Projeto de Leituras Para o Ano de 2013

pilha-livros-estudo

Projeto de Leituras Para o Ano de 2013

Este ano pretendo retomar meu hábito de leituras, e escolhi dentre minha biblioteca alguns títulos que adquiri mais e menos recentemente e vou tentar lê-los até o fim do ano. Eis a lista de livros em ordem alfabética – visto que ainda não decidi quais lerei primeiro – e um breve comentário do porquê de cada escolha, quando cabível.

  1. 1808 – livro como ensaio histórico, de Laurentino Gomes, sobre a mudança da família real portuguesa para o Brasil. Já ouvi falar muito desse livro e comprei em uma promoção, juntamente com 1822.
  2. A arte de influenciar pessoas, de John Maxwell. O autor dispensa comentários e, como autor para líderes, é um destacado palestrante ao redor do mundo. Já li outros livros dele e, apesar de possuir um estilo um pouco denso – normal para um coach – sempre traz verdades e idéias úteis, práticas e, às vezes, visionárias.
  3. Águas que transformam, do Irmão Yun. Para quem ainda não conhece, o autor é também o protagonista do célebre livro O homem do Céu, da mesma editora. Se esse livro for quase tão bom quanto foi o primeiro, valerá E MUITO lê-lo.
  4. Cultura e Evangelho, de Justo González. O subtítulo já diz tudo para mim: O lugar da cultura do plano de Deus. Parece ser um livro fácil de ler, e o autor é reconhecidamente uma autoridade em assuntos missiológicos, tendo produzido fantásticas obras para o entendimento da fé cristã, que você pode ver aqui algumas delas.
  5. Ensaios Apologéticos. Desde minha conversão, em um ambiente universitário hostil à fé cristã, fui impelido a ler livros que tratavam do assunto, sendo que já li vários de autores conceituados. Será uma boa oportunidade de tirar a poeira dos neurônios, ainda mais tendo em mente que o dr. Ravi Zacharias estará no Brasil, por ocasião da 15ª VINACC (eu vou!). Você poderá ler uma breve resenha da obra no blog Despertai Bereanos.
  6. Moldado por Deus, de Max Lucado. Max, como autor, é uma referência em livros devocionais, embora eu tenha lido pouco dele (talvez se eu lesse mais, escreveria melhor… risos). Mas, esse livro, em especial, foi uma recomendação antiga, que ficou martelando em minha mente até que consegui adquiri-lo, pois estava em falta. Agora é a hora de saldar minha dívida com ele.
  7. Nascido de novo. Para quem leu E Agora, Como Viveremos? que é, por sinal, um EXCELENTE livro, ler a história de Chuck Colson, que recentemente partiu para a Eternidade, deve ser uma viagem pela mente de um dos mais conceituados pensadores cristãos dos últimos tempos. Chuck já tinha uma história e tanto antes de se converter, mas o dedo de Deus escreveu uma nova história em que seu talento foi bastante abrilhantado.
  8. Nos desertos da vida, de Marcelo Aguiar. Na verdade, vou terminar de ler. O livro é bom, e o autor também, e não sei dizer porque não concluí a leitura o ano passado… mas, em nome de Jesus, deste ano não passa! risos
  9. Os 7 estágios da tentação. Esse é outro que já comecei a ler, mas, por algum motivo obscuro, acabei… caindo na tentação de não terminar de lê-lo! Pretendo iniciar com ele, justamente para fugir da tentação de não concluir sua leitura… risos! O subtítulo já me mostra o caminho certo para eliminar aqueles pecadinhos de estimação que ainda alimento, às vezes, às escondidas… #aff #morri
  10. O que acontece quando Deus responde às orações. Como fiz um propósito de renovar minha vida de oração, nada mais indicado do que ler um livro que fale sobre oração, certo? Outro livro inspirador sobre esse assunto é O Intercessor, que conta o desenrolar de alguns fatos sobre a 2ª Guerra Mundial sob a ótica de um homem de oração que, de joelhos, viu a mão de Deus prostrar os planos do inimigo, porque ousou crer que a oração podia mudar os rumos da história mundial.
  11. Paulo, o maior líder do Cristianismo, de Hernandes Dias Lopes. Esse é um dos meus autores preferidos. Já li vários livros deles e, inclusive, posso até ousar dizer que um pouco de seu estilo de escrita foi incorporado (ok: copiado) por mim. Ser livro de sua lavra já é praticamente um indício de que vale a pena lê-lo.
  12. Vamos falar de dinheiro?, de Conrado Navarro. É um livro sobre planejamento financeiro. Para falar a verdade, já comecei a ler, e é um livro que não me arrependo de ter adquirido, e aconselho para todo aquele que quer aprender a gerir melhor suas finanças e, claro, a fugir de dívidas!
  13. Vivendo na Palavra, de Howard e Willam Hendricks. Indicação de um pastor amigo meu, e também porque já li outro de seus livros. Mas, um dos livros que mais me impactou até hoje é da lavra de um aluno seu: As 7 leis do aprendizado, de Bruce Wilkinson. Vou descobrir se é tão bom como dizem.
  14. Triunfo, de José Bernardo. O pastor Bernardo é o idealizador da missão Amme Evangelizar que, anualmente, auxilia igrejas brasileiras a levar a mensagem de salvação a milhões de brasileiros, do Oiapoque ao Chuí. Ah, sim: fala sobre a vida de Moisés e tem prefácio do dr. Shedd, então deve ser bom.

Se Deus quiser, quero ler todos até o fim do ano. Se vou conseguir? Não sei, mas se você estiver nos acompanhando até lá, vai descobrir… risos

E você, pretende fazer alguma lista de livros a ler este ano? Esta foi inspirada em um post do Gutierres, do blog Teologia Pentecostal.

No fim do ano, espero não passar vergonha e dizer que não li nem a metade… risos

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] começo do ano, fiz um post sobre um projeto de leituras para este ano, onde me propus a [tentar] ler quase uma dúzia de livros variados. Após seis meses, como está o […]

[…] aquela lista de livros que disse que iria ler este ano? Pois bem, estou lendo Os 7 estágios da tentação (e está sendo muito bom – só está […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!