Jesus era 100% homem. Sim ou não?

como diria Xeiquispir: Ser ou não ser, eis a confusão

Essa discussão de cunho estritamente teológico tem tomado a atenção de [parte dos] blogs cristãos nas últimas semanas. Desse embate, cujos principais protagonistas parecem ser os pastores Ciro Sanches Zibordi e César Moisés, muita coisa poderia ser dita, se se fosse tomar partido de qualquer dos lados, mas não é meu objetivo neste post.

Antes que alguém possa vir a dizer, vou dizer que explorar esse assunto pode ser uma forma de alavancar as visitas (audiência) deste reles blog e uma tentativa de tirá-lo da obscuridade, lançando-o na crista da onda formada pela polêmica do título. Todavia, analisando os ataques e defesas entre os pastores citados, confesso que não quero este espaço ocupado pelos ânimos fraticidas que vislumbrei, seja em posts seja em comentários de réplicas, tréplicas e métricas. Não, não é isso o que desejo.

Minha decisão de escrever sobre esse assunto foi muito mais motivada por uma defesa do evangelho do que de uma das posições defendidas pelos ilustres e doutos pastores. Nem me permitiria isso, pois que não me sinto confortável a adentrar em uma seara que não domino, que é a teologia, ainda mais em sua versão avançada. Se este post puder ser caracterizado de alguma forma, eu diria que não estou a favor nem de um nem de outro, muito pelo contrário, estou exortando a ambos, mesmo correndo o risco de ver seus simpatizantes juntarem forças contra mim. Faz parte.

Quando vejo pastores de renome e referência digladiarem-se em público, ou mesmo nas entrelinhas digitais, discutindo minúcias, se é 100%, se é 99,9% ou outra porcentagem que desconheço, fico a me perguntar se o Jesus de quem eles discutem tão acaloradamente está satisfeito em ver 2 irmãos se “tecladiando” por conta de sua plena (100%) – ou quase isso (99,9%) – humanidade.

Essa é, ao meu ver, uma batalha perdida, não porque um ou outro está com a razão, mas porque ambos perdem e, principalmente, não consigo enxergar onde o Reino ganha e a igreja é edificada vendo dois irmãos dilacerando-se em público. Em meu julgamento, ambos apequenam-se nisso. Hoje, talvez seja o pr. Ciro o mais prejudicado, visto que o desligamento de sua coluna na CPAD News parece ser um efeito colateral desse embate. Só o tempo dirá o que o pr. Moisés perdeu – ou perderá – como resultado dessa batalha.

Lendo meu post, é possível que você esteja pensando – e com razão – se crentes não podem discordar que já vão logo saindo aos posts de fato. Eu não considero que discordar seja motivo para perda de comunhão, e a discordância respeitosa não é apenas democrática como salutar ao nosso crescimento. Prova disso é que eu já “quebrei o blog” com o Hermes do Genizah em posts sobre posições escatológicas, e escrevi um comentário [quase] desaforado em seu post Passando o bastão (o primeiro comentário), mas observe que nos respondemos mantendo a postura e o respeito mútuo. Enfim, a discordância nos faz, também, crescer.

Na última pesquisa do blog Desafiando Limites, fiquei feliz em ver que, apesar de eu ser pentecostal e a maioria dos leitores também o ser, há céticos e sem religião entre os leitores. Respeitadas as regras de boa convivência, será um prazer tê-los por aqui comentando (mesmo que seja discordando) meus posts, por que não? Eles crescem, eu cresço, nós crescemos e podemos ser pessoas melhores no futuro.

Agora, para encerrar a questão dos 100%, eu cheguei a uma(s) conclusão(ões): tanto o pr. Ciro como o pr. César Moisés são 100% pecadores, 100% carentes da graça de Deus e 100% carentes de perdão mútuo e de nossas orações.

Agora, se eles continuarem nessa empreitada falida, eu vislumbro, com tristeza, que logo, logo seus egos ficarão muito maiores do que são ou do que eles podem suportar, multiplicando-se não apenas 100, mas 10.000%. E, acontecendo isso, nem a internet toda será capaz de suportar um ego desse tamanho… nem ninguém. Eu não suporto meu próprio ego, quando ele se infla, que dirá o dos outros?

Eu ignoro se Jesus era 100% homem, como advoga o pr. Moisés, entre outros, ou se era quase 100% homem, como assevera o pr. Ciro, mas isso me faz um cristão 99%? Olha, se minhas lutas se resumissem a saber em que percentual Jesus está dos 100% homem, eu poderia me considerar 100% satisfeito e quase 100% no céu… Mas, não, minhas lutas, quase 100% delas, são contra o pecado que tão de perto me rodeia, e perdi todas, ou seja, 100% das vezes, as lutas em que não me arvorei no sangue do Cordeiro nem na força de Seu Santo Espírito.

Caros pastores Ciro e César Moisés, peço que interrompam essa luta inglória (sem glória) entre irmãos, para que a mão do Senhor não precise entrar em cena e os dedos dEle não tenham que apertar algumas teclas pouco usadas, atualmente, em seus teclados, quais sejam, as DELETE, PAUSE e BACKSPACE, pois, lendo nas entrelinhas de seus posts, vejo que falta pouco para se apertarem CTRL + ALT + DEL ao mesmo tempo.

Querem saber? Não sei a porcentagem exata, mas a Assembléia de Deus não é 100% sem vocês, sem os dois, ao mesmo tempo. E tenho certeza de outra coisa também: Jesus, se 100% Homem ou não, não sei, Deus o sabe, não vai desistir de nenhum de vocês, nem 0,0000000001% que seja. Comecem a pensar em fazer uso desta tecla em seus blogs:

Voltar atrás, um outro nome para arrependimento.

Há momentos em que voltar atrás não é a melhor, mas sim a única opção.

No amor e no temor de Cristo, 100% meu Salvador e Senhor.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Gostei, querido irmão, de seu equilíbrio, e compreendi 100% (continuando com os trocadilhos…) o que você quis transmitir com seu texto. Pergunto, porém: devemos ou não debater (teologicamente, amorosamente, sinceramente, sem nos degladiarmos) a respeito dessa e outras doutrinas bíblicas? Afinal, devemos ter uma base de fé, e como nos diz hebreus 11, fé é a "certeza"… ou seja, temos que ter certeza do que cremos, definindo nossa visão teológica. E, me parece, que esse ponto (a deidade e humanidade de Cristo) é o alicerce principal do cristinianismo. Definir o que Cristo foi (e é) define também a razão de nossa fé. Então, afinal, o que pensas do assunto?

Pb. Martielo F. Silva – IEADPoA

olá, amado irmão Martielo.

penso que a certeza deve ter muito mais a ver com certeza da fé em si, do que a forma dessa fé se expressar.

se formos discutir, que seja tendo por base o amor e a sensatez.

eu n estudei esse assunto, portanto me alinho com a posição tradicional de 100% homem, naturalmente, pois foi assim que aprendi. Todavia, o que vejo nessa discussão é que se está tentando discutir filigranas (0,0001% sei lá), enquanto temas com mais \”corpo\” (10, 15, 30%) deixam de ser discutidos adequadamente.

é como li em uma revista esses dias: gasta-se muito para construir igrejas (templos) no Brasil, mas investe-se pouco para edificar a igreja (salvos).

espero que o amado tenha me entendido, ou seja, tenho outras prioridades no momento, e essas são levar a Palavra que sara os feridos e salva os perdidos, mesmo na minha pouca força.

muito obg por sua participação, e que Deus o abençoe.

a paz do Senhor.

wally.

PARABÉNS!

100% certo estou que preciso 100% do meu Salvador e 0000000% desta 'arenga' , que em nada acrescenta na forma como Deus nos ama.

Pb. Charlles Oliveira

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou and wallysou, wallysou. wallysou said: Novo post: Jesus era 100% homem. Sim ou não?: Essa discussão de cunho estritamente teológico tem tomado a atenção … http://bit.ly/9rGqG0 […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!