evangelho no sertao

Clique para acessar o hotsite

Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino

O alvo do Congresso é reunir em  Juazeiro do Norte 1.000 líderes de todas as regiões do Brasil. Delegados das diversas denominações, das missões, dos seminários, das editoras, e de outras organizações evangélicas.

O Congresso deverá mostrar uma visão ampla do Sertão Nordestino

  • Quem é o Sertanejo. Suas crenças. O ambiente em que ele vive.
  • Panorama sócio-econômico do Sertão Nordestino.
  • Panorama cultural.
  • A influência do Padre Cícero, Frei Damião, e de outros religiosos, na religiosidade do sertanejo.
  • A situação do desenvolvimento evangélico na região.
  • Como vencer as barreiras para implantar igrejas evangélicas em lugares nos quais ainda não conseguimos nos estabelecer.

O Congresso deverá deixar claro que há dois Nordestes

O Nordeste mais desenvolvido. É o Nordeste do litoral, das capitais, das praias ensolaradas, dos shoppings, da economia forte, culturalmente desenvolvido, com muitas igrejas evangélicas, e movimentos evangélicos em expansão.

O Nordeste pouco desenvolvido. O interior de nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe. Onde há ainda muito analfabetismo; milhões abaixo da linha da pobreza; muita superstição.

No Sertão Nordestino a porcentagem de evangélicos é baixíssima: menos de 4%. Centenas de cidades com menos de 2% de evangélicos. Muitas com menos de 1%. Milhares de povoados sem nenhuma igreja evangélica.  71% das cidades menos evangelizadas do Brasil estão no Sertão Nordestino.

Das 485 cidades brasileiras com menos de 3% de evangélicos, 343 estão no Sertão Nordestino. 12.000 comunidades rurais, ou vilarejos, sem igrejas. No caso do Estado do Ceará, 97% dos crentes estão na área de Fortaleza. Os outros 3% estão distribuídos no interior.

O Nordeste todo tem em torno de 53 milhões de habitantes. Cerca de 46 milhões vivem no Sertão. 16 milhões na área rural.

Por que um Congresso tão grande em Juazeiro do Norte?

Juazeiro do Norte fica bem no coração do Sertão Nordestino.  A distância de Juazeiro para as capitais dos nove estados, é de 600 a 700 km. Apenas duas capitais ficam mais longe: Salvador 900 km; São Luiz 1.000 km.

Juazeiro do Norte tem cerca de 300.000 habitantes. Crato, cerca de 140.000. Barbalha, 60.000 habitantes. Cerca de 500.000 habitantes nessa segunda região metropolitana do Estado do Ceará. Um oásis no Sertão, com grande desenvolvimento econômico. As igrejas evangélicas vêm crescendo bastante nos últimos anos nessa área. Contudo, ainda representam menos de 3% desses 500 mil habitantes!

Paulo, apóstolo dos gentios, trabalhou em Éfeso durante três anos.  Éfeso era a cidade pólo da Ásia Menor. Ao final de três anos, toda a Ásia Menor tinha sido tocada com o Evangelho. Não há mais campo por aqui, disse ele.

Juazeiro do Norte tem sido a capital espiritual da idolatria, do sincretismo religioso e da superstição. A figura do Padre Cícero tem sido exportada para todo o Nordeste e para todo o Brasil.

Seria possível transformar essa região em centro de influência evangélica para todo o Sertão Nordestino?

Fonte: Congresso Nacional de Evangelização Nordestino

Eu, como nordestino da gema, digo do sertão (risos), apóio a idéia. Eu mesmo já havia pensado nisso de uma outra forma, mas até que guarda algumas semelhanças com essa iniciativa.

Divulgação do blog Desafiando Limites.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!