7 Diretrizes para passar em um bom concurso – 2

o segredo é treino

7 Diretrizes para passar em um bom concurso – 2

Continuação da parte 1, onde falamos sobre a metade dessas sete diretrizes a serem colocadas em prática.

3. Conheça a Concorrência

Sobre a concorrência, é necessário derrubar alguns mitos. Primeiro: nem todos são seus concorrentes, mesmo estudando e concorrendo para o mesmo cargo que você. A rigor, só considero alguém um concorrente direto se houver apenas UMA vaga em disputa, senão, estou concorrendo comigo mesmo. Transforme seus concorrentes em seus colegas para lutar pelos mesmos objetivos. Segundo: a concorrência não é um bicho-papão, de quem você tem que se esconder embaixo da cama, ou do homem-do-saco (vixe, fui longe agora…), que quer te levar para não sei onde.

A concorrência é apenas um número que serve para, se não passar, servir de desculpa “eram tantos por vaga, por isso não passei…”, ou se passar, servir de parolagem “eram tantos por vaga… mas eu passei!”. Portanto, se você não é um coitadinho, cheio de não-me-toques e outras bobagens semelhantes, ou não é arrogante, chato e insuportável, encare a concorrência como um dado estatístico interessante, mas pouco útil para seus estudos.

4- Conheça o Órgão

Apesar de ser considerado um “paraíso” para alguns, todo órgão público (Administração Direta ou Indireta) tem suas idiossincrasias e características próprias. É óbvio que, para quem está desempregado, assim como de cavalo dado não se olha os dentes, concurso passado não se olha o assento. Escolher é coisa para quem pode, e é para esses que me dirijo: procure conhecer o órgão para o qual está estudando, para não se decepcionar depois e voltar a estudar para sair dele.

Parece absurda a idéia? Infelizmente, é a mais dura, pura e crua realidade. Não existe lugar perfeito para se trabalhar. Sabe aquele anúncio para trabalhar em uma ilha paradisíaca e tal? Pois é, viajar ao paraíso pode ser uma boa, mas trabalhar no paraíso pode ser um inferno… Nem sempre o salário mais polpudo casa com o melhor ambiente de trabalho, sabia?

5- Tenha Foco

Se você ainda continua com o mesmo problema do tópico anterior, ou seja, está matando cachorro a grito e dando beliscão em azulejo, não se sinta constrangido se não puder – ainda – se dar ao luxo de ser um especialista em uma determinada área ou concurso em particular.

Mas, se você já superou o limbo, que é aquela zona (no bom sentido) povoada pela classe dos despossuídos, ou seja, que ainda não tomaram posse (o sabor é boooooooom… risos) em um concurso, está na hora de pensar sua estratégia e mirar bem para não desperdiçar chumbo à toa.

Já encontrou estabilidade suficiente para galgar os degraus em direção ao seu sonho de consumo (também conhecido por concurso dos sonhos)? Especialize-se e concentre seus recursos para atingir sua meta, seja reunindo material focado naquele concurso, seja estudando as matérias voltadas ao tema, seja participando de grupos de discussão que têm o mesmo alvo que o seu.

Enquanto a aprovação do concurso não sai, aproveite afiando suas garras para não deixar escapar pelos dedos a tão sonhada vaga.

6- Atualize-se

Eu ia colocar “atualize-se constantemente“, mas então percebi que era um pleonasmo desnecessário, exatamente como dizer que pleonasmo é desnecessário… mas, você entendeu, não é? Bom garoto. O Brasil é um dos poucos países que tem uma Constituição que, dizem, é rígida mas que muda quase toda semana. Nossa Constituição não tem só reimpressões, tem edições, reedições, correções e confusões, não necessariamente nessa ordem.

Já experimentou estudar direito constitucional com uma apostila do período jurássico? Isso, em termos geológicos concurseiros, usando a tecnologia de datação radioisotópica Carbono-14, é precisamente datada no II Milênio d.C, ou seja, uma apostila ou livro lançado no ano 2000. Se você estudar por uma apostila dessas, talvez , quem sabe, você passe em um concurso do IPHAN, que é o órgão que cuida dos museus…

Não se iluda: quer passar em um bom concurso? Não economize em literatura atual, que é não apenas essencial para sua aprovação, mas crucial.

E, por fim:

7- Cultive Parcerias

Como disse antes, no tópico Concorrência, às vezes, é entre aqueles que você considerava inimigos que vai achar os melhores parceiros! Nada como uma prova para unir pessoas, sabia? E não me refiro apenas aos concursos não. Um filme que assisti, gostei e recomendo é Saint or Soldiers. Pessoas que seriam, em tese, inimigos em outras situações, agem em conjunto para atingirem uma meta comum. Por que não utilizar essa filosofia nos estudos para concursos?

Eu fiz uso disso e afirmo: vale a pena.

Para isso existem os fóruns, os grupos de estudo e discussões (virtuais ou presenciais), sites e até blogs, como este em que você está lendo, agora, este artigo.

;o)

Para concluir

O serviço público atrai multidões a cada publicação de edital na praça, vide o último do Ministério Público da União – MPU. As razões são simples e fáceis de entender: boa remuneração, em média, em relação à iniciativa privada; estabilidade no emprego; melhor qualidade de vida, por conta de, em tese, menos pressão no trabalho e, em alguns casos, status social do cargo ou órgão.

Mas, justamente por isso, os concurseiros estão se especializando em passar nas provas, e existe uma “tropa de elite” concurseira por aí, mirando nos editais ninjas dos órgãos black-belt (faixa preta), e se você não fizer um planejamento EECA (lê-se ÉCA), que significa Específico, Eficaz e Comprometido com seu Alvo, você será apenas mais um número no meio da concorrência, que foi justamente aquilo que eu lhe disse que não precisava se preocupar.

Captou?

O blog Desafiando Limites investe tempo e recursos para tentar trazer o melhor para você que quer conquistar um cargo público. Prestigie nosso trabalho: gostou? Avalie e deixe seu comentário.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

muito legal seu blog!

obg, Viviane!

aproveite à vontade!

=)

Muito bom, ainda mais por colocar Deus e o seu amor por nós no processo!!! Sucesso, vc me fez um bem danado.
:D

Obrigado, Aline! =)

Show de bola o seu blog!!! Abraços

obg, Antonio,

grato pelo feedback e feliz por ter sido útil.

abs.

Muito bom…parabéns! É disso que Eu preciso……..

E então, te lanço um desafio… por que não começar um coaching? Se tiver interesse, eu te apresento uma pessoa que estaria MUITO interessada em estudar com planejamento EECA para um concurso TOP mas, nem sabe como!
Pedi e dar-se-vos-á… não custa tentar, né?
Falando sério,
Andrea

olá, Andrea.

infelizmente, meu tempo hoje já não me permite esse luxo de abrir uma nova turma de coaching, pelo menos não por eqto.

estou tentando suprir essa lacuna escrevendo textos de motivação aos colegas, q é o q sei fazer melhor, embora não ouse afirmar q são os melhores textos para se ler… risos

abs, e sucesso.

Curti o artigo. Parabéns!

vlw, William, obg pelo comentário.

abs.

"Então, enquanto não posso ganhar dinheiro com minhas dicas, dou de graça mesmo, por isso aproveite enquanto eu sou pobre, humilde e desconhecido, enquanto a fama não sobe a minha cabeça (risos)."

kkkkkkkkkk Dei uma lida rápida, depois, com tempo, vou postar uns comentários, umas dúvidas, mas como não registrar que essa parte é "impagável"?!!!!! Saúde e Sorte, ok?:D

é… Tarsi, eu levantei a bola e vc cravou… risos

obg pelo comentário e contribuição.

[ ]s

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: 7 Diretrizes para passar em um bom concurso – 2: Continuação da parte 1. 3. Conheça a… http://goo.gl/fb/JSCJH […]

[…] lendo a parte 2 aqui. 0 Gostei!Você também poderá gostar de:7 Diretrizes para passar em um bom concurso – […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!