Viver a dois, uma arte ou um aparte?

de quem será esse coração? meu, seu, nosso...

Há um ditado que diz que viver a dois é uma arte. Há os que discordam, provavelmente porque o viver a dois, para esses, não é bem algo como admirar uma obra de arte, mas uma escravidão sem fim.

Mas, afinal, por que tanta gente se separa? Ou, por que tanta gente se casa, para depois se separar, e casar de novo, e de novo… Não sei se existe essa essa categoria no Guinness, mas Fábio Jr já deve estar próximo de estabelecer um record imbatível. Minha dúvida é só saber se vão considerar como record o número de casamentos ou de separações…

Recebi, do Grupo Regional, um email interessante, porém sem a autoria e, perguntando a são gugôu pesquisando no Google, achei a fonte, que credito logo após. Leia.

Para início de conversa é preciso esclarecer duas perspectivas relacionais: (1) Este estudo não é suficiente para que todos os nossos problemas conjugais e relacionais sejam resolvidos, principalmente se não colocarmos o que a Palavra de Deus diz em prática, porém, é um começo. (2) Como pastor eu não estou isento de qualquer problema que aflige todas as áreas de um relacionamento. Pastor também tem ambigüidades, problemas, fracassos e decepções. Eu também sou ouvinte.

O tema em si já é de uma seriedade ímpar. No entanto, gosto de mesclar com uma dose de bom-humor para que as pessoas que já choram bastante possam sorrir um pouco enquanto aprendem da Palavra de Deus. Bom-humor é essencial para vivermos, seja no trabalho, na igreja ou no casamento – às vezes, principalmente no casamento. (Veja o artigo: Que me desculpem os chatos).

Sabemos que viver a dois não é nada fácil. Se sozinhos já somos difíceis de agüentar imagine com outro nos observando o tempo todo? É preciso entender que não existe casamento perfeito, daquele que não existe discussão, problema e decepção. Para ilustrar, deixe-me contar uma breve história:

“Um casal foi entrevistado num programa de televisão, porque estava casado há 50 anos e nunca tinham brigado. O repórter todo curioso pergunta a mulher: – Mas vocês nunca brigaram mesmo? – Nunca, responde a mulher. – E como isso aconteceu? – Bem, quando casamos o meu marido tinha uma égua de estimação. – Era a criatura que ele mais amava na vida. No dia do nosso casamento fomos de lua-de-mel na nossa carroça puxada pela égua. Andamos alguns metros e a égua, coitada, tropeçou. Meu marido olhou bem firme para a égua e disse: – Um. – Mais alguns metros e a égua tropeçou de novo. – Meu marido encarou a égua e disse: -Dois. – Na terceira vez que ela tropeçou ele sacou da espingarda e deu uns cinco tiros na bichinha. Eu fiquei apavorada e perguntei: – Mas porque e que tu fizeste uma coisa dessas, homem? – Meu marido me encarou e disse: – Um. – Depois disso nunca mais brigamos”.

A pergunta que devemos responder nesses dias é: POR QUE ALGUNS CASAIS NÃO PERMANECEM JUNTOS? Hoje um grande número de casais está divorciando-se. Vemos, com tristeza, que muitos ministros evangélicos têm sucumbido a essa prática que tanto desagrada a Deus. Vejamos oito razões – não em ordem de importância, pois depende da razão de cada um, que levam um casal a divorciar-se:

1. DESPREPARO. Alguns casais se unem sem o menor preparo possível, seja financeiro, emocional, psicológico e espiritual. Daí é só uma questão de tempo para os problemas acontecerem.

2. DEPENDÊNCIA DOS PAIS. A Bíblia diz: “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne”. Ef 5.31. Esse deixar deve ser, não apenas espiritual, mas físico, emocional, financeiro e geográfico.

3 – INTERFERÊNCIA DOS PAIS. Enquanto os pais estiverem se intrometendo na vida do casal, este não amadurecerá. Por isso, se propagam piadas, principalmente se referindo as sogras. É o que eu chamo de complexo “sogrático”, não, não é socrático, do filósofo Sócrates, é “sogrático”, das sogras. A interferência das sogras é um grande problema para alguns casais. Eu, particularmente me dou muito bem com a minha.

Que nossas sogras não se chamem esperança, pois a esperança é a última que morre!.
Sogra é como carro a álcool, você ainda vai ter uma.
Sogra não é parente. É castigo.
Sogra é como uma onça pintada. Todo mundo acha bonitinha mais ninguém quer ter uma dentro de casa.
Se sogra fosse boa, você não tinha só uma.
A única sogra que presta é a da minha mulher.
Sogra é igual à macaxeira… As boas estão enterradas.
O maior castigo para um bígamo? Duas sogras!

4 – IMATURIDADE EMOCIONAL. Acontece, freqüentemente, quando um casal é bastante jovem. A maturidade só se chaga com um relativo tempo. Não se amadurece um relacionamento da noite para o dia.  Continue lendo >>

Ser casado não é fácil, mas, também, não é difícil. Pior é ficar sozinho. Agora, pior do que ficar sozinho, é ficar mal-acompanhado… Enfim, não existe coisa fácil em se falando de relacionamentos. Tudo é uma questão de encarar situações e Desafiar Limites.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Novo post: Viver a dois, uma arte ou um aparte?: de quem será esse coração? meu, seu, nosso…Há um ditado que di… http://bit.ly/dD4LoK […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!