O Nome que está acima de todo nome

Rei dos reis

O Nome que está acima de todo nome

Por Raíssa Bomtempo, do blog Desafiando Limites.

Estava pensando a respeito dos nomes que a Bíblia usa para se referir a DEUS. Deus tem, literalmente, centenas de nomes pelos quais é conhecido, e cada um de seus nomes representa uma parte de seu caráter e das formas com que Ele se relaciona conosco e deseja que confiemos nELE.

Antigamente os significados dos nomes tinham um grande peso acerca da personalidade e do caráter de uma pessoa. Na maioria das vezes, os nomes dos homens e mulheres da Bíblia revelavam algo sobre o seu caráter e estilo de vida, sempre denotando a posição e função da pessoa, além de que também podia ser um indicativo da sua reputação.

Os nomes de Deus são importantes porque eles nos dizem exatamente quem e o que ELE é. Apesar de ser um só Deus, Ele tem tantas dimensões, que a melhor forma de conhecermos um pouco mais de seu caráter santo e imutável é conhecendo os nomes que Ele atribuiu a Si próprio.

gods-names

Essa grande diversidade de nomes é parte da revelação de Deus a nós em Jesus Cristo e são, portanto, uma parte muito importante da mensagem do evangelho: as boas novas da salvação. Não quero entrar na questão doutrinaria da teologia sistemática ou ortodoxa, quero apenas levar em conta a confiança que adquirimos ao confiar no significado de cada um desses Nomes.

Por não nos recordarmos com freqüência da diversidade de nomes que a Bíblia atribui a Deus, e nem darmos a  devida impotância a isto, corremos o risco de perder o senso da grandeza, do poder e da majestade de Deus. Os nomes atribuídos a Deus, na Bíblia,nos revelam muito sobre: Seu caráter, Seu plano, Sua vontade.

O próprio Deus revela em Seus Nomes que Ele é bendito, eterno, absoluto e Todo-poderoso. O Nome de Deus é o nome que está acima de todos os nomes… é o Nome que deve ser exaltado, glorificado, santificado e reverênciado.

Reverência ao Nome de Deus

A reverência que os judeus tinham ao pronunciar o Nome de Deus, no Antigo Testamento, mostra claramente que eles compreendiam essa verdade, compreendiam que o Nome de Deus tinha peso de glória, pois revelava todo Seu caráter Santo… o nome de Deus lhes gerava grande temor.  

Não obstante, podemos usar todas as descrições bíblicas para identificar Deus, e ele continuará sendo muito maior do que nossa limitada capacidade de compreensão:

“Oh profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”  Romanos 11:33

Não é raro ouvirmos a palavra “Deus” várias vezes por dia, ditas com leviandade e sem qualquer reverência ou compreensão acerca da santidade de Seu Nome. Quantas vezes pronunciamos o Seu Nome sem qualquer sobriedade e reverência?! Isso é a mais pura banalização do nome de Deus.

Para ficar mais claro, vamos definir o termo banalização: exaustiva repetição de uma palavra ou um determinado assunto que lhe tornam sem importância ou desgastado. Banalização significa ainda vulgarização. É tornar algo “estupidamente” comum e sem importância.

Entretanto, a banalização do Nome de Deus é denunciado como pecado nas Escrituras e é prejudicial para nós mesmos, pois perdemos as melhores referências de Suas características. Essas características nos revelam que podemos confiar nEle em todas as áreas de nossas vidas.

Hoje temos livre acesso ao trono de Deus através de JESUS: podemos adquirir intimidade com o Senhor pois um dia ELE enviou o Seu Filho para morrer em uma cruz e restaurar nosso relacionamento com o Pai. Mas, isso não deve ser motivo de nos acomodarmos e deixarmos de honrar e reverenciar aquilo que é SAGRADO.

A Palavra nos adverte: “Não use o Nome de Deus em vão.”(Êx 20.7).

O que isso significa?

Que não podemos nos referir a Deus de forma vã, leviana, sem propósito ou desrespeitosamente. E como vamos evitar isso? Ao estudar os atributos bíblicos de Deus, nós conhecemos mais do Seu caráter! Muitas pessoas usam o nome de Deus em vão porque ainda não tem um real entendimento de quem Ele é. Deus é digno de reverência e como diz John MacArthur:

“Não podemos reverenciar um Deus cujo caráter e vontade não conhecemos ou com as quais não nos importamos”

O poder que há em conhecer os nomes de Deus

A palavra – “Deus”-, quando pronunciada em reverência, tem em si um enorme poder. O nome de DEUS tem poder de salvar, curar, libertar, proteger, restaurar e transformar. Entretanto, se usado de forma banal vem a se tornar um empecilho para que todas essas bênçãos não sejam recebidas em nossa vida.  

O Nome de JESUS é o nome que está acima de todo nome… Este Nome é poderoso!

Há um grande poder em cada um dos nomes de Deus e a Glória do nome de Deus é o propósito definitivo de todas as coisas.

Em cada dia da minha vida, quando por um momento as circunstâncias tentam abalar a minha fé, não é necessário muito esforço para lembrar o PODER DE DEUS para reverter qualquer situação… apenas me lembro de Seus atributos eternos, me lembro do significado de seus diversos nomes, me lembro da força de Seu NOME e sou tomada pela paz que excede todo entendimento.

“Só de ouvir tua voz,
de sentir teu amor
só de pronunciar o Teu nome
os meus medos se vão,
minha dor, meu sofrer,
pois de paz Tu inundas meu ser
JESUS! Que doce nome!
que transforma em alegria o meu triste coração..
JESUS! Só o teu nome é capaz de dar ao homem salvação!”

(Musica: Doce Nome-Vencedores por Cristo)

Querido  leitor, sugiro, que sempre que você se deparar com um nome de Deus na Biblia, anote e medite acerca desse nome. Isso o fará lembrar quem Deus é.

Nomes atribuídos a DEUS em Hebraico
YESHUA: Jesus (Rei dos Reis)
Elohim: O Deus criador.
El Elyon: Possuidor dos céus e da terra.
Jeová-Jireh: O Senhor proverá.
Jeová-Nissi: O Senhor é a nossa bandeira.
Jeová-Rafa: O Senhor é quem cura.
Jeová-Shalon: O Senhor é nossa paz.
Jeová-Raah: O Senhor é o nosso pastor.
Jeová-Tsidkenu: O Senhor é a nossa justiça.
Jeová-Shamá: O Senhor está presente e bem próximo.
Jeová-Maqodeshkim: O Senhor que te santifica.
Yahweh: Eu sou o que Sou.
Adonai: Senhor.
KADOSH: Santo.

Trinta bons nomes pelos quais você pode chamar seu Deus

1. Aquele que Sara (Sl 103: 3)
2. Redentor (Is 59:20)
3. Libertador (Sl 70:5)
4. Minha fortaleza (Sl 43:2)
5. Refúgio (Jl 3:16)
6. Amigo (Jo 15:15)
7. Advogado (1 Jo 2:1)
8. Refrigério (Sl 23:3)
9. Pai da Eternidade (Is 9:6)
10. Amor (1 Jo 4:16)
11. Mediador (1 Tm 2:5,6)
12. Minha cidadela (Sl 18:2)
13. Páo da Vida (Jo 6:35)
14. Esconderijo (Sl 32:7)
15. Luz Perpétua (Is 60:20)
16. Torre Forte (Pv 18:10)
17. Redil (Jr 50:6)
18. Espírito da Verdade (Jo 16:13)
19. Refúgio contra a Tempestade (Is 25:4)
20. Vida Eterna (1 Jo 5:20)
21. Senhor que Provê (Gn 22:14)
22. Senhor da Paz (2 Ts 3:16)
23. Água Viva (Jo 4:10)
24. Meu escudo (Sl 144:2)
25. Marido (Is 54:5)
26. Auxílio (Hb 13:6)
27. Maravilhoso Conselheiro (Is 9:6)
28. O Senhor que Te Sara (Êx 15:26)
29. Esperança (Sl 71:5)
30. Deus de Consolação (Rm 15:5)

Se você repassar essa lista de nomes periodicamente e disser cada um deles em voz alta, agradecendo a Deus por sê-lo para você, ficará admirada como sua fé vai crescer e como você se sentirá bem mais próxima de Deus.

Stormie Omartian

Através desse conhecimento nossa fé se fortalece, e conhecemos Aquele em quem cremos.

Conhecer a DEUS na intimidade nos leva a confiar plenamente no Teu Santo Nome. Conhecer e confiar nos atributos de cada um dos nomes de Deus nos garante viver de forma segura e feliz. Em Seu santo Nome eu deposito todas as minhas expectativas e toda a minha confiança.

“Em ti confiam os que conhecem o TEU NOME; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam.” Salmos 9:10

“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do NOME do SENHOR nosso Deus”. Salmos 20:7

Finalizo este texto, compartilhando um trecho de um livro de acontecimentos reais, onde um garoto chamado Alex Malarkey sofre um acidente de carro e em sua recuperação, tanto ele quanto Seu pai experimentam diferentes aspectos do caráter de Deus:

“Nós estivemos explorando diferentes aspectos do caráter de Deus. Ele se identificou nas Escrituras usando vários nomes. Hoje nós estamos considerando como Deus se revelou a nós, com relação às nossas necessidades: JEOVÁ-JIREH. Assegurar que nós tenhamos o que necessitamos é uma responsabilidade que Deus assume pessoalmente, uma mensagem que ELE oferece por intermédio do Seu Nome, que significa literalmente: O SENHOR PROVERÁ. Sejamos claros: Deus não disse que proveria tudo o que nos faltasse, mas que nos darias as coisas que ELE sabe que realmente necessitamos. Se Deus diz que todas as nossas necessidades são do Seu interesse e responsabilidade, por que perdemos tanto tempo sendo ansiosos?” (Trecho do livro O menino que voltou do céu, CPAD escrito pelo pai de Alex – Kevin Malarkey).

Escrevo naquEle que eu podia chamar de vários nomes, mas eu escolho de chamar de amado da minha alma, meu Senhor, meu amor maior e meu melhor amigo.

Se você já teve alguma experiência marcante através de um dos Nomes de Deus, será um prazer sermos edificados através de seu testemunho. Ou, se este texto falou ao seu coração e através dele você pode perceber que Deus deseja se revelar de uma maneira diferente a você, peço que não deixe  de avaliá-lo, clicando em Curti, Gostei, nas Estrelas, +1, Compartilhando, etc).

O Nome de JESUS é o nome que está acima de todo nome… Este Nome tem poder!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Raíssa

Acadêmica do curso de direito da FADIPA. Líder e fundadora da ABU (Aliança Biblíca Universitária) na Fadipa. Autora do blog ww.raissabomtempo.blogspot.com.br e colunista do site www.gospelmt.com.br . Twitter: @raissabomtempo

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Raíssa, edificante! Lembro de uma experiência que tive num culto, em que o Pastor que estava pregando falou que o Nome de Jesus tinha poder e que se nós começássemos a dizê-lo, Ele viria sobre nós (algo assim), e naquele dia eu não estava sentindo muito a presença de Deus e estava triste com isso. Então comecei a dizer: Jesus, Jesus, Jesus! E continuei dizendo. De repente eu comecei a chorar e agradecer ao Senhor por aquele momento, por aquelas lágrimas. Foi tremendo! Jesus continue abençoando sua vida e que você lembre sempre do nome dEle!

Tagore. Que experiência mais linda. Eu também já tive experiências exatamente assim. Deus é mesmo muito lindo!

Eu escolho Princípe da Paz…. Raissa, seus textos falam sempre ao meu coração, pois creio que Deus direciona cada letrinha… Beijos

Aí que lindo!!! Amém… e obrigada Amiga! Amo você!!!
My recent post SOFISTICADA SIMPLICIDADE

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!