Trocando os fardos e aliviando a bagagem

Trocando os fardos e aliviando a bagagem

Carregar-fardo_ACRIMA20120306_0108_24

Por Raíssa Bomtempo, do blog Desafiando Limites

” – Estou cansado (a)!”

” – Estou no meu limite!”

” – Não aguento mais!”

Não são raras as vezes que tenho escutado estas frases.  A impressão que tenho é que a maioria das pessoas, em algum momento da vida, já passaram por momentos assim, de desânimo e exaustão. Nessas horas pensamos em desistir, e jogar tudo para o alto até parece uma boa solução.  As dificuldades da vida existem, sempre vão existir.

Adversidades são como as ondas, surgem e vão embora, mas sempre estarão presentes. Não obstante, o que observo é que a maioria de nós focamos mais nos problemas que nas soluções. Focamos mais nos fardos que carregamos que aqueles que Jesus nos oferece para carregar. Andamos com os ombros caídos, encurvados, desanimados e, quando estamos assim, não apreciamos a vida maravilhosa que o Senhor deseja que desfrutemos.

Sim, erra quem pensa que Deus tem para nós uma vida de peso. Deus tem para nós, em todas as Suas palavras, bençãos e vitórias, conquistas e alegrias. As dificuldades virão? Sim! As derrotas vão existir? Claro! Mas, em todas essas coisas somos mais que vencedores. O que ELE tem para nós é uma vida de abundância e um futuro cheio de esperança. (Não estou falando pelos cotovelos. Quem quiser conferir:  Rm 8:37,  Jr 29:11,  Jo 10:9)

  • Você Tem Problemas ou Dificuldades de Aprendizagem?

    Responda nossa rápida pesquisa e saiba em primeira mão quando nosso CURSO DE APRENDIZAGEM ACELERADA for lançado!

    Você não vai gastar mais do que 30 segundos para responder! Clique >> AQUI << e se cadastre para garantir sua vaga!

 

Mas, parece que gostamos de carregar fardos pesados e desnecessários. Aí vamos com aquela velha frase: “a vida é dura e pesada!” Não, não é! A vida é leve e linda, nós é que carregamos fardos pesados demais e bagagens desnecessárias. A Bíblia é um manual perfeito para vivermos uma vida plena de alegria, contentamento, fé, esperança. Mas, deixamo-nos abater pelos primeiros sinais das tempestades, isso quando não fazemos tempestade em copo d’água.

Focamos naquilo que é ruim, que nos machucou, que nos prejudicou. Focamos naquela pessoa que nos magoou, nos traiu, nos decepcionou. Focamos no passado. Focamos no futuro. E esquecemos o HOJE.  Com os fardos do passado acumulado com os do futuro, tornamos a vida pesada, monótona e exaustiva. Não era para ser assim. Não são esses os planos de Deus para nós.

Está gostando do post? Que tal assinar nossa newsletter (lista de artigos) e receber nossos artigos em seu email? É super fácil:

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Se você é uma dessas pessoas que se atormenta pelo futuro, por algo que ainda não aconteceu, Deus nos deixa na Bíblia lições sobre a ansiedade e falarei mais sobre isso no decorrer do texto. De outro lado, se o que lhe aflige é o seu passado, querido (a), tenho uma ótima notícia:

“Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás.” C. S. Lewis

Um dia após o outro

P1010017

Nada como um dia após o outro e dar um passo de cada vez. Esse lema é muito usado em grupos de A.A, mas, pensando bem,  séria útil na vida de todos nós, não é verdade? A preocupação com o amanhã gera a ansiedade, que é uma das doenças do século e também um dos fardos mais pesados de se carregar. Como a vida fica pesada quando estamos ansiosos com alguma coisa. E, observe, muitas vezes, a nossa própria vida se impõe como um verdadeiro fardo porque não sabemos viver um dia após o outro.

Confesso! Algumas vezes me pego pensando demais, preocupando demais, ansiosa demais. E, quem, por vezes, não se sente assim? Nessas horas, parece que os dias não passam, que as nossa forças se esgotam, que o nosso fardo é maior que o nosso limite. Todos nós, seres contemporâneos, estamos sujeitos à esses sentimentos, o próprio salmista Davi por diversas vezes se sentiu assim – exausto! No entanto, Davi caminhou com leveza pois conhecia aquEle que o ajudava suavizando o fardo quando estava pesado demais.

O mercado de trabalho exige cada vez mais de nós. A sociedade nos cobra. Temos tantos sonhos e, diante das circunstâncias, eles se parecem, algumas vezes, impossíveis e intransponíveis. Todos os dias temos que SUPERAR BARREIRAS e VENCER LIMITES (#Wallysou que o diga! Devia estar inspirado quando criou o nome do blog). Incertezas sobre o amanhã atacam nosso coração sem pedir licença. Dúvidas, medos, inseguranças. Quem não sente tudo isso de vez em quando?

Vamos dar uma viajada: até Elvis Presley se sentiu assim (risos). Observe o que ele disse antes de morrer: “ Eu daria um milhão de dólares por um pouco de paz e descanso.” – o seu fardo emocional já estava lhe sufocando, e compreenda: fama, dinheiro, talento e poder não podem comprar a paz que excede todo entendimento. Elvis deveria ter lido Mateus 11.28, um presente de Deus para nós.

“Tomais sobre vós o meu jugo…e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. “

A Bíblia diz que há fardos que devemos carregar, e outros que só o Senhor pode carregar. ALGUNS FARDOS SÃO PESADOS DEMAIS PARA CARREGARMOS, por isso, Ele nos oferece auxílio. Davi encontrou o descanso para a sua alma, assim sua alma permanecia em Descanso mesmo no meio de lutas imensas.

UM DIA APÓS O OUTRO – na teoria soa tão bonito. Na prática, na imensa maioria das vezes, tão difícil.  Se você não sabe, fique sabendo, essa frase foi inspirada nas palavras do Mestre, quando nos aconselha:  “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal… (Mateus 6:34)”

Não se inquietar pelo amanhã é viver, literalmente, um dia após o outro. Mas, como podemos fazer isso? #simples. Senão vejamos:

Lidando hoje com os problemas de hoje e os de amanhã, amanhã. Afinal, não podemos resolver os problemas de amanhã no dia de hoje. Ratificando as palavras de Jesus:

O ontem é passado e não vai mudar. O amanhã a Deus pertence e caberá suas próprias implicações. #pense_nisto!

DEUS PROMETE?

promessas-de-Deus-300x300

Deus não nos promete uma caminhada sem lutas e adversidades, mas ELE promete que em TODAS as situações irá nos fortalecer e estará conosco. Nesta certeza, eu consigo desfrutar do meu hoje com paz, alegria e muita gratidão. Se a vida me oferecer limões com a força de Deus eu sou capaz de fazer uma deliciosa limonada.

Se na vida eu encontrar pedras elas me  servirão de trampolins para que eu consiga vôos mais altos. Se chover eu danço na chuva. Se no meio da caminhada eu sentir sede, eu Sei que Deus é a fonte de água viva e trará o renovo necessário para que eu termine a carreira proposta. Os desafios de hoje me farão mais fortes amanhã! (#creio_nisto!)

João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

ELE ainda diz mais: VINDE A MIM!

VINDE A MIM

fardo

Jesus nos convida a irmos até Ele. Podemos ir exaustos, desanimados, sem fé, sem motivação, sem inspiração, sem ânimo…somos convidados a ir como estamos, com todos os nossos fardos, com tudo que pesa na nossa caminhada aqui na terra. E, quando nos achegamos a ELE, nos achegamos também a SUA CRUZ, lugar que foi crucificado as nossas cargas mais pesadas. Após entender o sentido da cruz, saímos leves, nos sentimos amados por Deus e as cargas são trocadas. Podemos caminhar com leveza, ELE levou nosso fardo. Podemos voltar a sorrir, o Seu julgo é suave.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

Que convite delicioso para a alma cansada, para a mente atribulada, para o coração ansioso, para a vida sem cor. Esse versículo, é aquele bilhetinho que Deus coloca na cabeceira da nossa cama no dia em que a gente mais precisa. Bom, pelo menos é isso que sinto cada vez que o leio. Vem de encontro ao meu coração e às minhas necessidades, como um bilhete de amor de Deus.

Esse versículo nos mostra que nós carregamos cargas pesadas e desnecessárias nessa vida. São bagagens que não precisaríamos levar. São cargas que não são nossas. Jesus já carregou todos esses fardos para que a gente caminhasse com leveza na terra. Hoje, podemos caminhar a passos largos, com alegria, pois, agora, nosso fardo é leve.

Jesus sabe que ELE é o único que pode aliviar o nosso coração nos momentos mais difíceis. Pílulas amenizam dor, mas não curam o coração. Dinheiro pode até comprar muitas coisas, mas não compra amor, alegria, paz e felicidade. A religião pode tranquilizar e confortar mas, só Jesus, de fato, nos satisfaz!

Onde está DEUS nos momentos de aflição?

passaro-livre

Mesmo quando a situação é adversa, mesmo quando recebemos uma noticia ruim, mesmo quando os fundamentos são destruídos, Deus continua em Seu Santo templo, dizendo: “Vinde a mim! O meu fardo é leve”.

Deus não muda por causa das nossas tempestades. Ele não se apressa por causa da nossa ansiedade. Ele não se constrange com nossas inseguranças. Ele não recua diante dos nossos problemas. Ele não se espanta com nossos medos.

Prédios podem cair, sonhos despedaçarem, famílias desmoronarem, carreiras ruírem, mas Deus, não. Destroços, fatalidades, escombros, caos, nunca O desanimaram. Deus é especialista em transformar tragédias em triunfos. Impossível é também uma de suas maiores especialidades.

Nestes momentos de tanta aflições, onde está Deus? Ele continua assentado em Seu santo templo, dizendo: Vinde a mim…

Lembre-se, o que controla você não controla Deus. O que te apavora não apavora Deus. O que te preocupa não preocupa Deus. O que te cansa não cansa Deus.

As adversidades e circunstâncias desfavoráveis podem afrontar e o medo aprisionar, mas nós podemos nos achegar a ELE, e podemos nos apegar as Palavras de Paulo no livro de Romanos, capitulo 8, versículo 31, que diz:

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

ELE é por nós. Ele não apenas foi, ele CONTINUA sendo. ELE é por nós. Ele sempre será por nós. Ele é imutável. Ele é por mim, ELE é por você, ELE é por seu sonhos, ELE é por sua família, ELE é por sua vitória. Se ELE é por você quem será contra? Se ELE é a favor dos seus sonhos, quem irá detê-los? Se ELE já carregou nosso fardo quem poderá nos fazer desistir?

A lealdade de Deus não será maior se formos melhor, nem menor se formos pior. ELE é por nós! Entregue a ELE aquilo que pesa nas suas costas e dificulta a sua jornada. Entregue tudo nas mãos daquELE que pode todas as coisas! Com a leveza de JESUS chegamos mais longe!

Que essas palavras de Jesus, em Mateus 11;28, plenas de mansidão, alcancem profundamente o coração daquele que, atribulado pelas aflições da vida, busca alívio para sua alma. Agarremo-nos, portanto, ao Senhor crendo que dia a dia Ele carrega o nosso fardo.

Vivamos o HOJE para Seu reino e confiemos o amanhã em Suas providências, não poderíamos depositar nosso futuro em melhores mãos.

“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva nosso fardo! Deus é a nossa Salvação”. (Salmo 68.19)

Se de alguma forma este texto falou ao seu coração, deixe seu comentário. Fico muito feliz todas as vezes que recebo  mensagens de pessoas que leram o texto e foram abençoados. Clique em GOSTEI, +1, CURTIR, deixe seu voto nas ESTRELINHAS e se quiser ficar mais por dentro de tudo que acontece no blog, curta a nossa página no facebook.

Que Deus abençoe vocês!

:)

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Raíssa

Acadêmica do curso de direito da FADIPA. Líder e fundadora da ABU (Aliança Biblíca Universitária) na Fadipa. Autora do blog ww.raissabomtempo.blogspot.com.br e colunista do site www.gospelmt.com.br . Twitter: @raissabomtempo

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Linda mensagem! conhecereis a verdade e a verdade vos libertaras.

obg por comentar, Antonieta!

abs!

Falou tremendamente ao meu coração… Obrigada por deixar Deus te usar.

amém, amada Ana Cláudia, obg por comentar e que Deus abençoe sua vida!

abs,

Estou sendo grandemente abençoada neste blog. Deus continue te usando!

amém, amada.

obg e que o Senhor abençoe ricamente sua vida! abs,

DEPOIS DE UMA MENSAGEM DESSA DÁ PARA ENTENDERMOS QUE DEUS É DEUS DO AMANHA, QUE AQQUILO QUE OS AFLIGR HOJE ELE PODE ESCREVER UMA NOVA HISTORIA!!! LOUVADO SEJA DEUS PALAVRAS UNGIDAS

amém, Elaine, que Deus abençoe sua vida.

abs!

Profundo. Quando li esse texto,confesso que estava muito triste e abalada,também assumo que duvidava do poder de refrigério e consolo de Deus em minha vida. Lindas palavras,parecem que foram feitas especialmente para mim,que o Senhor te abençoe ricamente. Muitos beijos e parabéns!

obg amada, que o Senhor continue a te abençoar e consolar. abs,

Muito interessante o artigo, goste muito e me ajudo uma preparação pessoal de um trabalho que estou fazendo sobre o tema dos votos, Pobreza, Obediência e Castidade, eu sou Brenda noviça de uma congregação Religiosa. muito obrigada.

obg, Brenda, que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus.

abs,

Muito bonito, essas palavras da biblia já me ajudaram muito. Existe um porem, a biblia foi escrita na epoca que as ansiedades daquele povo eram coisas que não dependiam deles mesmo, como por exemplo. Será que vai chover para eu poder colher minha plantação?Será que eu vou conseguir plantar tudo a tempo de conseguir colher. não tinha educação e seu futuro não dependia de um passado longo, somente de um passado curto, logo o dia de amanha era resolvido no dia de amanha por que não se tinha nada o que fazer antes desse dia. Porem hoje é preciso estudar, se dedicar e fazer um mundo de coisas para que seus sonhos virem realidade, sendo que o que você fez a 5, 10 anos atras vai afetar o seu futuro.

:D Deus é maravilhoso eu estava procurando e pedindo a Deus uma palavra para o meu coração e encontrei Deus te abençõe grandemente .

Legal irmão pregando a graça que Jesus nos ofereçe e não um peso da lei,pois cristo nos liberto então somos livres ^_^ A Paz do Senhor.

Muuito bom esse artigo!!!!
Vio… coloquei um banner do blog no endereço http://www.woliverio.blog.br/p/parceria.html

Depois dá uma olhadinha lá!! ;)

Mas enfim, Deus abençoe grandemente!!
My recent post O Músico Adorador

Oiii, Walyy!!!
Estou de volta comentando no blog!!
rsrs

eita glória!

o bom filho à casa torna!

=)

queria matar de saudades?

rs

Que bom que pudi ler essas palavras diretamente do trono de Deus, estou precisando muito desse refrigeio para minha alma, mente corpo fisico e espiritual.

Amém, obg por comentar. Abs,

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!