Em caso de arrebatamento… outra visão – final

  • Home
  • Artigos
  • Em caso de arrebatamento… outra visão – final

Este post é continuação da parte 3, sobre um breve artigo do Hermes, postado no site Genizah. As partes em azul são citações de seu post original.

Um de meus hinos preferidos: “Quando a angelical trombeta”, também disponível no hinário de Os Gideões Internacionais

Aos vidrados em teorias de conspiração devo informar que vocês estão sendo vítimas da maior de todas elas. Esqueçam “Deixados pra trás”! Olhem para Cristo, o Cavaleiro Fiel e Verdadeiro, que saiu “vencendo e pra vencer”.

Um dos cânticos mais cantados pelos cristãos ao redor do mundo foi composto por alguém que tinha esta esperança. Ele diz:

Já refulge a glória eterna,
De Jesus, o rei dos reis;
Breve os reinos deste mundo,
Seguirão as Suas leis;
Os sinais da sua vinda,
Mais se mostram cada vez;
Vencendo vem Jesus!

Glória, glória, aleluia (3x),
Vencendo vem Jesus!

O clarim que chama as crentes,
A batalha já soou;
Cristo, à frente do seu povo,
Multidões já conquistou;
O inimigo em retirada,
Seu furor patenteou;

Vencendo vem, Jesus!

E por fim entronizado,
As nações há de julgar;
Todos grandes e pequenos,
O juiz hão de encarar;
E os remidos triunfantes,
Em fulgor hão de cantar:
Vencendo vem Jesus!

Sinceramente? Prefiro este hino àquele que estimula os crentes à irresponsabilidade com o futuro da Terra.

Recomendo que os leitores deste blog busquem comparar o sistema dispensacionalista com outros sistemas de interpretação da Escatologia Bíblica. Vocês se surpreenderão.

Teoria de conspiração é oriunda de onde? De homens malignos? Do inferno? Então, por isso, a interpretação dispensacionalista das profecias é diabólica? Agora ficou bem confuso…

Quer dizer que, por eu crer na forma dispensacionalista de interpretação escatológica, não estou olhando para Cristo, Hermes? Sinceramente, não sabia disso… olha, se você não tivesse me dito isso, eu jamais desconfiaria. Bem, então eu estou olhando para quem? Para o anticristo? Só pode!

Veja que não é bem assim, e o comentário que já postei no meu post sobre mensagens subliminares ilustra isso.

O que um ex-satanista, agora dispensacionalista (tá vendo? se o dispensacionalismo fosse do cão, por que um egresso do inferno agora crê assim? risos) disse sobre isso é digno de nota: “muitas pessoas me perguntam: Daniel, e como vamos identificar o anticristo, a sua chegada? Eu respondo: parem de olhar para o anticristo e olhem para o Cristo!”. Ouvi isso em um de seus seminários, por isso a frase pode ter palavras trocadas, mas o sentido foi esse mesmo.

Aqui a palavra dele: “Porem destaco que o mais importante de tudo não é saber sobre o anticristo e sim estarmos prontos para a volta de Jesus, o Cristo! O tempo está próximo!”, retirado da última frase da resposta à pergunta 21.

Eu não concordo com a avaliação do hino “O mercado está vazio” (hino que exalta o arrebatamento) como estimulante à irresponsabilidade com o futuro da Terra. Se o Hermes está vendo só os defeitos, vou advogar as virtudes: o hino fala de esperança, de regozijo, de cumprimento de promessas (no sentido dispensacionalista, ok, mas em cumprimento), de estar com o Senhor, etc. Para mim, ser irresponsável é viver como se Jesus não fosse voltar tão cedo, no sentido de entregar-se aos deleites mundanos, etc.

Bem, para finalizar esse post, que ficou enoooooooooorme, e quase diluiu meus pobres – e poucos – neurônios, vou tecer só mais uns poucos comentários, enquanto o tico & teco não me brindam com um apagão cerebral.

E termos de escolas de interpretação teológica, tanto a preterista como a dispensacionalista se veem diante de situações, aparentemente, inexplicáveis. Elas são, em última análise, uma tentativa de adaptar a ampulheta profética divina ao nosso calendário terrestre e, não raras vezes, certas peças teimam em não se encaixar às nossas visões preconcebidas.

Como ponto de inflexão no debate, quero pontuar que o pior tempo da igreja foi o da Idade Média, também chamado de Idade das Trevas, onde as cruzadas eram beeeeeeeem diferentes daquelas capitaneadas por Billy Graham, e as espadas usadas para a salvação dos infiéis produziam morte, e não vida, como a Espada do Espírito que carregamos hoje. A igreja, como conhecemos e vemos hoje, não existia. O que havia era um putrefato organismo eclesiástico que desonrava a imagem de uma Noiva sem mácula, estando mais para uma noiva-cadáver do que para o templo do Deus vivo.

Retrato tardio da igreja da Idade das Trevas

Naquela época, salvo engano, não havia interpretação dispensacionalista da profecia, pelo contrário, viviam como se Jesus jamais fosse voltar. Quem entregou a terra de então nas mãos desses irresponsáveis?

Outra pergunta pertinente (ou seria impertinente?): se baníssemos a teologia dispensacionalista, como sugerem alguns, a igreja estaria livre de todos os seus males? E o cancro da teologia da prosperidade, feneceria e se extinguiria? Se isso fosse verdade, eu até consideraria rever meus conceitos… em prol de um bem maior.

Mas, a realidade não é tão simples, nem tão romântica, infelizmente ou não.

O que não se pode é fazer como o Hermes fez, embora de boa-fé: arrolar, de um lado, as maiores virtudes da visão preterista em comparação com os maiores defeitos (ou efeitos colaterais) do dispensacionalismo… assim não dá, comparar Madre Tereza de Calcutá com Hitler, forçou a amizade. Comparações quase sempre são ruins, mas se for comparar, não compare trigo com joio, porque eles são diferentes, apesar de parecidos, e, inevitavelmente, um dia, serão separados.

Eu posso afirmar, sem medo, o seguinte:

  1. não tenho qualquer problema em conviver, e até admirar crentes preteristas;
  2. não tenho interesse em “converter” nenhum crente preterista;
  3. não diminuo o valor de alguém, apenas por ser preterista;
  4. não culpo os preteristas pelos males do mundo, como o post quis jogar as mazelas da atualidade sobre nossas (dispensacionalistas) costas;
  5. não advogo – ainda – o dispensacionalismo porque desconheço, ignoro ou rejeito outras visões doutrinárias, advogo porque vejo nele certa coerência, respaldo bíblico e conformação às Escrituras, além de haver sérios e dedicados homens de Deus subscrevendo essa posição teológica;
  6. tenho motivos pessoais para ser dispensacionalista, inclusive alguns relacionados à minha conversão e, quem sabe, em outro post posso falar sobre o porquê de eu ser dispensacionalista (e pentecostal).

Enfim, ser dispensacionalista, como julgam alguns, não é abrir mão da Bíblia, não é abdicar do raciocínio, nem de uma leitura devocional, de uma hermenêutica compromissada e de uma exegese séria, não senhor.

De fato, não nego, aliás corroboro: alguns pontos suscitados pelo Hermes são constrangedores e preocupantes, e ele está certo em apontar os defeitos (ou efeitos negativos) da visão dispensacionalista, abraçada de forma radical por alguns, e isso é bom e necessário para nos corrigirmos. Porém, colocar todos no mesmo balaio, sem diferenciar alhos de bugalhos, e ainda inferir que a causa dos males do mundo somos nós… isso pegou muito mal.

É bem provável que virão comentários descendo a lenha neste incipiente e iniciante blogueiro, mas, podem mandar. Vou suportar, honradamente, até onde aguentar, levar essa cruz, sabedor que o meu Salvador carregou cruz maior e mais pesada que essa que, por sinal, era minha. Então, de bom grado, levarei essa, até trocar, no céu, por uma coroa.

Maranata!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Não há de que se preocupar, fica na paz meu irmão!

Nos Laços do Calvário.
Jaime e Júlio

amém, obg pela compreensão e perdão.

abs, apz.

Meu caro, é dever de todo aquele que se diz cristão, defender e ficar do lado da verdade (historicamente falando, nem sempre ela foi totalmente templária), como pregador do Evangelho, a minha parte eu fiz.
Só existem dois caminhos para convencer alguém:
-O primeiro, é ouvindo a voz do Espírito Santo, armazenando "ANTES DOS ACONTECIMENTOS DO FIM", o Azeite nas lâmpadas e nas vasilhas.

O segundo, é esperar "OS DIAS DOS ACONTECIMENTOS DO FIM", para "DEPOIS", correr atrás do prejuízo!
"E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta". Mat. 25:10

seu comentário é pedante.

Simples opinião, que não acrescenta e nem diminui os fatos em foco. Pelo contrário, só vem manifestar a incapacidade daquele que não tem argumento, para refutar o assunto biblicamente!!!

cara, para de ser troll, tá ficando ridículo. e o pedantismo está deixando de ser velado pra ficar evidente, às claras.

e quem fala o que quer, deve estar consciente de que vai ouvir o que não quer. fui claro? se continuar a me trollar, eu vou lhe dar a resposta que vc merece.

Então refute o assunto "BIBLICAMENTE", usando a linguagem e a postura cristã. Claro, isto se você for um…

TROLL, vc é um troll. eu não me troco com troll, ainda mais um chato babaca que se acha.

a partir de agora, todos os seus comentários serão deletados, até vc aprender a se portar decentemente e agir da forma que exige de mim. que idade vc tem? 12?

tem que rir de um sujeito como vc… rir pra não chorar.

[ comentário editado devido a mimimi, blablabla e coisas semelhantes ]

obg pela participação.

:)

prezado irmão Jaime e Julio,

primeiramente, quero me retratar pelo tratamento deselegante e agressivo que lhe destinei em meu blog quando o irmão foi comentar.

falhei de diversas formas com o irmão, e quero lhe pedir perdão por isso.

ademais, ainda que tardiamente, agradeço por comentar e deixar sua opinião e impressão sobre o assunto.

Deus o abençoe ricamente em Cristo.

Abs,

Wallace.

prezado irmão Jaime e Julio,

primeiramente, quero me retratar pelo tratamento deselegante e agressivo que lhe destinei em meu blog quando o irmão foi comentar.

falhei de diversas formas com o irmão, e quero lhe pedir perdão por isso.

ademais, ainda que tardiamente, agradeço por comentar e deixar sua opinião e impressão sobre o assunto.

Deus o abençoe ricamente em Cristo.

Abs,

Wallace.

Graça e Paz, amigos…

O autor do artigo diz:

1.não advogo – ainda – o dispensacionalismo porque desconheço, ignoro ou rejeito outras visões doutrinárias…

J & J:
Desculpe-me meu caro, mas ao defender o dispensacionalismo, você acabou de dizer tudo: “que desconhece mesmo”, A VERDADEIRA REVELAÇÃO ESCATOLOGICA”. Portanto, aconselho que faça um esforço p/ conhecê-la!
—————–

2.tenho motivos pessoais para ser dispensacionalista, inclusive alguns relacionados à minha conversão e, quem sabe, em outro post posso falar sobre o porquê de eu ser dispensacionalista (e pentecostal).

J & J:
Diante do seu livre arbítrio, o homem natural pode ter motivos mil, para crer ou viver tudo que lhe foi ensinado. Porém, diante da responsabilidade do homem espiritual, em expressar e viver a verdade do Evangelho, o cristão já não está mais sujeito a sua vontade, senão unicamente “à vontade de Deus”.
—————-

3.Enfim, ser dispensacionalista, como julgam alguns, não é abrir mão da Bíblia, não é abdicar do raciocínio, nem de uma leitura devocional, de uma hermenêutica compromissada e de uma exegese séria…(???).

J & J:
O amigo, chama de hermenêutica compromissada e de uma exegese séria o ensino pré-tribulacionista, que torce as Escrituras para favorecer a teoria dum arrebatamento secreto, antes da Grande tribulação, usando versos bíblicos avulsos e pelas metades, como os exemplos abaixo?
“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai… Mateus 24:36.

Jesus disse apenas o dia e a hora da sua vinda e do arrebatamento, que ninguém sabe. Porém, os pregadores dispensacionalistas forçam as Escrituras fazendo um dogma num só verso, divorciados de seus dois contextos: De “TEMPO E DE MODO” (Ecl. 8:6). Sem serem honestos para pregar também que, o mesmo Jesus que disse as palavras acima, foi também o mesmo que ensinou “OS SINAIS DA DOR DE PARTO P/ A IGREJA (Joa. 16:21”), que virá para a última geração, quando ocorrerá os sinais “ANTES” dos dias e da hora da sua vinda (leia Lucas 21 do v.10 ao 26).
“Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”. Luc. 21:28.

Somente depois do cumprimento destes sinais, é que acontecerá “O MOMENTO DO ARREBATAMENTO”. Aliás, momento esse, que surpreenderão os ímpios e pecadores, e não A IGREJA ESPIRITUAL. Capitt???
“Mas, vós irmãos, já não estais em trevas, PARA QUE AQUELE DIA VOS SURPREENDA COMO UM LADRÃO”. 1Tes. 5:4.

Outro verso pregado pelas metades pelos dispensacionalistas é o de 1Cor. 15:52. Os colegas pré e meso, para favorecer as suas teorias, que a igreja não passará pela Gr. Tribulação (os mesos G.T de apenas 3.5 anos), costumam pregar aos leigos, somente a parte “A” do verso de 1Cor. 15:52; ressaltando “A EMINÊNCIA – O MOMENTO DO ARREBATAMENTO”.
Porém, não enxergam, ou nem querem enxergar, que na continuação do mesmo verso, Paulo diz que “O MOMENTO DO ARREBATAMENTO”, está sujeito (ANTE – EM PRESENÇA – NOS DIAS) DA ÚLTIMA TROMBETA”; a mesma também ensinada por João (Apoc. 10:7 – 11:15 e 18).

“NUM MOMENTO, num abrir e fechar de olhos, ANTE A ÚLTIMA TROMBETA; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. 1Cor. 15:52.

Bom, por enquanto, esta é a minha participação neste site: Entre o vosso artigo, e o do Hermes; eu fico com as explicações realistas do Hermes!

Deus vos abençoe,
Jaime e Júlio – Curitiba Pr.

é direito seu ficar do lado do Hermes, e é direito meu não ficar.

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Em caso de arrebatamento… outra visão – final http://bit.ly/b0oSgU […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!