Como saber se encontrei minha metade?

Recebi por email do Grupo Regional (link no fim), sem indicação de fonte. Reflexões interessantes, embora minha trajetória de casamento não corrobore 100% isso, aprovo as indicações pois servem para quase todos os que desejam encontrar um par que os faça felizes, especificamente as mulheres que, por conta de menos homens disponíveis, às vezes, se precipitam e acabam se dando mal.

Como saber se encontrei o Homem da minha vida?

Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR. Provérbios 18:22

É evidente que este texto se aplica também às mulheres já que encontrar um bom esposo é da mesma forma uma benevolência do senhor.

No mundo em que vivemos, está cada vez mais difícil, ver casamentos duradouros… Mas o que leva um matrimônio a fracassar? Sem dúvidas são inuméras causas, mas a escolha errada ainda tem sido um dos principais fatores do fracasso no casamento.

Ao longo da conquista, ou do namoro, o homem sem querer expressa algumas atitudes que demonstram incompatibilidade com sua parceira. Mas as mulheres por serem muito românticas, e por idelaizarem seu pretendente como par ideal, simplesmente ignoram tais atitudes e seguem em frente em um relacionemento, ou conquista que futuramente será um desastre.

Antes de tudo gostaria, de comentar algo que jugo de suma importância. Alguém já reparou que é mais difícil, uma jovem evangélica, encontrar um namorado na igreja do que uma jovem do “mundo” encontrar um namorado no “mundo”?

Principalmente se esta jovem evangélica faz a obra de Deus como, Tia da escolinha, obreira, cantora, evangélista, lider de algum cargo na igreja ou até no ministério pastoral ou missionário.

Porque existem tantas solteironas dentro da igreja?

Porque As mulheres da igreja são demasiadamente tímidas para tomar determinadas atitudes, e na grande maioria das vezes, teem uma idéia equivocada da vontade de Deus para a vida sentimental.

Veja abaixo alguns fatores que já se tornou costumeiro dentro da igreja e tem deixado muitas jovens “a ver navios” e na solidão sem o seu príncipe enamorado.

1 – Deus não escolhe para você a pessoa certa. Essa é uma tarefa sua. O que pode acontecer é que você pode orar pedindo a Deus uma mudança na vida sentimental e Ele pode te apresentar a pessoa. Mas cabe a você decidir por ela ou não. E ainda tem o outro lado…. Se a pessoa não te quizer…. Deus vai respeitar a vontade dela. Nosso Pai é educado e não vai interferir no nosso direito de escolha.

É por esse motivo, que tem muitas moças demorando para casar-se porque passam anos orando por um rapaz que não lhe dá a mínima, e ela, equivocadamente pensa que não importa quanto tempo ela tenha que esperar, aquele será seu futuro esposo. Muitas delas, se baseiam em alguma passagem biblica que Deus lhe mostrou durante uma oração ou algum propósito para sustentar tanto tempo em oração, e se esquecem que Deus sempre vai respeitar o direito de decisão do ser-humano e uma das partes sempre poderá desistir, ainda que a princípio o próprio Deus os tenha posto um a frente do outro para se realizarem matrimonialmente. Neste caso, geralmente as mulheres persistem em oração e os homens partem pra outra quando algo não o agrada.

2 – Não existem apenas uma pessoa que se encaixa perfeitamente com suas necessidades neste mundo. Muitas jovens acabam perdendo muito tempo em sua vida, porque pensam que tem que lutar muito tempo por aquele rapaz, porque se não for com ele não será com mais nenhum, porque afinal de contas ela recebeu um sinal de Deus que aquele é que é perfeito para ela e não existe nenhum outro que a realizará como aquele ou como este. Engano…..

Existem milhares de homens neste mundo que se identificam com nosso jeito de ser, de pensar, de agir etc. Dentre tantos milhares existentes, Deus nos dá a liberdade de escolher qual deles se encaixa melhor conosco. Em alguns deles, teremos mas afinidades, em outros…teremos mais segurança financeira, outros… um pouco mais de estabilidade emocional por ele ser mas maduro emocionalmente e assim por diante. Mas todos esses nos faria felizes por questão de compatibilidade.

Não é assim que os jovens costumam tratar as moças? Quando uma não le chama tanto a atenção, logo partem pra outra porque costumam entender aquilo que muitas, levam anos para descobrir. Que existem várias pessoa compatíveis com eles neste mundo e que só lhes restam escolher aquela que ele julga ser a melhor.

3 – Não é porque ele tem um cargo na igreja como pastor, obreiro, cantor, missionário, líder dos jovens etc… Que é a melhor opção para você!

É muito comum ver nos dias de hoje moças encantadas com o pastor solteiro de sua igreja. Para ela, ele é o homem perfeito para fazê-la feliz. Engano….

Pastor, antes de ser pastor é um homem, com personalidade e defeitos que muitas vezes não são compatíveis com a jovem que se apaixou por ele. O que leva muitas jovens a se apaixonar por um pastor, é o jeito misterioso do pastor, já que ele tem o dever de manter sua vida o mais privada possível, para que sua “nudez” não seja descoberta. Nesse caso a jovem vive sonhando com uma imagem perfeita do pastor sem se dar conta que ele é um mero mortal cheio de defeitos como qualquer outro, apenas com um pouco mais de sabedoria espiritual.

4 – Não é porque você é mulher que não pode tomar a iniciativa.

Muitas jovens tem tanto medo do não, que não se deram conta que estão com a vida estagnada esperando por um jovem que até então não manifestou nenhuma demostração de sentimento por ela. Conheço mulheres que se estão casadas hoje, é porque tiveram coragem de chegar no seu pretendente e fez-lo saber do seu interesse por ele e hoje vivem muito bem, graças a ousadia da dela. Existem aquelas que jamais fariam tal coisa, mas ao menos deveriam checar para saber se o pretendente manifesta algum interesse por ela.

5 – Saiba se ele manifesta algum sentimento por você.

Se a jovem não tem coragem de perguntar a seu pretendente sobre seu interesse por ela, poderá usar algumas táticas descritas abaixo.

a) mantenha o contato visual sempre que possível. Se ele corresponder, pode ser que esteja afim. Além do mais, ainda que a princípio não esteja afim, poderá gostar da brincadeira e prestar mais atenção em você.

b) peça a uma amiga para checar as atitudes dele perto de você. Se sua amiga lhe disser que ele geralmente fica tímido, sem graça quando esta perto de você, é porque tem chance do coração dele bater por você.

c) Conheça os amigos dele – Se a timidez não deixa você tomar alguma atitude, a ajuda de terceiros pode ser uma boa alternativa em algumas situações.

d) Peça alguma coisa pra ele. Quando um rapaz esta afim de uma moça, não lhe nega nada. Então meu conselho é: peça alguma coisa para ele algo que ele só possa dar no dia seguinte, como a copia de cd, um filme que você sabe que ele tem em casa, Um livro que ele tem mas que não esta com ele no momento. Se ele esquecer….. esqueça o rapaz…… porque quando estamos apaixonados quase todos os nossos pensamentos giram em torno da pessoa e é muitíssimo dificil esquecer alguma coisa quando essa pessoa nos pede. Porque queremos agradar a ela a todo custo.

e) Perceba se ele costuma elogiar você na frente dos outros

Além dessas dicas existem outras que podem ajudar em muito a reconhecer um interesse genuíno.

“Deus está no Trono, Nós estamos aos Seus pés, entre nós e Ele apenas a distância de um joelho”

Jim Elliot

Reflexão: será que existe isso mesmo de cara-metade?

Página do grupo

Divulgação do blog Desafiando Limites.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

E aí amigo tudo bem? então é o seguinte, tem uma mina na minha igreja que me chama bastante atenção, ela é bonita, me atrai bastante, não apenas bonita fisicamente, mas espiritualmente também, quase não vejo ela na rua, ela é bem comprometida com as coisas de DEUS, não falta culto, sempre está participando das coisas da igreja, a familia dela tem mt pessoas boas também, resumindo ela é o tipo de mulher pra casar, eu cv com ela poucas vezes quando tive oportunidade, mas não sou amigo dela de cv sempre. e só minha conhecida mesmo… ah alguns anos eu tenho orado pra DEUS preparar minha esposa, já tive 4 relacionamentos mas apenas as minhas ultimas duas namoradas era evangelicas, e acabou que não deu certo com nenhuma delas, porque não era a pessoa de DEUS pra minha vida, e estou a um bom periodo sem me envolver com ninguém, apenas me alimentando espiritualmente, orando bastante, buscando ser uma pessoa cheio da presença de DEUS. e essa menina da minha igreja durante as minhas orações eu sempro acabo pensando nela, parece que é automatico penso nela 24 horas por dia, mesmo sem ser amigo dela, conhecendo pouco dela. eu não sei se isso seria DEUS me mostrando, mas sei que a benção de DEUS não acrescenta dores, medo, ansiedade, preocupações, e eu penso nela mas sem nenhum tipo de medo, ansiedade, sem nenhum desses sentimentos negativos, , a questão é o seguinte, eu quero me aproximar mais dela pra ter algo mais serio, mas no momento eu não estou preparado materialmente, to sem emprego, minha cidade não tem serviço, eu não tenho grana pra levar ela no sorvete, ou no lanche, isso que me impedi de aproximar mais dela, pode ser que ela tope sair comigo mas como eu não tenho grana no momento, isso me impedi de me aproximar mais dela, e eu não posso cv com ela por rede social também, tem que ser pessoalmente, porque fiz um proposito com DEUS pra não usar as redes sociais por um tempo se eu voltar a usar isso quebra meu proposito, as vezes acho que por eu pensar nela 24 horas por dia, pode ser DEUS me mostrando que ela será minha futura esposa.

[…] em dia, os jovens se deparam com o terrível dilema, principalmente as moças: com quem vou me casar? Essa pergunta termina por levar a outras, geralmente sobre as escolhas que […]

Amém!
eu creio e aguardo o post.
Paz e bem!

=o)

:( Obrigada Wally…
É isso mesmo, "cortou" o cordão…
Esse corte não foi brusco, mas no entanto, dói demais…
sensa~ção de derrota, medo do amanhã, de fracasso..
qro muito sair dessa…

:) deus nos abençoe…

\”O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem logo pela manhã\” – Sl 30.5

pode crer, já passei por algo parecido, mas hoje conto vitória, e foi o q me disseram na época: \”Deus tem coisa melhor para vc\”. E tinha mesmo, e vou contar isso no post sobre a história do meu casamento, e seus comentários só me fizeram ver que, de fato, contar minha história vai ajudar muita gente.

abs, apz, amada.

Wallace.

Cont. .. Bom, ele começou há um bom tempo a namorar com uma pessoa q era minha colega de trabalho, a feriu muito, traiu, mas firmou com ela. Há 2 semanas eu fikei sabendo pelo meu filho q ela tá grávida. A mãe dele sempre foi muito minha amiga, e hj o pai q implicava, já aceita e até tentou nos unir, não gosta da atual dele, mas sabe o q ele fez hj? Tá pouco se lixando p opinião do pai, tá procurando casa p comprar e assumir a "familia". Enfim Wally, eu me deparei com uma decepção muito triste mas real: hj esse moço faz pela outra tudo q não nos deu. Meu filho tem 10 anos e ainda vivemos os dois. agora o amor da minah vida joga na minha cara q suas despesas vão aumentar, q tem responsabilidades e tal. Me sinto totalmente sem chão. desnorteada. Sem saber como caminhar… minha vida paou. sei q tenho q recomeçar, mas não sei por onde e sinto q se ficar do mesmo jeito as coisas vão permanecer ruins. Só Deus. Ore por mim.

querida, vou te ajudar sim, mas saiba de uma coisa:

Deus tem o melhor para vc, e isso não é o melhor de Deus para sua vida.

quem sabe Ele permitiu isso pra te mostrar que Ele tem mais e melhor para lhe dar, e vc estava “amarrada” ao passado, então Ele veio e cortou o cordão umbilical pra q vc pudesse viver sua vida de forma independente disso.

vou te ajudar em oração, amiga.

Deus abençoe, apz.

wally.

cont…Sempre achei q este homem ia mudar, ia voltar. foram-se 7 anos e neste anos eu nunca me envolvi com ninguém. Ele sempre dava resquícios de q estava só aguardando a vida dele se aprumar p nos resgatar. Namorou bastante, farreou mais ainda. Há dois anos atrás, voltou em prantos e me pedu uma chance. Qria casar, restaurar a familia. eu aceitei e viajei nos planos dele. 2 meses depois, em um momento dificil de minha vida, ele deu no pé e nunca deu satisfação nem p mim nem p nosso filho, então com 8 anos, com quem ele compartilhou todo o "sonho" da reconciliação.

Wally,
vc já me conhece ? srrs
Bom, hj estou me sentindo a pessoa mais frustrada do mundo inteiro. Rogo a Deus q me tire deste abismo. Vou resumir: conheci o amor da minha vida aos 18, aos 21 tivemos um filho e moramos juntos por qse 4 anos. A falta de emprego e a imaturidade nos levaram a viver junto com parentes dele, o q foi muito ruim, visto q era dependente financeiramente do pai e o mesmo não colaborava, implicava, enfim… Nos separamos por pura pressão. ele se separou,. Passei baita barra mesmo. fui criar meu filho só, ele ajudava como podia. Deus em abençoou com um emprego, mas até hj vivo de aluguel e estou lutando p sair das dividas. Vim de uma familia já desestruturada, portanto não conto com parentes próximos para um forcinha.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!