Teologia da prosperidade: de Deus ou do diabo?

  • Home
  • Artigos
  • Teologia da prosperidade: de Deus ou do diabo?

Teologia da Prosperidade: “Você entendeu errado o evangelho”

Tradução livre: “Ele pediu para pararmos com essa estupidez”

Deus me inquietou para postar algo contundente sobre a teologia da prosperidade, e não posso reter o que o Senhor Deus me fez entender. Os comentários estão abertos, inclusive para críticas, desde que respeitosas e civilizadas. Segue:

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ “. (v.2)

Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu: (v.3)

“Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? ” (v.4)

Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram. (v.5)

Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada” (v.6). Ageu 1. 2-6

A teologia da prosperidade tem se alastrado pelos púlpitos do país, como um rastilho de pólvora inflamado pelo inferno, e iludindo muitos cristãos sinceros, por meio de uma mensagem sedutora e triunfalista. A teologia da prosperidade transforma o evangelho em uma doutrina de resultados, onde o enfoque é a obtenção de riquezas materiais, e o cerne da mensagem cristã, que é espiritual e não material, é desprezado.

Nos dias de Zorobabel, época do pós-exílio babilônico, ocorreu uma situação, de certa forma, similar à que vemos hoje no Brasil, e isso fez Deus levantar o profeta Ageu para combatê-la, condenar os falsos ensinos e proclamar a Verdade.

Pesam em meu coração os efeitos deletérios dessa doutrina diabólica, que tem ludibriado o povo brasileiro. Hoje mesmo, após sair da igreja, vi-me fazendo o seguinte questionamento ao Senhor: “Deus, por que o evangelho não tem transformado o Brasil?”. E o Espírito Santo me respondeu assim: “É porque o evangelho está misturado”.

O que a teologia da prosperidade faz é diluir o evangelho, de modo que sua eficácia fica comprometida e os resultados estão, obviamente, aquém do desejado. Vejamos uma possível contextualização da mensagem de Ageu para a igreja brasileira contemporânea:

v.2 – a teologia da prosperidade produz seguidores claramente tendentes ao egoísmo por conta da busca material exacerbada. Não é possível servir a 2 senhores, ou agrada a um ou a outro, nunca os 2 ao mesmo tempo. Então, logicamente, o templo, ou seja, as coisas do Senhor, caem automaticamente para segundo plano. Esse é o resultado da teologia da prosperidade nas pessoas, tornando-os insensíveis às coisas do Céu e meros fuçadores das coisas terrenas;

v.3 – o Senhor mesmo se indignou com o desprezo de Seu povo em relação a Sua Presença (representada pelo Templo), e levantou um profeta (Ageu) para desmascarar o arquétipo da teologia da prosperidade, no Israel pós-exílio. E é isso que está em curso no Brasil, com Deus levantando uma geração profética clamando contra o pseudo-evangelho que é a teologia da prosperidade.

Chegou o momento de a igreja evangélica brasileira reconhecer e dizer explicitamente o que a teologia da prosperidade é: doutrina de demônios. Feito isso, resta apenas a não fácil tarefa de combatê-la como tal, alertando os que estão enredados em seus laços para que se convertam enquanto é tempo.

v.4 – isso poderia ser um versículo ao avesso daquele que Jesus disse que deveríamos fazer: buscar, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e as demais coisas seriam acrescentadas. Basta assistir algum programa televisivo de algum pregador desse tipo de teologia para ficar evidente o que está em primeiro lugar em sua escala de valores. Quando o Senhor lhes disser “apartai-vos de mim… nunca vos conheci”, o que dirão eles quando a realidade que hoje ignoram se tornar um fato terrível de ser confrontado?

v. 5 e 6 – a aceitação da pregação do egoísmo materialista tem produzido graves consequências na igreja contemporânea, e é até difícil explicar como uma teologia que surgiu há apenas algumas dezenas de anos cresceu tanto e se tornou capaz de gerar consequências tão maléficas em uma nação que é objeto de investimentos missionários seculares.

Mas, que consequências malévolas são essas? Vejamos:

  • semeia muito e colhe pouco: é o que vemos hoje, com muitas igrejas lotadas, mas as cidades transbordando de pecado e iniquidade. O Brasil tem sido inundado com distribuição maciça da Palavra de Deus, mas os resultados aparentes não são tão visíveis como esperado, por quê? Que outro motivo estará contribuindo mais para isso do que a semente danosa da teologia da prosperidade, enchendo a Seara do Senhor de joio? Os obreiros precisam acordar da indolência e leniência e levantar a voz para denunciar esse evangelho corrompido, que tem roubado a glória de Deus.
  • come, mas não se satisfaz: a pregação da teologia da prosperidade enche a carne, mas não alimenta o espírito, justamente porque não provém do Espírito. Quantos que estão nas igrejas que pregam a teologia da prosperidade enfastiados de ouvir a mesma coisa, de um mensagem que não vivifica, mas deixa o espírito à míngua? Graças a Deus que já há sinais no horizonte de que a fome e sede de ouvir a verdadeira Palavra de Deus está se tornando insuportável e, logo, presenciaremos multidões querendo ouvir a genuína boa nova, e não mais essa mensagem fermentada, que incha o homem mas esvazia o espírito.
  • bebe, mas continua com sede: a teologia da prosperidade é uma água de cisterna rota, e que embriaga sua audiência, mas não mata sua sede. Quem bebe dessa fonte impura continua sem saber o que é a verdadeira água da vida, que vem da fonte límpida da Palavra. É triste ver tantos embriagados com essa pregação espúria, com sede espiritual, mas bebendo um líquido venenoso que, ao invés de vida, traz morte.
  • veste, mas não se aquece: a teologia da prosperidade veste o homem de trapos espirituais, fazendo dele objeto de escárnio e zombaria, e incapaz de chegar-se diante do Senhor de toda a terra. A crença na teologia da prosperidade, ao contrário de aquecer os corações, esfria-os, justamente por não servir para vesti-los com vestes de santidade. Essa é a tragédia da teologia da prosperidade, que deixa o homem nu diante de quem deveria apresentá-lo vestido. Isso pode ser visto na referência à igreja de Laodicéia, em Ap 3.17Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu“.
  • recebe salário, mas empobrece: o ficar nu do ponto anterior não fica restrito ao âmbito espiritual, mas também pode ser aplicado e visto na esfera material, onde as ovelhas dos pregadores da teologia da prosperidade são tosquiadas sem piedade, ficando “nuas em pêlo”. A teologia da prosperidade funciona, sem dúvida, mas não para todos. A imensa maioria dos pregadores dessa heresia virulenta ostentam níveis de riqueza invejáveis, iludindo as ovelhas peladas que é a sua doutrina que os faz ricos, mas elas não entendem que estão ricos porque são elas que estão financiando seu caro estilo de vida, minando seus suados e parcos recursos. Isso é outro motivo que faz esses pregadores sempre buscarem novas ovelhas que possam suprir esses sanguessugas da fé e carrapatos eclesiásticos.

O momento de virar o jogo e sarar essas ovelhas feridas pelas mãos inescrupulosas dos pregadores da prosperidade é chegado. Deus há de levantar profetas como Ageu para repreenderem esses líderes e julgarem seus ministérios que para nada servem, a não ser a eles mesmos.

Deus está fazendo uma santa convocação, e Seu Espírito está trazendo um sopro de virtude para que homens e mulheres de valor se apresentem para a batalha, como obreiros que não tem do que se envergonhar. Como fez Josué, às portas de Jericó, eu lhe pergunto: és tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?

Que Deus nos ajude a restaurar a dignidade de Sua Noiva, e estarmos diante dEle de veste brancas.

Mais um post tentando criar reflexões úteis aos leitores, aqui no blog Desafiando Limites.

Se gostar, clique em Gostei, para que o post integre a lista dos mais votados, ou comente o que achou, elogiando, sugerindo ou criticando.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Sou pecador mas ainda assim Jesus me ama e me dá discernimento quando peço

Não ser prioridade não quer dizer que não seja necessário. O objetivo de Jesus era e continua sendo resgatar almas para Deus. Uma igreja televisiva como você diz resgata muito mais almas do que uma igreja que “não vai atrás” de ninguém. Exemplo: quantas almas você já ganhou para Deus e quantas um pastor desse tipo de igreja trouxe? Não é isso que importa para Deus? Em primeiro lugar buscar a Deus SIM! Mas dízimo e oferta ajuda bastante. Um culto normalmente tem por volta de 30 minutos de louvor e adoração, 1 hora da palavra do Senhor e cerca de 20 minutos para arrecadar dízimo e oferta. Não vejo isso como dar prioridade a prosperidade. Você deveria frequentar uma dessas igrejas ou todas paradar esse tipo de opinião. Aliás eu generalizei, pois nem todas são iguais. Pra citar nomes a Universal fica realmente mais tempo no dízimo do que por exemplo a igreja da graça.

obedeça à Deus

Se Deus e realmente contra a riqueza, porque Ele continua tirando tantas pessoas da miséria E abençoado elas no financeiro? Não sou a Favor. .
so da teologia da prosperidade mas da miséria também não sou

Olá, queridos, a paz e a graça de Cristo.

Li todos os comentários e quero parabenizar a todos pelo excelente nível da conversa. No tempo de minha conversão ( meados de 1980) observava como meus pastores tratavam do quesito finanças e pude ver e agora diferenciar a mudança no tratamento em relação ao dinheiro. Antes via meus pastores pregando mais a palavra e tirando tempo para visitações e cultos nos lares, e o mais engraçado é que os irmãos entregavam os dízimos e ofertas e não se criava muita conversa sobre o tema. Creio que , como foi falado pelos nobres amigos, o foco principal era o evangelho, e as coisas materiais ficavam em situação secundária. Sou militar aposentado e pela graça de Deus sou pastor formado em teologia e filosofia. Abomino essa teologia da prosperidade, mas tenho que confessar que essa doença se espalhou pela maioria das igrejas evangélicas. Mas prefiro ficar com o genuíno evangelho de Jesus, pregado pelos apóstolos, ainda que com perdas. Abraços e fiquem na paz.

obg, amado, por sua contribuição.

abs, apz.

Opaa! li todo o post sim, mas não achei a resposta da minha dúvida, então vou reformular a pergunta, os cristãos podem prosperar ? como os grandes homens de fé do antigo testamento.
Não frequento igreja neopentecostal, não gosto de ouvir toda hora DÍZIMO, DÍZIMO, OFERTA…
Dou valor a simplicidade do evangelho, que é salvar o perdido e consolida-lo para que não se afaste. Mas acho que talvez, o ato de pregar o evangelho, já nos basta, se prosperarmos em algo foi porque temos talento ou aproveitamos a oportunidade, mas talvez eu esteja errado rsrsr.
Então é isso ai heheh.

Desculpe pela inconveniência :) só quero crescer mais no conhecimento das coisas de Deus.

A paz de Cristo irmão.

Oi Sam, apz.

não é incômodo algum! =o)

veja bem, não há prob algum em prosperar, desde que se tenha em mente 2 coisas: prosperidade não é só a material, afinal tem muita gente rica sofrendo depressão, e tal. Isso não é prosperidade.

a verdadeira prosperidade envolve todos os aspectos da vida, ou seja, a verdadeira riqueza significa saúde mental, física, emocional, familiar, etc.

todavia, o mais importante de tudo é ter Cristo como Senhor, pq tudo que alcançarmos aqui, não se compara à glória que vamos gozar no Céu.

em suma: é possível ser rico e ser crente fiel? claro que é, mas isso não quer dizer que é fácil e simples.

o dízimo e a oferta têm seu lugar no culto, mas não a primazia, não pode haver inversão de valores, senão vira teologia da prosperidade bagunça… risos

Oi, Samuel!
Concordo. Temos que servir ao Senhor porque Ele é o nosso Deus e devemos a Ele toda nossa reverência, adoração, louvor e gratidão. Hoje, os cristãos não sabem o que significa culto a Deus, enfim…A Bíblia não ensina a fazer-mos uma barganha com Deus, não somos ensinados a ter que dar tanto para receber tanto. Deus não se condiciona aos nossos caprichos, quando nos abençoa é pela sua misericórdia e tudo que recebemos é por sua infinita graça, aliás os movimentos da fé, conhecem pouco acerca da doutrina da graça, uma doutrina tão defendida pelos reformadores – o Deus Todo Poderoso, que conhece tudo e que faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, está sendo trocado por, Aladim o gênio da lâmpada, que só é buscado quando precisam de algum favor.

Prezado irmão.
Vemos vários exemplos na bíblia de homens de Deus prósperos, mas essa mensagem de prosperidade não foi trazida por Jesus, muito pelo contrário. Ele disse para não andarmos ansiosos por essa vida, sem nos preocupar com o que vamos comer e vestir amanhã. No livro de João, Ele dá vários exemplos disso. O problema maior da prosperidade nos dias atuais é que a maioria quer trocar, ou seja, vou fazer isso pra Deus na casa de Deus pra ver o que vou receber em troca, sendo que Ele é o nosso Deus.
No julgamento da igreja, com CERTEZA, Ele irá julgar a intenção do nosso CORAÇÃO. Será que eu fiz pra DEUS ou para me exaltar perante aos homens. Em relação ao dízimo, devemos fazer nossa parte, sem se preocupar com o que vão fazer com o dinheiro. É com Deus que devemos ser fiel. Se vc observar na palavra de Deus, desde Abraão, eles dizimavam.. Segue algo sobre riqueza que tirei do dicionário bíblico….
Riqueza_ Os problemas práticos e os perigos da riqueza são mencionados muitas vezes nas Escrituras. Ela é a fonte e a raiz de onde pode ter origem de toda espécie de iniquidade (1 Tm 6.10). Pode impedir uma pessoa de aceitar a Cristo (Mt 13.22; Mc 4.19) e prejudicar o crescimento espiritual (Sl 62.10). Principalmente no Evangelho de Lucas, várias parábolas de Jesus advertem contra o perigo de uma pessoa se deixar consumir pelo desejo de ser rica, ou de erroneamente usar os seus ganhos: o fazendeiro rico (Lc 12.13-21), e o homem rico e Lázaro (Lc 16.19-31), e o príncipe rico (Lc 18.18-30).
O termo riqueza também é usado de maneira metafórica para falar sobre as bênçãos de Deus na vida cristã. Existe a riqueza de sua bondade (Rm 2.4), de sua glória (Rm 9.23), de sua graça (Ef 1.7; 2.7), de sua sabedoria e conhecimento (Rm 11.33), a riqueza de Cristo (Ef 3.8), de sua presença (Cl 1.27), de sua censura (Hb 11.26) e a riqueza dos gentios (Rm 11.12).

Gostei do post, mas fiquei com duvidas… prosperar em Deus então nao tem cabimento???pregar os dizimos e as ofertas nos cultos mesmo que seja por um breve instante é errado???

já foi respondido, Samuel. vc não achou a resposta? ou vc não gostou da resposta?

=o)

abs.

Gostei do post, mas fiquei com duvidas… prosperar em Deus então nao tem cabimento???pregar os dizimos e as ofertas nos cultos mesmo que seja por um breve instante é errado???
Eu sempre fiquei meio confuso com essas questões de $$ na igreja.

Abraços
Deus te Abençoe

Gostei do artigo, mas fica a dúvida…prosperar em Deus é errado ou então a igreja pregar sobre os dízimos e ofertas é errado também, como acontece em muitas igreja com a combinação da ordem do culto = 1º a oração, 2º o louvor, 3º a pregação dos dizimos e ofertas e 4 º a palavra principal do culto e etc.

Deus te abençoe

oi Sam (não é o amigo do Frodo não, né? =o)

a questão é o foco do que se fala: nas igrejas tradicionais, a prioridade é Jesus, é os dízimos e ofertas são secundários, meio de manutenção da Obra, etc.

nas igrejas que pregam a teol. da prosperidade, a prioridade é o $$, e Jesus é secundário, uma forma de atrair pessoas (curas, milagres, etc).

na Bíblia, muitas pessoas foram fiéis e prósperas: Abraão, Daniel, José, etc.

abs.

a palavra diz o q volta atras e como cao q come seu proprio vomito o mundo esta retrocedendo muitos querem crucificar jesus novamente estamos esquecendo do evangelho simples nao tenho prata nem ouro ……….

LOBOS DOLLY

A falsa teologia das conviniências
no mercado negro da neo-indulgência
atrai ovelhas Dollys vulneráveis

e com as tesouras da teologia vã
tosquiam essas ovelhas e com a sua lã
fazem pra si, casacos confortáveis

Poema extraido do livro "ASAS DE CERA" DO POETA PARAIBANO GERALDO GUEDES

opa, Guedes, blz?

interessante reflexão.

abs.

Olando, mesmo calado ainda está errado.

Se o estudo salvasse alguma coisa as universidades não estariam cheis de dependentes quimicos homossexuais e ateus, mas o estudo da palavra de Deus pode salvar e libertar o homem de suas mazelas existenciais.

Que Deus tenha mizericórdia de ti meu amado.

O que salva uma pessoa é o estudo. O Brasil precisa de escolas e formar mestres para a nossa grande arrancada em favor de uma sociedade mais justa e domecrática.

Graças a Deus eu sou ateu.

obg por sua participação.

Deus te abençoe.

a boca fala oq o coracao esta cheio nao e culpa sua meu amigo as vezes e melhor ser calado…..

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Novo post: Teologia da prosperidade: de Deus ou do diabo?: Teologia da Prosperidade: "Você entendeu errado o evan… http://bit.ly/dbeH8k […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!