Recebendo a comissão divina (e não é dinheiro)

quem quer levante a mão

Em tempos onde muitos púlpitos estão contaminados com a teologia da prosperidade, e a palavra Comissão mais remete a $$ e % do que a um comissionamento (quem há de ir por nós?), faz-se necessário, cada vez mais, publicar a verdade em contraponto à mentira, desmascarando-a e revelando seus disfarces. Somente conhecendo a verdade é que poderemos estar vacinados contra a mentira quando ela aparecer, ainda que travestida de um manto de veracidade.

Esta mensagem, ainda que de forma um pouco diferente, ouvi no culto dominical, por um pastor de Recife, em visita a nossa igreja, que nos trouxe uma reflexão muito bíblica e relevante, artigo um pouco raro nos púlpitos evangélicos (ironia! evangélico que pouco fala do evangelho).

Tentarei, ao máximo, repetir as idéias transmitidas por ele, bem como o que aprendi com seu ensino, e um pouco de minha própria interpretação do texto.

Deus está comissionando – At 8.26

Um anjo do Senhor disse a Filipe: —Apronte-se e vá para o Sul, pelo caminho que vai [desce] de Jerusalém até a cidade de Gaza. (Pouca gente passava por aquele caminho). NTLH, [grifos acrescidos]

1. Foi uma ordem, não um pedido

Sabe, às vezes, essa coisa tão básica como dizer que Deus é Deus está sendo deixada de lado, ignorada. Mais um subproduto da nefasta teologia da prosperidade? Deus existe pra fazer o que eu mando, ou sou eu que existo para servir a Deus? Meus sais… se Deus é Deus, por que se submeteria a isso diminuindo-se? Bem, se Ele é Deus, não se submete, se se submete, então não é Deus! Entendeu? Nem eu.

Mas, voltemos ao bê-a-bá da teologia: Deus é Deus, Ele manda, você obedece. Deus lhe deu alguma comissão (não comi$$ão)? Então, meu amado, obedeça e siga em frente.

2. Não se faz a Obra de qualquer jeito

Quando o anjo ordenou a Filipe que se aprontasse, queria dizer que ele, literalmente, ajustasse o cinto à roupa e empreendesse a caminhada. Todavia, também pode ser entendido que se alguém quer se dedicar a realizar a obra de Deus, isso tem que, necessariamente, ser precedido por um processo de preparação e treinamento.

Mas, por que essa preparação prévia? Porque, basicamente:

– a obra de Deus merece ser levada a termo com excelência, procurando obter os melhores resultados possíveis;

– a obra de Deus não é tão fácil de ser levada adiante, pois além das dificuldades normais, existe forte oposição e interesses contrários. O Evangelho é contra o status quo, principalmente porque leva liberdade onde é implantado, e isso, por si só, tem o efeito de contrariar muita gente poderosa.

3. A ordem divina, às vezes, nos deixa desnorteados

Algumas vezes, ouvir a voz de Deus é dar ouvidos a uma voz que contraria o senso comum, quando todos repetem a mesma coisa como se fosse um mantra: ahunnnnnnnnnnnnnnnnn (risos). É difícil remar contra a maré de informações contrárias, de vozes repetitivas, sempre no mesmo tom, na mesma nota cansativa e monótona. Se todas as agulhas de todas as bússolas devem apontar para o N (norte), quando uma aponta outra direção, deve estar quebrada!

Sempre que vemos alguém sem direção, dizemos que está desnorteado, ou seja, sem Norte, sem saber onde está e sem  saber para onde ir. E é justamente nesse momento que surge a voz de Deus e diz: vá para o Sul! E é nas curvas desse S que vamos ver a mão de Deus agindo e Sua vontade operando. Sim, às vezes, resolver obedecer à voz de Deus significa contrariar o senso comum, a voz da maioria, e fazer o que muitos julgam insensato, um desatino.

Ao me lembrar do filme O fazendeiro e Deus, recordo-me quando ele resolveu plantar batatas em meio à maior seca de seu país, e todos o consideravam louco. Não vou contar o resto, para não estragar a surpresa (detesto gente que conta a história do filme antes de eu assistir… risos). Quer saber mais? Ora, vá plantar batatas assistir o filme!

4. Obedecer a Deus pode levar a um período de solidão, de reclusão

A obediência à voz de Deus nos leva, às vezes, a caminhos que muitos não querem trilhar: caminhos onde não tem multidão, não tem aplausos, não tem fama, não tem reconhecimento nem recompensa. E escolher andar por esse caminho não é fácil, somente tendo convicção que estamos mesmo ouvindo a voz de Deus e seguindo Sua direção para nossas vidas.

Todavia, fazer a vontade de Deus nos traz uma satisfação interior que nada mais é capaz de suplantar, que nada mais pode superar. E é essa força que nos impele a enfrentar e vencer o deserto que se assoma diante de nós, como se quisesse nos tragar. Mas, na força do Senhor, sairemos do lado de lá, contando e cantando vitória.

5. Obedecer a Deus nem sempre é a coisa mais fácil a fazer

Jerusalém estava situada em uma região montanhosa (ainda hoje está), e quem queria ir a Jerusalém tinha de subir, e quem saía de Jerusalém, por conseguinte, descia. E descer, na linguagem bíblica, meu irmão, descer é coisa dura que se pede a nós.

Descer é se humilhar, é renunciar, é aceitar ser diminuído, esquecido e desprezado. Descer vai contra nossa natureza, tal como queremos estar no meio da multidão, no meio dos aplausos  e tapinhas nas costas, também queremos estar no centro, no primeiro lugar, no pódium. Parece que brasileiro é um povo estranho: nunca se contenta em ser segundo, só se for o primeiro. Quando o Brasil perdeu a Copa do Mundo de 1998, muitos se comportaram como se ele tivesse sido eliminado na 1ª fase, como se fosse uma campanha vexatória. E ele foi simplesmente o 2º melhor time daquela copa.

Agora, traga isso ao nível micro e pessoal, como se Deus estivesse dizendo: eu sei que você é o melhor, que você faz bem, mas quero que você desça do podium e ceda o primeiro lugar. Não me pergunte nada, apenas DESÇA! Já pensou? Pois é, pois foi, só sei que é assim. Como nos espelhamos em Cristo, que deixou seu trono de glória para nascer em uma manjedoura, eu vou reclamar de quê? Vou argumentar o quê? Sem chance… o negócio é descer mesmo, e ver onde vai dar essa estrada.

Conclusão

Às vezes, somos pegos de surpresa em nosso melhor momento, e Deus nos ordena algo inconcebível: saia do meio da multidão, do meio dos aplausos e vá em direção ao deserto. É sim, Deus envia ao deserto, e deserto é difícil, mas Deus também tira do deserto, também resgata de lugares difíceis e complicados.

Quando Deus mandar, não pense 2 vezes, obedeça e pronto, porque Ele só tem responsabilidade com aquele que O obedece, não com o rebelde.

Desafiando Limites, ora da sanidade, ora da obediência…

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

A paz amados!!!
Realmente devemos obedecer ao senhor, crendo que se por algum motivo ou até mesmo sem nenhum motivo, o senhor permite ou ordena dar uma volta no deserto. Pode ter certeza que algo ele que nos ensinar para depois nos abençoar divinamente.

obg Rosa, por seu enriquecedor comentário. Abs!

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Novo post: Recebendo a comissão divina (e não é dinheiro): Em tempos onde muitos púlpitos estão contaminados com… http://bit.ly/hcesgx […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!