Frases que marcam nossa vida e demarcam nossos objetivos

  • Home
  • Concursos
  • Frases que marcam nossa vida e demarcam nossos objetivos

planejar é preciso, executar não é preciso

Meu pai é (foi) marceneiro, e essa é uma profissão que admiro, embora seja desprezada por muitos. Eu sou suspeito em falar dela, não só porque vi meu pai ganhar a vida como marceneiro (e quase perdê-la como garimpeiro), mas também porque meu Salvador, Jesus, também era marceneiro. Carpinteiro, para ser mais exato.

Conheci alguns irmãos em Cristo, em uma pequena cidade do interior do Mato Grosso, onde morei alguns anos, que eram excelentes carpinteiros. Em uma cidade onde ainda se usava fazer casas de madeira, essa era uma profissão cobiçada e bem remunerada, para aqueles que faziam um trabalho bem feito.

O uso de ferramentas de corte, lixa e medição era quase uma arte, e eu ficava admirado ao ver uma casa ser erguida do nada e se revelar uma obra de arte que combinava esforço, capricho e engenharia, transformando um terreno nu em uma habitação, um lar para uma família.

Quando comecei a estudar para concursos, descobri desde cedo que uma das maiores falhas que se pode cometer é não planejar seus estudos de modo que seu alvo esteja delimitado, sua rota traçada e um horizonte de alcance seja estabelecido.

No final de 2005, um ano de muitas lutas e decepções, em que o desânimo foi meu parceiro indesejado e intrometido, que me foi apresentado no mesmo dia em que conheci grandes decepções, resolvi mudar o rumo de minha história dizendo para mim mesmo uma frase que até hoje me admiro que tenha saído de meus lábios: “Até hoje, eu era parte do problema. A partir de agora, serei parte da solução. Eu vou [voltar a] estudar para concursos e só vou parar quando tiver passado em um bom concurso!”

Foi assim, e assim que foi.

O primeiro teste que passei após dizer essa frase exuberante ocorreu dias depois, em meu quarto, ao lado de minha esposa, quando terminávamos de nos arrumar para mais um culto noturno no domingo.

Enquanto ela penteava seu cabelo, uma de minhas paixões (o qual eu procurava um igual 4 anos antes de nos conhecermos, pois Deus havia me mostrado em visão como seria [era] minha esposa, mas isso é assunto de outro post… risos), eu contei a ela minha decisão de voltar aos estudos e tentar a vida nos editais futuros. Naquela época, o concurso que eu iria tentar era o do DNIT, para nível superior, na minha formação.

Sem parar de arrumar o cabelo que lhe dava na cintura, ela perguntou mansamente: “Quantas vagas, amor?”. Minha resposta: “Três!” Se você soubesse que, no começo daquele ano (2005), eu não consegui entrar em uma das 60 vagas de outro concurso que prestei, não a teria criticado. Foi o teste que serviu para provar minhas reais intenções ao proferir aquelas palavras dias antes.

Sem perder a pose, dei um sorriso maroto para ela, impostei a voz e respondi calmamente: “Amor, são três vagas, e eu só preciso de UMA. Ainda sobram 2 para os outros!”. Até eu me assombrei com a resposta. Resumo da ópera: fiquei em 2º, após vencer uma bateria que consistiu de prova objetiva, prova discursiva e apresentação de títulos, sendo que, nesse último, eu só possuía o básico.

Em vários de meus posts, estão relatadas as dificuldades e desafios que enfrentei ao longo desse percurso até chegar ao cumprimento daquilo que me propus. A frase que quero deixar é de um colega de trabalho, que já vi em seu perfil, e que expressa bem o que quero com o título deste post:

Those Who Fail to Plan, Plan to Fail!

Uma tradução livre seria: “Todos aqueles que falham em planejar, planejam para falhar“.

Você quer ser bem-sucedido, não só em concursos, como na vida? Planeje. Agora, o segredo do sucesso é este:

Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. Provérbios 16:3

(Foi isso que eu fiz, e eles deram certo mesmo!)

Desafiando Limites para concursos.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Novo post: Frases que marcam nossa vida e demarcam nossos objetivos: Meu pai é (foi) marceneiro, e essa é uma prof… http://bit.ly/9edVJp […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!