Concurseiro – Licença para Passar

Concurseiro – Licença para Passar

Tenho que confessar: esse post teve 2 inspirações

1- um texto de Max Gehringer, que vi num post do Cristão Confuso;

2- um sonho, onde me via tendo idéias ótimas sobre escrever textos concurseiros baseados em filmes de James Bond, o 007.

filme antigo de 007, que gerou reações díspares ao ator protagonista

No sonho, eu me via tendo aquelas idéias fenomenais, e eram 3 posts, e sabia que iria esquecer quando acordasse, então escrevi em algum lugar, no sonho, as idéias, para posterior aproveitamento. Todavia, ao acordar, não achei o papel que usei para escrevê-las, no sonho. Deveria ter me mandado um email ou deixado um scrap no orkut…

Realmente, ando com a cabeça nas nuvens!  =o)

Assim, sobrou apenas essa, que, devo confessar de novo, é muito inferior à original do sonho, mas não lembro dos detalhes, infelizmente, e já me convenci que não vou achar o papel nem sonhando.

Mas, vamos ao que interessa: o que significa Licença para passar? Todos devem conhecer o filme License to kill, com Timothy Dalton. Nele, o agente 007 se mete em mais uma enrascada para vingar um amigo vítima de um poderoso traficante, então… é melhor você ver o filme, ou não!  =o)

Sobre o texto citado acima, o conhecido e aclamado escritor Max Gehringer faz alusões a coisas meio absurdas no mundo empresarial, tais como exigir uma qualificação altíssima para funções medianas, frustrando, em seguida, os eleitos. O texto é muito bom, e vale a pena a leitura. Mas, é no final dele que tiro a lição de ouro para quem estuda para concursos:

Muitos querem fama, querem poder dizer que estudam nesse ou naquele cursinho, que compraram os livros de fulano e beltrano, que o professor deles é sicrano, etc. Mas, e no fim disso tudo? Não passam, e ficam alimentando esse círculo vicioso e deprimente onde a aparência tomou o lugar da essência, e os fins cederam espaço aos meios. Pra quê? Pra nada… nada de importante.

Fazendo o link entre o filme e o texto: no filme, 007 renuncia a suas credenciais porque elas já não o ajudavam a realizar seu trabalho (sem entrar no mérito desse trabalho), e abre mão de todo o seu prestígio para atingir, literalmente, seu alvo. No texto, Max (perdoe a intimidade, Max, ok?) demonstra que, no fim, o que importa não é o candidato que impressiona, mas o que soluciona.

E o que isso tem a ver com concursos? Tudo! Bem, quase tudo. Do filme, fica a lição de que fama e prestígio conquistados em concursos anteriores não garantem aprovação em novos concursos (eu já passei por isso), e o importante é manter o foco e não perder de vista seu alvo (desc. o trocadilho, mas foi inevitável =o). Do texto, extrai-se que o que vale mesmo não é o resultado do simulado ou a matrícula do cursinho chique, mas se a mão treme ou não na hora de marcar o gabarito.

Por isso, caro colega e concurseiro “sem pedigree”, não se afobe se você não estuda nesse ou naquele cursinho, mas se arvore na convicção que está fazendo o seu máximo e, no fim, é isso o que importa: ver seu nome na lista dos eleitos, destacando-se naquela tinta preta e papel crespo do DOU. O resto, é resto.

Se alguém quiser te convencer do contrário, tentando atrasar seu passo em direção a uma das vagas tão sonhadas, dê uma olhadinha de lado e peça Licença para Passar!

destacando-se da multidão

ps. a segunda turma do coaching está em andamento, e o questionário de satisfação da primeira turma está aqui.

crespo

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

10 Comentários

  1. Pingback: Sete lições que a mudança me ensinou at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  2. Pingback: Quando tudo der errado...Persista! | Autoridade Crista

  3. Pingback: 9 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  4. Pingback: 9 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado : TI & Informática para Concursos Públicos

  5. Antonio de Sousa

    Prof.

    Gostaria de ter o seu apoio na prova discursivas para CGU, vi que ajudou na 2008, é possivel

    Antonio de Sousa

    Rio de janeiro

    • Antonio, bom dia.

      o curso de correção de discursiva obedece ao seguinte:

      Levantamento: necessidade de curso para prova discursiva

      Se não puder arcar com o custo do investimento, veja o tópico do concurso CGU2008, onde poderá obter muitas dicas.

      Att.

  6. ROBSON LUIZ

    E isso ai eu sigo assim na luta uma hora vai chegar a minha vitoria eu acredito em Deus e ele me guia concerteza sem cursinho vou chegar tambem na vaga que eu pretendo,Eu sou brasleiro e nao desisto nunca (Algumas derrotas se preparam para grandes vitorias)nao existe fracasso existe pessoa que nao esta preparada naquele momento,entao e corrigir os erros e sair para vitoria….

  7. Marcos César

    Isso é uma grande realidade para mim, ultimamente sempre tenho batido na trave nos concursos, uma questão apenas já me restou uma vaga no dia de hoje, mas eu sei que Deus pode me ajudar e ajuda, claro que, faça também sua parte( Estude!). O único curso que fiz presencial foi há 2 anos e apenas de português, hoje estudo sozinho e tenho vários livros sim e assisto o EVP, sei matérias que estudei sozinho, na tóra como se diz hehe e continuo estudando com humildade e tal e esse lance de que cursinho ou sei lá + num sei q, não é determinístico para passar. O mais importante é crer que vai passar( não necessariamente naquele concurso, mas que um dia vai), ter perseverança, aprender com os erros, continuar no foco, talvez até colocar como desafio na vida( ps: dar uma vida melhor pra vc mesmo, para seu filho, família, possuir um vida mais confortável trabalhando de segunda a sexta e assim curtir o final de semana com os filhos e a mulher) e outra coisa, sempre ajude ao próximo não querendo nada em troca e se vc for cristão amigo, pode crer ele é um grande aliado. Deus abençõe a todos e forte abraço!

  8. Pingback: Tweets that mention Concurseiro – Licença para Passar » Desafiando Limites e Vencendo Barreiras -- Topsy.com

  9. Pingback: Concurseiro – Licença para Passar : TI & Informática para Concursos Públicos

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!