Leituras Para o Ano de 2013 – Feedback parcial

  • Home
  • Artigos
  • Leituras Para o Ano de 2013 – Feedback parcial

Projeto de Leituras Para o Ano de 2013 – Feedback parcial

feedback-positivo

No começo do ano, fiz um post sobre um projeto de leituras para este ano, onde me propus a [tentar] ler quase uma dúzia de livros variados. Após seis meses, como está o andamento das leituras do projeto?

Eis um breve relato, que servirá também de feedback do conteúdo de cada livro lido, dizendo se valeu a pena, sobre o que trata e que tipo de pessoa se beneficia com sua leitura. Vamos, então, ao feedback:

  1. 1808 – livro como ensaio histórico, de Laurentino Gomes, sobre a mudança da família real portuguesa para o Brasil. Já ouvi falar muito desse livro e comprei em uma promoção, juntamente com 1822. AINDA A SER LIDO.
  2. A arte de influenciar pessoas, de John Maxwell. O autor dispensa comentários e, como autor para líderes, é um destacado palestrante ao redor do mundo. Já li outros livros dele e, apesar de possuir um estilo um pouco denso – normal para um coach – sempre traz verdades e idéias úteis, práticas e, às vezes, visionárias. AINDA A SER LIDO.
  3. Águas que transformam, do Irmão Yun. O livro é uma coletânea de variados sermões e pregações do autor, pregadas em várias partes do mundo. Basicamente, ele discorre sobre santidade, buscar mais a Deus, enfrentar desafios pela fé, etc. É um livro devocional por essência e natureza, mas muito útil para quem quer estreitar mais seu relacionamento com Deus, ouvindo histórias de quem conhece o Senhor em intimidade. JÁ LIDO.
  4. Cultura e Evangelho, de Justo González. Traz informações muito interessantes sobre o que é cultura, e como o evangelho pode ser entendido em diferentes situações, e por povos diferentes, respeitados seus contextos sociais singulares. A parte que ele discorre sobre a relação cultura (inclusive no contexto agrícola, de milho, por exemplo) e culto (derivado de cultura, lembrando que várias ofertas veterotestamentárias incluíam cereais e frutas) é bem interessante. A ressalva fica por conta de sua visão liberal do relato cosmogônico (da criação) de Gênesis. Para missionários, é muito válido. JÁ LIDO.
  5. Ensaios Apologéticos. O livro é muito bom para estudantes de teologia e para aqueles que gostam de se dedicar a debates apologéticos. Verdade seja dita, eu não o li por completo, mas apenas metade dele. Todavia, pude perceber, com clareza, a qualidade editorial e de conteúdo que a obra carrega. Certamente, para esse seleto público, um livro de cabeceira, inclusive com roteiro de participação em discussões. JÁ LIDO.
  6. Moldado por Deus, de Max Lucado. Max, como autor, é uma referência em livros devocionais, embora eu tenha lido pouco dele (talvez se eu lesse mais, escreveria melhor… risos). Mas, esse livro, em especial, foi uma recomendação antiga, que ficou martelando em minha mente até que consegui adquiri-lo, pois estava em falta. Agora é a hora de saldar minha dívida com ele. AINDA A SER LIDO.
  7. Nascido de novo. Para quem leu E Agora, Como Viveremos? que é, por sinal, um EXCELENTE livro, ler a história de Chuck Colson, que recentemente partiu para a Eternidade, deve ser uma viagem pela mente de um dos mais conceituados pensadores cristãos dos últimos tempos. Chuck já tinha uma história e tanto antes de se converter, mas o dedo de Deus escreveu uma nova história em que seu talento foi bastante abrilhantado. AINDA A SER LIDO.
  8. Nos desertos da vida, de Marcelo Aguiar. Na verdade, vou terminar de ler. O livro é bom, e o autor também, e não sei dizer porque não concluí a leitura o ano passado… mas, em nome de Jesus, deste ano não passa! AINDA A SER LIDO.
  9. Os 7 estágios da tentação. O livro é muito bom, principalmente para aqueles que querem se aproximar mais de Deus, em santidade. O livro conta e contém muitas histórias reais, que servem para nos mostrar as consequências da obediência e da desobediência, auxiliando a fortalecer o caráter cristão. Infelizmente (ou não), santidade ainda é um item que preciso aperfeiçoar em minha vivência cristã, e a frase que cunhei tempos atrás continua válida: “Santidade, sei o que é e como faz. Só não sei porque ainda não consigo fazer isso direito”. Nota retórica: será que não consigo por que não quero? #aff #morri JÁ LIDO.
  10. O que acontece quando Deus responde às orações. Como fiz um propósito de renovar minha vida de oração, nada mais indicado do que ler um livro que fale sobre oração, certo? Outro livro inspirador sobre esse assunto é O Intercessor, que conta o desenrolar de alguns fatos sobre a 2ª Guerra Mundial sob a ótica de um homem de oração que, de joelhos, viu a mão de Deus prostrar os planos do inimigo, porque ousou crer que a oração podia mudar os rumos da história mundial. Spoiler: minha esposa deu uma folheada e acho o livro muito interessante. AINDA A SER LIDO.
  11. Paulo, o maior líder do Cristianismo, de Hernandes Dias Lopes. Esse é um dos meus autores preferidos. Já li vários livros deles e, inclusive, posso até ousar dizer que um pouco de seu estilo de escrita foi incorporado (ok: copiado) por mim. Ser livro de sua lavra já é praticamente um indício de que vale a pena lê-lo. AINDA A SER LIDO.
  12. Vamos falar de dinheiro?, de Conrado Navarro. É um livro sobre planejamento financeiro. Para falar a verdade, já comecei a ler, e é um livro que não me arrependo de ter adquirido, e aconselho para todo aquele que quer aprender a gerir melhor suas finanças e, claro, a fugir de dívidas! AINDA A SER LIDO.
  13. Vivendo na Palavra, de Howard e Willam Hendricks. Realmente, a indicação de meu amigo pastor não poderia ser melhor. O livro é simplesmente fenomenal! Ah se eu tivesse lido esse livro há mais tempo! Como minha fé e vida cristã poderiam ter sido melhores e mais produtivas. Essencial para quem quiser viver um cristianismo mais próximo daquilo que a Bíblia diz. Pena que não foi feita uma revisão e nova edição, porque seria muito bem vinda. JÁ LIDO.
  14. Triunfo, de José Bernardo. O livro é bom. O autor trata o triunfo de uma forma até então inédita, para mim. Trata do ter, do ser, do fazer, do estar e do crer, argumentando que apenas o crer conduz ao triunfo. Tratando sobre a vida de Moisés, aponta cinco cordas que supostamente amarravam Moisés e como Deus o livrou delas para que ele vivesse uma vida triunfante. Recheado de lições interessantes, principalmente para quem tem complexo de inferioridade ou timidez exagerada, é um livro importante para um viver cristão sadio e vitorioso. JÁ LIDO.
  15. BÔNUS: estou fazendo uma tão sonhada pós-graduação em teologia no SEBI. Pelo seu enfoque conservador na teologia, sua proposta me agradou, além de perceber que o corpo docente é altamente qualificado. Estou gostando e aprendendo bastante nessa pós. Por isso, adquiri e já li o livro de um dos professores, sobre a cosmogonia bíblica: a história da criação de Gênesis 1.1 a 2.3. O livro é O Mito e a História na Criação, cuja breve resenha segue abaixo:
    1. O livro é deveras interessante para os cristãos em geral e para estudantes de teologia, em particular, principalmente para aqueles que querem ler uma obra com viés conservador do texto bíblico, com argumentos relevantes e fontes de pesquisa séria e acadêmica. Não é um livro de fé, embora fale sobre a fé e sua pregação (quérigma).As fontes de pesquisa e a argumentação lógica do texto, bem como seu concadeamento com o tema proporcionam uma verdadeira ginástica cerebral, fortalecendo os músculos da mente, ao mesmo tempo em que não se dobra à maré politicamente correta. Em suma, é um livro que preza pelo academicismo – mesmo porque foi uma dissertação de mestrado – com forte ênfase na estrutura linguística do texto analisado e o histórico hermenêutico do trecho em questão.Peca somente, em minha opinião, no acabamento, pois o fato de não ser encadernado pode permitir que, com o passar do tempo e manuseio, algumas folhas se soltem. No geral, vale a pena sim adquiri-lo pela qualidade do conteúdo, ainda que a sua forma de apresentação editorial não esteja à altura de seu recheio literário.

Até o fim do ano, pretendo concluir a lista, com a ajuda de Deus. Não esta sendo nada fácil, mas está valendo a pena.

Deus nos abençoe.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] O livro será lançado pela Fonte Editorial, selo que agrega vários títulos cristãos no Brasil, entre eles um que li recentemente de autoria de meu professor de pós-graduação em Teologia Bíblia, MsC (Mestre) Airton Williams. Seu livro é O Mito e a História na Criação, cuja breve resenha fiz aqui. […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!