Série Visões: Festival Gospel no interior do Nordeste

  • Home
  • Artigos
  • Série Visões: Festival Gospel no interior do Nordeste

Nasci em uma pacata cidade do interior potiguar, no sertão nordestino, uma cidade aprazível e de povo hospitaleiro, embora imerso no tradicionalismo religioso que o impede de enxergar a verdade que liberta e transforma.

Refletindo sobre essa imensa necessidade espiritual de meus conterrâneos, e ouvindo o lindíssimo hino de Nani Azevedo “Deus é fiel“, o Senhor colocou em minha mente uma forma de alcançar essas vidas que desconhecem o amor de Deus derramado por elas na cruz.

Talvez você se pergunte: mas nessa cidade não tem uma igreja evangélica, é uma cidade não alcançada? Não, não é. Tem várias igrejas evangélicas, mas muitas não conseguem crescer e trazer impacto social, ficando restritas a um pequeno rebanho que tem enormes dificuldades de proclamar a mensagem de salvação fora das quatro paredes do templo.

Todavia, a cidade é sede de várias festividades anuais que sacodem a cidade de cima a baixo ano após ano, transformando o calendário regional e, em alguns casos, figurando no calendário nacional de certas categorias específicas. As principais festas que ocorrem na cidade de Currais Novos/RN são:

  • o Cactus Moto Fest;
  • o Carnaxelita;
  • a Festa de Sant’ana, e;
  • a tradicional Vaquejada.

Observe como essas festas têm grande apelo entre a população afirmando os benefícios econômicos e promocionais trazidos pelo evento. De fato, cidades do interior têm fontes de renda escassas e apelos dessa natureza encontram guarida tanto entre a população como pela Administração Municipal.

Pensando nisso, o Evangelho é uma poderosa força de transformação social, que deve impactar o lugar onde chega. Muitas vezes, esse impacto não ocorre porque a forma de atuação não é adequada, pois mesmo a dinamite, para produzir seus melhores resultados, deve ter sua utilização planejada e o lugar de sua explosão cuidadosamente escolhido, sob pena de fazer muito barulho e poeira, mas pouco resultado prático.

E é justamente isso que se deve ter em mente quando se pensa em alcançar uma população com o Evangelho: transformação, mudança de vida, salvação, curas e libertação. Esse é o objetivo espiritual e a relevância que se deve ter em mente no planejamento de um evento dessa natureza. Os ganhos financeiros, embora relevantes e necessários para cobrir os custos envolvidos, devem ser secundários.

Agora, qual é nosso objetivo com esse post? Descobrir parceiros de oração que adotem esse projeto e o coloquem debaixo de seus joelhos e dentro de seus diálogos com o Senhor. Precisamos de parceiros de oração que creiam que o Senhor é Aquele que traz à existência as coisas que não existem como se já fossem (Rm 4.17), e que tragam à existência esse projeto que, cremos, foi gerado na mente de Deus para ser concretizado pelas mãos de seus servos.

É possível fazer isso? Sim. É fácil? Não. E como é possível? Não sei, talvez seja o caso de descobrir tentando, mas já se dispõe de um caso de sucesso para servir de comparação e orientação:

  • Encontro Para a Consciência Cristã, em sua 12ª edição;

Talvez o tema esteja atrasado para muitos, inclusive nós, pois isto deveria ser prioridade há muito tempo, mas vemos com clareza que a semente do evangelho deve ser semeada também e principalmente onde o evangelho ainda não se firmou no solo dos corações incrédulos e endurecidos pelo pecado, como Paulo disse: “esforçando-me para levar o evangelho não onde já tinha sido anunciado [ou seja, onde ainda não estava consolidado]”.

Esta deve ser nossa missão: espalhar o evangelho onde ele ainda não criou raízes profundas, embora a árvore possa ter décadas de idade.

Por favor, ao ler este post, e se sentir tocado pelos milhões de nordestinos imersos na escuridão do pecado e envoltos nas trevas da ignorância, comprometa-se a orar para que Deus reverta esse quadro e capacite Sua Igreja para levar a Palavra genuína que salva, cura, liberta e transforma vidas.

Se deseja dizer sim a este desafio, deixe seu nome ou apelido nos comentários e ORE até mover os céus nesse favor. Temos certeza que sua oração pode trazer um avivamento sem precedentes nos rincões de nosso Brasil. Vamos quebrar o paradigma de esperar o evangelho crescer apenas nas capitais e cidades de maior porte: o evangelho precisa crescer no interior, onde as necessidades espirituais de salvação são maiores por conta da carência de esforços evangelísticos.

Que o Senhor Jesus possa recompensá-lo por seu apoio.

Ocorrendo novidades, serão atualizadas em novo post.

Abs, apz.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] como nordestino da gema, digo do sertão (risos), apóio a idéia. Eu mesmo já havia pensado nisso de uma outra forma, mas até que guarda algumas semelhanças com essa […]

a paz do Senhor
que Deus continue a abençoar este projeto.
Wirla

obg, amada, pelo apoio.

abs, apz.

[…] Série Visões: Festival Gospel no interior do Nordeste […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!