de Lp’s/CD’s/DVD’s;
  • Como as mensagens subliminares atuam.

Esta pesquisa tem caráter pessoal, não científico e não se destina a convencer ninguém de que a mensagem subliminar existe e é usada para fins malignos, embora fosse desejável que as pessoas chegassem a essa conclusão. Estamos apenas, na verdade, tentando trazer fatos à tona para uma análise dos leitores e que estes cheguem a suas próprias conclusões, mas que fiquem cientes de que o tema não deve ser encarado com um simplismo reducionista por quem não deveria fazê-lo que, ao invés de contribuir com o tema, causa mais confusão do que orientação, por pecar pela carência de informação. Esperamos não pecar pelo excesso.

Passamos a apresentar algumas imagens com algumas ‘coisas estranhas’ em filmes e desenhos, cujos prints foram extraídos de pesquisa realizada na internet, apesar de o dinamismo, às vezes extinguir umas imagens e fazer aflorar outras… =o)

Tentaremos fazer alguns comentários após as fotos, para tentar trazer alguma luz sobre o que a imagem, talvez, queira dizer ou pretenda fazer.

Estas imagens não esgotam o tema, apenas trazem exemplos, dos quais a internet está repleta. Mas, vai aqui nossa pequena contribuição para esclarecer um assunto que, não raras vezes, carece de uma visão moderada e, infelizmente, civilizada no sentido de abordagem e discussão entre opiniões divergentes.

O filme Sherlock Holmes 2009 é um filme que tem tudo para ser blockbuster, seja pelo tema, seja pelo elenco. E parece ser destes que, talvez pelo público potencial, certas cenas sejam, digamos… inocentemente inseridas no contexto, embora devam seguir algum pretexto, certamente.

Observe o personagem Watson, de Jude Law, numa inocente cena de revista de seu bolso:

cena do restaurante, logo no início

Por que, Watson, você fez essa mão chifrada? Ora vamos, Watson, não nos mate de suspense, homem…

terá sido um 'acidente' esse gesto?

Mais de Sherlock, ensinando como participar de ritual satânico como protagonista

note o sangue na lâmina, um pacto, com certeza

Veja bem, não estou afirmando que o ator fez um pacto satânico, mas que o personagem está fazendo e, claro, ensinando isso aos seus expectadores. Duvida? Observe melhor então:

ampliar horizontes, ou "esvaziar o copo", presente no filme "Avatar", conceitos new-age.

Observe o pentagrama no chão, e tire suas conclusões:

apesar de rudimentar, este é um ritual que tem presentes os elementos satânicos essenciais, com exceção, óbvio, da vítima a ser sacrificada.

Se você ainda não assistiu o filme, que não é ruim =o), não contaremos pra não ser chato, mas a ideia que fica patente, e você pode confirmar assistindo, é que ele participa desse ‘ritual’ apenas para depois dizer que aprendeu a conhecer melhor os meandros do ‘sistema’ e provar que ele (o ritual) não tem efeito mágico algum. Se já assistiu, mas não prestou atenção aos detalhes, confira aqui (não é necessário baixar nada, nem instalar; se houver algum problema com copyright, tiraremos o link).

A pergunta que deve ser feita é:

“pode alguém participar de um ritual satânico, empenhando seu sangue nesse pacto, e depois sair livre disso, como se tivesse bebido um copo d’água, sem quaisquer consequências [espirituais] posteriores?

e que ideia absurdamente incoerente é essa de que o ritual lhe serviu para abrir a mente e obter uma ‘revelação’, mas não há quaisquer efeitos mágicos nem consequências espirituais?”

A Bíblia é bem clara sobre a participação de pessoas em cultos de adoração a falsos deuses, que são, na realidade, demônios, e o nome mais ligth que ela chama isso é “prostituição”. Agora, o que deve ficar bem claro para as pessoas que assistem, e para as que leem este artigo, é que há sim consequências em participar de um culto ou ritual satânico, e quem disser o contrário ou está mentindo ou desconhece a Bíblia, ou as duas coisas.

Apenas para lhe deixar mais alerta sobre onde alguém pode se meter mexendo com feitiçaria, seja ela hard ou ligth, é o sentido e significado da palavra feitiçaria no grego: pharmakeia, de onde vem nossa palavra ‘farmácia’ e derivados, e se referia a uma deusa-bruxa, a quem manipulava ervas alucinógenas (tal como vemos hoje a seita do Santo Daime), e também pode ter seu sentido hoje extendido ao tráfico de drogas. É, meu caro, hoje a feitiçaria tem várias facetas, e apesar de algumas parecerem inocentes e ‘fofinhas’, todas levam para um destino comum: a morte espiritual em vida e, após a morte, a separação eterna de Deus, também conhecida pelo nome politicamente (in)correto de “inferno”.

Pelo sim, pelo não, se você ainda tem dúvidas, nem entre nem deixe quem está debaixo de sua responsabilidade entrar por esse caminho, ou melhor, uma Highway To Hell (estrada para o inferno).

A seguir, analisaremos mais ‘sinais’ estranhos em outros filmes e/ou animações.

Continua na p.II deste post/artigo, a ser publicado posteriormente.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] Mensagem Subliminar – Fato ou Ficção: uma refutação Publicado em 18/05/2010 por wallysou Este comentário (citação) foi feito no post Mensagem Subliminar – Fato ou Ficção p.I. […]

Continuação, qualquer um que sabe o mínimo sabe que cortar a mão não ésinal de pacto, nem aquele pentagrama significa alguma coisa, e como mostrado no próprio filme do Sherlock Holmes, na hora que o mesmo pratica o ritual m´sitico nãohá sacrifício, ele apenas constata com o ritual que muitas das formulas magicas, sao formas de codificaçao. Muitos gênios de nosso mundo foram místicos! Exemplos? Eis-lo: Isaac Newton, Paracelso, Galileo Galilei, Carl G. Jung, George Washington. Queres fazer um pacto? É necessário muita parafernalha, iniciações, sacrificíos e laços de sangue, e por incrivel que pareça, todo mago seja ele praticante de magia negra ou magia divina depende de fé para seus atos. E digo com certeza que qualquer mago tem muito mais fé do que os milhões de cristãos que existem. Quer conversar mais sobre o assunto, discutir ou corrrigir: question.inv@hotmail.com

obg pela honra de sua visita, caro visitante anônimo.

seu comentário merece um post à parte.

aguarde.

abs.

É impressionante como a ignorancia domina a massa. Desde a Idade Média as pessoas tomaram raiva de religiçoes muito mais antigas que o cristianismo. A questão é que o cristianismo, evangélico ou não, pelo que se conhece hoje, tem suas bases no misticismo de Mitra e da Cabala Judaica. E por mais que se diga que não, é a mais pura verdade, só é necessário um pouco de emepenho para estudar e descobrir. E se lembram bem, o hábito de se cultuar a Deus aos domingos é comum da religião do sol, enquanto que o judaísmo o havia dito para faze-lo no sabádo. Jesus, na história em geral é quase irmão gêmeo de Mitra. Ambos nasceram em dias iguais para o mundo, e em circunstancias iguais. Ambos são considerados deuses por diferentes culturas, com a diferença que Mitra seria mais velho. A verdade é que o ocultismo e a magia só se tornaram ocultos e proibidos com a igreja católica querendo dominar tudo na Idade Média. A palavra ocultismo remete a ocultar, que significa manter escondido, porque naquela época, ou você era católico ou morria, por isso era necessário se esconder a religião. Mas o que me irrita são seres que veem pentagramas aqui e pênis ali e acham que tudo é do demônio. Falais de coisas das quais não tem conhecimento. Já que no outro post você disse sobre Eduardo Mastral, se fosses menos ingenuo saberia que ele na verdade não é convertido e que nos livros deleexistem diversas coisas para fazer as pessoas tenderem ao misticismo. O pentagrama tem diversos significados, assim como o hexagrama que todos chamam de estrela de Davi e que é um símbolo pagão, e que também é utilizado em rituais satânicos. O mais interessante é que a mesma estrela de Davi é ostentada com fervor por vocês que se consideram inteligentes demais, e que tudo é do demônio. Vossa religião tem muitos erros, porque não estudar, porque não observam mais as coisas em volta e param de julgar? Estudar, prestar atenção em volta, observar e descobrir novas coisas, tudo isso échamado de expandir horizontes. Ah, é, expandir horizontes é do demônio, e mais todo evangélico deve ser burro, e preconceituoso?
Sabe, zoroastras não gostam de ser chamados de filhos de lúcifer, da mesma forma que vós, evangélicos não gostavam de ser chamados de hereges no passado. Se pregam tanto sobre compaixão e não ser preconceituosos poruqe são sempre preconceituosos? Fale em Magia e todos vocês saem correndo, mas não converterão nem salvarão nenhum mago falando que ele faz práticas satãnicas(coisas que muitas vezes não são verdade) ou sendo preconceituosos com eles, antes devem escutar, sem se deixar levar, nãolutem contra, mas não vão a favor, apenas argumentem. Como na própria Bíblia diz, a língua abençoa e amaldiçoa. Deus utiliza-se da argumentação tanto quanto (ou mais) que Lúcifer, para conseguir fieis. então por que não ser menos preconceituosos e mais inteligentes?

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!