Por que a igreja evangélica é uma fábrica de talentos?

  • Home
  • Artigos
  • Por que a igreja evangélica é uma fábrica de talentos?

Por que a igreja evangélica é uma fábrica de talentos?

festa-adolescentes

2 Coríntios 3:6 NVI

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

Tenho observado que as igrejas evangélicas transbordam de jovens talentos, em diversas áreas de atuação, tais como música, canto e outras artes. Mas qual seria o motivo de haver tantos talentos aflorando nessas igrejas? Entre várias razões possíveis e motivos plausíveis, eu quero citar os seguintes:

1. Não-envolvimento com drogas e outros vícios. Infelizmente, muitos jovens e adolescentes estão tendo suas vidas destruídas pelas drogas, prostituição e criminalidade. A igreja então é uma incubadora desses talentos, servindo também como ambiente de crescimento e proteção desses mesmos talentos, preservando-os de situações e práticas deletérias (destruidoras).

2. A liderança é leiga e escolhida dentre os próprios membros. Isso abre muitas oportunidades para que novos líderes surjam, mostrem serviço e façam diferença em seu ambiente local. Muitas vezes, os atuais líderes são oriundos da geração anterior o que, em tese, permite uma melhor compreensão e aproximação da liderança e de seus liderados.

3. Os líderes abrem espaço para que os talentos aflorem e sejam explorados. Uma das coisas que aprendi bem rápido, assim que me converti, lá no distante século passado, foi que todo aquele que quer trabalhar na obra de Deus terá oportunidade para tal. E se essa pessoa não tiver vaidade ou desejo de aparecer, se sentirá realizada naquilo que fizer.

4. Há muito trabalho a ser feito. A obra de Deus é vasta, intensa e imensa, e demanda muita mão-de-obra, principalmente de pessoas comprometidas e sinceras. E trabalhar para o Senhor não é em vão. Dias atrás viajei ao Mato Grosso para a inauguração de uma congregação na zona rural, em que preguei sobre a retribuição do Senhor a quem trabalha para e por Ele. Aquela igreja, sem o auxílio de tantas pessoas diferentes e abnegadas, não teria saído do lugar. Literalmente.

Para mim, que fui muito reprimido e tímido, a igreja foi um ambiente propício para vencer antigos traumas e sequelas de uma infância conturbada. E foi também na igreja que fiz amizades verdadeiras e sinceras, como ainda não havia experimentado nesse nível de intimidade e confiança.

Outra coisa: quando você passa por problemas, Deus levanta pessoas para orar, apoiar e aconselhar você, apenas porque quer ver você bem e abençoado. Sim, eu vivi isso é falo com experiência própria.

A igreja evangélica, aquela estribada na Palavra de Deus e que quer adorar só a Ele, é um dos melhores ambientes para que indivíduos potencialmente talentosos sejam lapidados e se tornem pessoas brilhantes e capazes de realizar grandes coisas.

Observe como minha igreja é recheada de jovens talentos.

Momento do louvor capitaneado pelos próprios adolescentes.

festa-adolescentes02

Perceba o grupo de adolescentes cantando e adorando a Deus, na parte superior. Adolescentes na faixa de 12, 13 a 17 anos. Em que outro lugar rapazes e moças dessa idade teriam oportunidades como essa? Já imaginou como isso é benéfico para a vida deles, tirando a inibição, timidez e capacitando-os a enfrentar públicos de centenas de pessoas, já em tenra idade? E o exemplo que eles passam para os demais: “se eles podem, eu também posso”? A igreja é, de fato, um celeiro de novos talentos.

Não é de causar espanto que tantos jovens e adultos estejam hoje em lugar de destaque, visto que foram incentivados desde cedo: a minha igreja, assim como outras, possui um conjunto de crianças. E essas crianças são, desde cedo, incentivadas a cantarem, fazerem mímicas (teatro) e se expressarem em dias festivos: dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal, etc., em que apresentações especiais são realizadas por elas mesmas.

A pergunta que os líderes devem se fazer: o que estou fazendo com os talentos de minha igreja? Como aproveitar melhor esses talentos? Estou sendo um catalizador dos talentos de minha igreja, ou um abafador de talentos, sufocando aqueles que querem despontar para fazer diferença? Se você é um líder, responda com sinceridade essas questões, e saiba que Deus vai recompensá-lo, tanto pelo bem como pelo mal que vier de suas ações.

Que Deus abençoe também grandemente e poderosamente sua vida, em nome de Jesus.

Mais umas fotos, quentinhas pra você:

festa-adolescentes03

visão de cima da nave do templo, da galeria

festa-adolescentes04

Foto da galeria, onde eu estava.

Postado do WordPress for Android.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!