Aventura Missionária na África – Um Relato em Primeira Pessoa (Parte 01)

  • Home
  • Artigos
  • Aventura Missionária na África – Um Relato em Primeira Pessoa (Parte 01)

cheeta-african

Aventura Missionária na África

– Um Relato em Primeira Pessoa (Parte 01)

Falar sobre missão e não falar sobre África é uma das grandes incoerências que qualquer cristão evangélico com mais de 10 anos de conversão pode cometer. Na época em que me converti, no fim do século passado, falar em missão era falar em África. Talvez, por isso, eu me sentia muito atraído quando se falava em orar e contribuir com missões no continente africano ou na famosa “janela 10 x 40”. Não era raro meu coração e olhos arderem em cultos e vigílias em prol da obra missionária. Eu cheguei a pensar que seria, um dia, missionário na África.

Todavia, muita coisa que eu queria que acontecesse em minha vida não veio a se concretizar. Enquanto outras, que eu não queria que acontecesse, aconteceu. E isso foi fazendo com que, pouco a pouco, aquela chama missionária fosse se enfraquecendo. Eu a mantinha, de certa forma, ainda acesa, embora tênue, contribuindo com missões principalmente através da Missão Portas Abertas, mas não era, nem de perto, aquilo que eu havia sonhado. Eu pensava em algo mais… preto no branco, se é que você me entende. Essa parte de mistura de tons veio a se concretizar quando me casei (risos).

Mas, a despeito de tudo isso, aquele sentimento de alcançar o continente africano para Cristo permaneceu latente dentro de mim. Um pouco adormecido, mas pronto a ser despertado quando o momento de Deus se apresentasse. E foi exatamente isso que aconteceu quando eu fiquei sabendo que o pastor Washington iria empreender mais uma viagem missionária à África.

Inicialmente, meu intuito era enviar minha esposa na caravana, visto que ela queria muito ir e eu havia acabado de voltar dos Estados Unidos. Mas, quando fui conversar com o pastor, as datas se mostraram incompatíveis. Então, o pastor Washington fez a pergunta

“e por que você não vai no lugar dela?”

Quando fiz as contas da viagem, percebi que eu tinha exatamente 17 dias de férias a serem gozadas em setembro. A viagem para a África seria em setembro e duraria… 17 dias! Quando eu cheguei em casa e disse para ela que a viagem, para ela, não seria possível por incompatibilidade de datas, ela me disse: “ué, então vai você no meu lugar”!

E foi ali que começou minha jornada em direção ao lugar de meus sonhos adormecidos: África, aí vou eu!

Nos próximos posts vou falar um pouco de como foi a viagem de avião, a recepção, os encontros, as surpresas, as decepções, etc. Mas, para início de conversa, preciso repetir algo que um irmão que participou da caravana anterior me confidenciou: “da outra vez que eu fui, orando ao Senhor, Ele me disse que quem for para a África sem a autorização dEle [para fazer missões] volta doente, porque a pressão dos feiticeiros lá é muito forte”.

De fato, a viagem para a África teve início no Brasil mesmo, com reuniões de planejamento, oração e jejum preparatório. Ir para a África e não se preparar adequadamente, tanto em termos logísticos como espirituais, é pedir para sofrer. Se você pensa em fazer missão na África, comece a se preparar desde já.

Outra coisa: nessa viagem fui inspirado e desafiado a fazer algo mais pela África. Estou amadurecendo a idéia e, em breve, darei mais detalhes para quem quiser ajudar.

Aguarde fotos e vídeos comentados nos próximos posts!

Abraços.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!