Imoralidade Sexual: Considerações e Implicações

  • Home
  • Artigos
  • Imoralidade Sexual: Considerações e Implicações

ilusion

Imoralidade Sexual: Considerações e Implicações

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas 5.19-21 (NVI)

Depois de um bom tempo sem colaborar aqui (peço desculpas aos leitores e editores/autores do blog), volto com um assunto um tanto quanto difícil. Enquanto meditava acerca dele, recebi muitas advertências da parte de Deus, repreensões e exortações. Não que tenha dado escândalo a igreja de Deus, antes, sou advertido pelos mandamentos que a ela são dirigidos. Diante de um assunto que mexe tanto com os cristãs, decidi falar disso mais clara e abertamente, e me dirigindo não só aos meninos, mas às meninas também.

Sei que você leitorA, encontra poucas coisas sobre a imoralidade sexual, em especial quanto aos pensamentos, que se dirijam a você. Saibam, antes de tudo, que nossa vida deve ser dirigida pela Palavra, só por ela, que é a lâmpada para os nossos pés e a luz para nosso caminho (Sl 119.105), ou seja, nos dá a direção na nossa vida, para que não erremos e cheguemos a Deus.

Vamos a algumas perguntas importantes que talvez você se faça: pensar em uma relação sexual é pecado? Desejar ter uma é pecado? Aquilo que acontece com meu corpo e minha mente quando estou com meu namorado, noivo, alguém de quem gosto, ou simples conhecido do sexo oposto, é pecado? Beijo? Toques? Conversas? O ato sexual em si?

Vivendo para a Glória de Deus

Entenda adolescente/jovem/adulto/senhor(a): tudo em nossa vida deve ser feito para a glória de Deus (1 Co 10.31). Nós, os salvos, fomos feitos agradáveis a Deus por meio de Cristo Jesus (Ef 1.6). Assim, como salvos, devemos nos portar dignamente. Veja o que a Palavra diz:

“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” Efésios 5.8-10 (NVI)

Se de fato você verdadeiramente foi salvo, você não pode permanecer mais nas suas antigas práticas antigas. Você não pode viver como você vivia antes. A evidência de que você foi salvo é que o Senhor vai te transformar continuamente. Será aperfeiçoado pelo Senhor. E isso em todas as áreas da sua vida.

Entenda algo: a oração e a Palavra serão instrumentos de transformação na sua vida. O Senhor, para te transformará, levará você a ler a Palavra e a orar. E se a prática dessas coisas não tem surgido na sua vida depois de, quem sabe, anos de conversão, é hora de você examinar a si mesmo e se perguntar acerca da sua salvação. E você, novo na fé, comece a prática dessas coisas, pois são partes fundamentais e indispensáveis da vida cristã.

Os pensamentos

Vamos deixar uma coisa clara pensar em sexo de uma certa maneira não é errado. Quê? Que maneira seria essa? Simples, nesse momento, enquanto conversamos, estamos falando sobre sexo e por consequência, pensando nisso. Contudo, quando um ou mulher passam a imaginar uma relação sexual com outra pessoa que não seja sua esposa, ela passa a pecar.

E não só isso, mas se ela passa a imaginar práticas que não são lícitas dentro do casamento (orgias e sexo anal, exemplo) ela está pecando. Portanto, acerca dos pensamentos a Bíblia diz:

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.1-2 (NVI)

Veja que é necessário que o homem sofra uma transformação na mente. Quanto mais próximo a Cristo você estiver, ou seja, quanto mais você crescer em intimidade com Deus, mais transformações sofrerá em sua vida. Você passará a pensar nas coisas do alto (Cl 3.2), pondo seus pensamentos no Senhor, e se afastando dos pensamentos impuros.

Como homem, sei o quanto isso é difícil. É terrível viver no meio de uma geração que erotiza a mulher. Vejam as propagandas: mulheres semi-nuas, poses, apelo sexual. E por sua vez, muitas mulheres se vestem de maneira sensual, o que atrai os olhares masculinos. E eu sei jovem, a quantos pensamentos isso te leva. Porém, lute contra eles. Ponha os seus olhos em Cristo, procura manter sua mente ocupada pensando em Deus. Mas principalmente, ore pra que Deus preencha sua mente mais e mais.

E quanto à moças?

Não pensem que excluirei vocês, moças.

Diferente dos homens, algumas mulheres não tem tanto problema com o olhar, mas tendem a imaginar coisas ao verem certos filmes, ou ao ouvirem algo do noivo, ou namorado. Lutem contra isso. Não deixem que esses pensamentos te dominem. Fujam desses filmes, da televisão e dessas séries que incentivam a imoralidade sexual, ou essas comédias românticas que deturpam o casamento, mesmo que enfatizando um romance que pode ser atraente a muitas de vocês.

Para algumas mulheres, também, existe uma atração pela sensualidade masculina. Existem também outdoors que erotizam a imagem masculina, e rapazes que cada dia mais se preocupam com o corpo que amam em exibir. Fujam disso. Ponham seus pensamentos em Cristo, orem, e sejam transformados pela renovação da sua mente. Veja o que a Bíblia diz:

“Quanto a antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” Efésios 4.22-24 (NVI)

Sobre esse assunto, recomendo um bom artigo sobre isso aqui (em português) e esta pregação (em espanhol).

Sensualidade

Já que estamos falando sobre os pensamentos, gostaria de tocar neste ponto: a sensualidade. Eu fico um tanto quanto escandalizado vendo, cada dia mais, a sensualidade tomando conta de rapazes e moças na igreja. Quero dizer, você acha que isso está certo? Considerando que a Bíblia fala constantemente sobre simplicidade, discrição, você acha realmente que pode se vestir como quiser? Se o seu corpo é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19), então Ele deve dizer o que você deve fazer com Ele, para glória exclusiva de Deus.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Muito boa sua publicação, é o que eu estava procurando obrigado e que deus o abençoe para continuar com essa obra na internet.

amém, obg por seu feedback e incentivo.

abs,

Realmente as pessoas hj só pensam em sexo, uma pena, o mundo está chio de coisas de Deus para aproveitarmos com sabedoria.

é verdade, vc foi bem no ponto mesmo. abs,

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!