Os piores ateus estão na igreja

o que eles dirão perante o Senhor?

Apesar de alguns que acabaram de chegar aqui pensarem que este post se destina a atacar ateus, céticos e congêneres, não é isso que tenho em mente e, se você tiver paciência em ler até o fim, entenderá onde quero chegar com isso. É possível até que você discorde de mim, mas, pelo menos, vai entender o que penso sobre os “religiosos ateus”.

A título de esclarecimento, este post não foi baseado no conciso mas excelente post de meu amigo blogueiro Valmir Nascimento, o Religião Ateísta a Todo Vapor. Nem é um brado de revolta às constantes investidas de “ateus religiosos”, como Richard Dawkins e sua cruzada anti-cristianismo, na qual prega a extinção da fé, taxando-a de adjetivos dignos de figurar em uma lista de horrores. Não, senhor, não é isso. Eu quero bradar contra os “religiosos ateus” e não contra os “ateus religiosos” como Dawkins.

Então, se a motivação em escrever este post não foram os sujeitos acima, qual foi ela, então? Boa pergunta, Watson.

Estou escrevendo este post inspirado em uma pregação de um pastor, com o qual congreguei há alguns anos, o pr. Almiro Dias, em que ele chamava a atenção para pessoas que diziam crer em Deus, crer na volta de Jesus, mas negavam isso com suas ações, já que mentiam, difamavam, caluniavam, prostituíam-se, etc. Isso na lógica dele, com a qual concordo e ratifico.

E vou além: uma pessoa que está na igreja, andando pra lá e pra cá com a Bíblia debaixo do braço (AVISO: Bíblia não serve como desodorante!), e se comporta em desconformidade com os mandamentos divinos, não é crente, mas descrente! Explico: se essa pessoa realmente fosse crente, agiria de tal modo que, ao invés do Céu, ela fosse para o inferno? Em sã consciência, uma pessoa jamais faria isso, concorda?

Logo, os hipócritas da época de Jesus (os conhecidos, conceituados e conluiados fariseus) eram, na verdade, ateus. Ateus no sentido de não crerem em Deus, não em sentido pejorativo, já que estavam crucificando o Filho de Deus, a quem eles diziam seguir e ser seus principais defensores e propagadores.

Contextualizando para os dias de hoje, os pastores que usam e abusam da boa-fé alheia, tosquiando as ovelhas, agindo como mercenários e não como pastores, creem em Deus, em um Deus que, se existisse de fato para eles, os lançaria no inferno sem pestanejar? Se esses pastores-mercenários não são loucos, totalmente desprovidos de juízo, então a lógica é que eles não creem naquilo que pregam, e não fazem aquilo que ordenam. A hipocrisia, nesse caso, é o outro lado da moeda que ostenta a verdadeira descrença.

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! Tiago 1:26

As pessoas que agem dessa forma não são crentes no sentido estrito da palavra, pois se fossem, não agiriam assim. Essas pessoas não acreditam no Deus da Bíblia, que repudia tais atos e condena-os de forma completa e eterna. Veja o que diz o apóstolo Tiago, irmão de Jesus acerca de pessoas que agem assim:

Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus} não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

Termino dizendo que já conheci vários ateus, alguns deles bem chatos e irritantes, mas isso não vem ao caso, porque conheci crentes chatos e irritantes também… risos. Apesar de alguns pequenos debates com alguns deles, no geral são pessoas educadas e reservadas, se não tiverem “espírito de dawkins” no couro, claro. Aliás, a favor dos ateus, é bom que se diga que os primeiros cristãos, em meio à idolatria politeísta desenfreada do Império Romano, foram taxados de… ateus! Isso mesmo, ateus, e sabe por quê? Porque eles se recusavam a adorar o Imperador, que era um deus na época. Logo, se eles não adoravam o deus imperador, eram considerados… ateus (sem deus).

Com tantos “Jesuises” diferentes pregados hoje, por pastores sem qualquer compromisso com a Palavra de Deus, nem com o Jesus das Escrituras, fica, de fato, difícil para muitos crer nesses arremedos de Jesus que pululam dos púlpitos neopentecostais e liberais, que nada têm do Senhor que morreu por para me dar vida e ressuscitou para que eu não morresse atolado em meus pecados.

Se você vir em um púlpito ou igreja um pastor ou sacerdote [ou cristão qualquer] que honre a Jesus com os lábios, mas O negue com suas ações, não tenha dúvida: você estará diante de um “religioso ateu”. E sabe o conceito que Jesus tem dessas pessoas?

Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Marcos 7:6

Postou wally, pecador e falho, mas carente e crente na misericórdia e no amor de Deus, no Desafiando Limites.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

RELACIONAMENTO COM DEUS, CONHECÍ PESSOAS DEMAS QUE DIZÍAM ISSO, E NUNCA VI COISA MAIS ILÓGICA, ACHAR QUE COISAS RUINS Q ACONTECEM NA VIDA NOS LEVAM À VITÓRIA, OU Q CAINDO ENCONTRARÁS A SALVAÇÃO…. O PROBLEMA DOS CRISTÃOS É Q SE DER CERTO FOI DEUS Q DEU A VITÓRIA, SE DER ERRADO É PROVAÇÃO, BLA,BLA ,
BLA….

Carlos, quando vc voltar a usar seu raciocínio, voltamos a conversar.

Eu sempre pensei que lugar de ateu era o inferno, no final das contas parece que vou me safar ;)

bem, no caso de vc estar enganado, pelo menos estará em boa companhia… ou não né!

=¬)

desc., eu perco o amigo, mas não perco a piada… risos

como alguém pode continuar sendo ateu estando no inferno?

capice?

=)

É simples entender um ateu: Assim como nasce um deficiente visual, um coxo, uma pessoal que não consegue gerar filhos, assim é ateu. ele não é capaz de compreender, nasceu com essa restrição na alma. por mais que você argumente não consegue nada. Vê o exemplo do cego, ele não consegue ver, vê o exemplo do coxo, não consegue andar normalmente como maioria das pessoas, vê aquele infertil, não consegue gerar filhos, recorre a medicina para obter ajuda. Acreditar em Deus é um privilégio, crer em Deus é uma privilégio maior ainda, estão mais próximos da perfeição. O Ateu deveria agradecer à Deus, por ter o privilégio de ter nascido humano, ele poderia muito bem ter nascido um inseto tão somente uma programação genética. Jamais vão caminhar para a Luz, eles não vêem!!!

olá, Cristóvão, obg por sua colaboração.

todavia, assim como Jesus curou cegos e coxos, e até ressuscitou mortos, Ele tb pode abrir os olhos de um ateu para que esse venha a conhecê-lO e crer.

Deus te abençoe,

abs.

Olá gostei da matéria! apesar de não ter ido fundo no assunto falou de forma clara. Você sabe escrever de assuntos sérios de uma forma descontraída, o que atraí na leitura!
Gostei da reflexão de que não acreditam na palavra que pregam, por isso vivem de forma contrária!

ANDREBOANOVA

andreboanova.blogspot.com

obg, André, pelo feedback.

visitei teu blog e aproei, já estou seguindo.

Deus te abençoe,

Wally.

Concordo com sua reflexão, sempre desconfiei que a grande maioria dos líderes de igreja mercenários (ou não) sejam ateus, mas ateus do pior caráter imaginável, que se aproveitam da fé alheia. Um exemplo disso, é aquela grande igreja evangélica que está por todo lado. Mas tudo isso prova a inexistência de qualquer divindade, pois mesmo essa igreja que explora financeiramente todo mundo, salva e cura muita gente, tira da pior mesmo, provando que a religiosidade é tudo "coisa da cabeça", se o cara crer num pedacinho de pau milagroso, ele terá mais probabilidade de sarar, ou seja, o que cura não é um suposto deus imaginário, e sim a auto-sugestão pela fé. Tenho fé na tecnologia e na medicina!

olá, Guedes, obg pela visita e comentário.

pelo visto, fica claro que vc é ateu religioso, e meu post foi contra os religiosos ateus, ou seja, não o atingiu.

eu respeito, Guedes, sua opinião de que não existe Deus, mas discordo, não por razões teológicas ou filosóficas, embora pudesse me valer delas para isso. minha discordância baseia-se no fato de que conheço pessoalmente Deus, por meio de Jesus, e entendo que, se vc não O conhece, é natural que duvide que Ele exista.

todavia, se desejar conhecê-Lo, quero convidá-lo a conhecer alguns outros posts meus que denotam esse meu relacionamento com Ele, para entender como vc pode vir a conhecê-Lo de modo pessoal e íntimo, caso assim deseje:

Contando as derrotas que me fazem subir cada vez mais alto > https://wallysou.com/2010/07/17/contando-as-derrot

Vou desistir! Não aguento mais… > https://wallysou.com/2010/06/24/vou-desistir-nao-a

seja bem-vindo, e que Deus possa encontrá-lo pelos posts do Desafiando Limites, já que vc, provavelmente, não o achará, visto que nem tem a mínima ideia de como Ele seja… risos

abs.

ps. se vc for olhar só o lado ruim das coisas, nunca vai ver nada de bom em lugar algum. É isso que vc deseja?

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Novo post: O piores ateus estão na igreja: Apesar de alguns que acabaram de chegar aqui pensarem que este post s… http://bit.ly/aYLnAR […]

Excelente reflexão, amigo Wallace.

opa, Valmir, blz?

pois é, vinha meditando nisso há muito tempo, e agora consegui botar no papel, embora não com a qualidade que o tema merece.

andei dando uma olhada em seus posts no blog, que eu acompanho via feed, e é notória a qualidade de seus textos e a seriedade de sua abordagem, sem falsa modéstia.

seu blog já é referência e tem se consolidado cada vez mais nesse nicho que é a discussão do cristianismo dentro do contexto pós-modernista, parabéns!

obg pela deferência e pela visita,

gde abço, apz.

wally, teu conservo.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!