Qual é o seu papel no Reino de Deus?

mascara-ator-teatro

É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30

Qual é o seu papel no Reino de Deus?

Em toda grande obra cinematográfica (vulgo filme para nós, brasileiros), e também em várias das grandes obras literárias de ficção (livros), dentre as quais destaco As Crônicas de Nárnia, O Hobbit e Senhor dos Anéis (uma resenha digna da obra aqui), existem 4 tipos de atores ou atrizes que fazem parte do elenco, assumindo variados papéis na trama, sendo eles:

  • Protagonista é a personagem principal de uma narrativa, como obras literárias, cinematográficas, teatrais ou musicais. Sobre ela a trama é desenvolvida. As principais ações são realizadas por ela ou sobre ela. (Wikipedia).
  • Um antagonista (do grego antagonistes, “oponente, competidor, rival”)1 é um personagem, grupo de personagens, ou uma instituição, que representa a oposição contra o que o protagonista tem de lutar. Em outras palavras, é uma pessoa, ou um grupo de pessoas que se opõem ao personagem principal, ou aos personagens principais.2 (Wikipedia)
  • Ator coadjuvante, nas artes cênicas, um ator/atriz coadjuvante é uma categoria de ator em uma peça teatral, filme ou qualquer outra manifestação dessas artes que coadjuva, dá suporte, contracena com os atores responsáveis por desenvolver a trama principal da obra e, com sua interferência, auxilia os mesmos a transmitir suas mensagens e ideias; é um ator/atriz que interpreta papel secundário. (Wikipedia)
  • No cinema, o figurante é a personagem de um filme que não é fundamental para a trama principal e serve apenas como composição do cenário ou formação das personagens principais. O termo também se aplica ao teatro e à televisão. Não confundir com figurino nem com personagem secundária.

Em outras palavras, o protagonista (ou ator principal) é geralmente o mocinho da história. Lá no interior do nordeste era chamado, antigamente, de “artista“. Já o antagonista é – geralmente – o mau, sem-vergonha, cabra-safado, bandido, coisa-ruim, etc. Depois dele, vem o ator coadjuvante, que é aquele que dá suporte ao mocinho e pode ser capaz de levantar ou afundar o protagonista. Ele desempenha um papel secundário, mais ou menos como o juiz no futebol: quando ele aparece muito, é porque está fazendo bobagem. Mas também não pode deixar as coisas correrem frouxas, senão vira bagunça.

É por isso que existem os prêmios de melhor ator (protagonista) e de ator coadjuvante – leia mais sobre o assunto aqui. Paradoxalmente, não existe prêmio para o antagonista o que, em minha humilde opinião, nem deveria ter mesmo. Nesse momento, você deve estar se perguntando se eu não esqueci do tal de figurante. Não, eu não esqueci dele. É que ele… nem vai nem vem: é aquele que entra mudo e sai calado da cena. Ou seja, nem inflói nem contribói. Captou como é? Pois é, é desse jeito.

Mas, e no Reino de Deus? No Reino também existem esses papéis a serem preenchidos por aqueles que estão fazendo parte dessa trama cósmica, a verdadeira Star Wars espiritual. Mas, enfim, qual é o seu papel nessa épica batalha? Vejamos onde você se encaixa nisso tudo.

1. ator principal: esse papel já foi definido há muito tempo pelo Diretor e Roteirista (Deus) e pertence ao Senhor Jesus. E Ele não abre mão desse papel para seu ninguém. Até porque ninguém é capaz de interpretar o personagem à altura do papel, afinal morrer e ressuscitar não é pra qualquer um, concorda?

2. antagonista: esse é outro papel que também já foi definido há muito, e o capeta é quem fez às vezes de coisa-ruim, só pra variar um pouco. O problema é que o desgraçado sempre acha algum maldito dublê para fazer uma ponta nesse filme. É sempre assim, quando o diabo não pode vir, manda o secretário. Nesse caso, um dublê do inferno.

Então vão sobrar para nós apenas 2 papéis que podemos interpretar:

3. ator coadjuvante: nós podemos deixar Jesus ser o Senhor da história e nos contentarmos em sermos os atores secundários da trama, deixando Ele fazer as coisas mais importante, tais como milagres, curas e salvação, p.ex., que vão deixar os espectadores maravilhados enquanto nós fazemos as coisas mais simples, tais como pregar o evangelho, orar pelas pessoas, dar comida aos famintos, roupa aos despossuídos, etc. Essas coisas.

Ou também podemos ser:

4. os figurantes: aqueles que não são nada no Reino, não fazem nada e, às vezes, ainda atrapalham quando querem aparecer onde não devem. É o tipo de gente que acaba se tornando um peso para qualquer obra ser levada adiante. São aqueles que não têm talento algum ou se têm está enterrado, e por isso mesmo não conseguem fazer nada de relevante.

Agora, sabe qual é a grande tragédia na Obra de Deus? É quando os coadjuvantes querem tomar o lugar do Ator Principal (Jesus), e é por isso que vemos muitos se auto-intitulando com grande pompa, querendo se passar por maiores do que são no Reino. São aqueles que até tem talento, mas ainda não aprenderam – ou desaprenderam – a aceitar ficar em segundo plano para deixar Jesus brilhar, aparecer.

Às vezes, os coadjuvantes também aceitam as sugestões do chifrudo e fazem o papel de antagonista no Reino, atrapalhando a obra de Deus. É outra grande tragédia, principalmente quando sabemos que o antagonista não tem prêmio algum reservado para ele. Bem, até que tem, mas não é um prêmio que alguém queira receber… Assim, o coadjuvante trabalha no time do contra e ainda perde seu galardão, seu prêmio.

Desse modo, eu lhe pergunto: qual é o papel que você está desempenhando no Reino de Deus? Ator principal você não pode ser, e se estiver sendo, está usurpando o papel de Alguém. Antagonista (ou bandido) você também não deveria ser, e se estiver está sendo apenas um dublê de corpo (entendeu, né?) do capeta. Figurante também é um papel que não cabe para pessoas que tem talento de sobra para usar na Obra. Então, o que lhe resta? Apenas ser um coadjuvante.

Por isso, aprenda o segredo com João Batista, um grande ganhador de prêmio de ator coadjuvante no Reino: o importante é que o Ator Principal cresça e que eu diminua, que eu seja apenas o coadjuvante. E se você for um bom coadjuvante, pode esperar porque tem um prêmio esperando por você, lá na grande festa do Oscar celestial, onde todos os que chegarem lá serão galardoados, premiados.

Qual será a sua escolha? O Diretor está esperando sua resposta para poder situar você na maior obra de todos os tempos, o grande filme cósmico chamado A Redenção Final.

Lembre-se: sua escolha terá consequências não apenas no hoje, mas também para a eternidade. Por isso, escolha bem.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!