Quando desperdiçamos as oportunidades que Deus nos dá

abrindo mão de valores importantes

Inspirado na reflexão abaixo, identifiquei formas de desperdiçar as oportunidades que Deus nos concede, e são elas:

1. Desperdiçamos as oportunidades quando não visualizamos o futuro

Quantas vezes, estamos tão ligados ao presente que não paramos para pensar que o futuro nos reserva algo novo e diferente do que temos hoje? Há momentos em que a correria da vida precisa ser diminuída, até parada mesmo, para nos darmos conta de que a vida está passando, as oportunidades estão surgindo, e nós as estamos desperdiçando.

Não é raro vermos alguém ser obrigado a puxar o “freio de mão” da vida para não ter que descer na próxima parada da existência. Às vezes, é uma doença, uma estafa, um “passamento”… quando não sabemos mais quando parar, Deus permite um estouro de pneu, que nos força um “pit-stop” para conseguirmos avançar até a linha de chegada.

Não queira desperdiçar o que Deus tem colocado diante de você, lá na frente, simplesmente porque você, hoje, não está prestando atenção aos sinais que Ele está enviando para sua vida no dia de hoje.

2. Desperdiçamos as oportunidades quando não enxergamos o presente

Já em outras oportunidades, estamos tão sonhadores e viajantes que deixamos de viver a vida que Deus nos dá, hoje, para nos enfiarmos em uma ilusão, às vezes, um sonho impossível. Sim, também desperdiçamos as oportunidades que Deus nos dá quando ignoramos o presente. Ignorar o presente é algo triste a se fazer. Qual será a reação de quem nos presenteou, ao perceber que estamos ignorando, desprezando sua dádiva gentilmente doada a nós?

Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio entre o hoje e o amanhã e, nessa tensão que, às vezes, quer nos quebrar ao meio e viver de forma que nossos sonhos de um amanhã melhor não sejam um tropeço para o dia de hoje. Um carro possui um conjunto de luzes que tem serventia abrangente: luz baixa e luz alta. Usamos luz baixa para determinadas situações, e luz alta para outras, mas não é prudente utilizar apenas uma delas para todas as situações.

Não fique embriagado com o futuro a ponto de seu presente se tornar um desperdício. Em um presente, o principal é o conteúdo, não a embalagem. Não se iluda, jogando fora o presente, e conservando a embalagem.

3. Desperdiçamos as oportunidades quando não reconhecemos que é Deus quem as dá

É comum vermos pessoas abraçando o pacote ignorando a procedência da mesma. É com tristeza que me recordo de situações onde vi amigos e pessoas que eu admirava desprezarem bênçãos de Deus por falta de aparência, enquanto outros chafurdavam em banquetes mundanos, ignorando que provinham das profundezas do abismo. Tanto uns como outros se arrependeram, alguns antes, outros depois, é verdade, mas descobriram tarde demais que jogaram fora o que não podiam e abraçaram o que não deviam.

Se é Deus quem nos dá a oportunidade, mesmo contra nossos instintos, devemos agarrá-la. Se não tem, hoje, a aparência que gostaríamos que tivesse, isso não deve ser determinante para decidirmos recebê-la, ou não. Recordo, agora, de uma história (ou estória, não sei), de um filho que pediu um carro de presente ao pai e recebeu uma Bíblia. Triste, ele deixou aquela Bíblia de lado, e seu relacionamento com seu pai esfriou e se distanciou dele.

Mas, enfim, o peso da idade chegou na vida de seu pai, e o filho foi chamado para despedir-se dele. Magoado, o filho lhe disse o que estava preso na garganta, que havia se afastado porque o pai o havia desprezado. O pai, então, em seus últimos momentos, olhou com tristeza para o filho e lhe perguntou: “você chegou a ler a Bíbloia que lhe dei?”. A resposta do filho, com raiva, foi: “não, nunca abri”. Então seu pai lhe disse que, dentro dela, estava o cheque para a compra do carro. Uma oportunidade desperdiçada, simplesmente porque o filho ignorou que, de seu pai, estava vindo a bênção, embora não do jeito que ele pensava.

E você, tem aproveitado ou desperdiçado as oportunidades de Deus para você?

——————————————————————

J E S U S   D I S S E – http://www.hermeneutica.com

——————————————————————

Domingo, 30 de Janeiro, 2011

VERSÍCULO:

Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, a rodearão e a cercarão de todos os lados. Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu a oportunidade que Deus lhe concedeu”.

— Lucas 19:41-44

PENSAMENTO:

Que contraste! Jesus enxergou o futuro, coisas que ainda estavam por vir, mas, que vieram exatamente como ele previu. Enquanto isso, o povo chamado por Deus não conseguia enxergar o que estava bem à sua frente. Nada estava oculto. Nada estava escondido. Estava tudo lá para qualquer um ver em plena luz do dia. Deus andou na terra, curou, libertou, restaurou e ressuscitou. Mesmo assim, a maioria não conseguiu enxergá-lo. Por quê? Porque, como Jesus disse “você não reconheceu a oportunidade que Deus lhe concedeu”. Não conseguiram ver o que estava bem à sua frente. O povo que pensa que conhece a Deus precisa de muito cuidado. Será que estamos atentos à voz de Deus? Estamos buscando nas Escrituras, atentos ao movimento do Espírito, abertos para a atuação dEle em nossas circunstâncias ou uma palavra dEle por meio de um irmão em Cristo? Vamos pedir a Deus hoje sensibilidade, ouvidos para ouvir e olhos para enxergar tudo que precisamos ver, para que Jesus não tenha que chorar por nós, mas, que Ele se agrade e se alegre com as nossas vidas. Que a volta do Senhor seja para você, não um dia de medo da condenação, mas de comemorar a sua libertação eterna!

ORAÇÃO:

Seja bendito o Cordeiro. Seja bendito o Filho de meu Deus que deu sua vida por mim. Que as minhas palavras e a minha vida tragam alegria ao coração do meu Senhor. Obrigado, nosso Pai, por nos amar tanto e nos enviar um Salvador como Jesus. Em nome do Cristo oramos. Amém.

http://www.hermeneutica.com/jd/2/0130.html

Desafiando Limites

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Novo post: Quando desperdiçamos as oportunidades que Deus nos dá: Inspirado na reflexão abaixo, identifiquei for… http://bit.ly/hnvVoL […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!