A importância de planejar a vida e estabelecer metas

  • Home
  • Artigos
  • A importância de planejar a vida e estabelecer metas

A importância de planejar a vida e estabelecer metas

planejamento

(Businesswoman standing looking at data flowchart)

Este breve artigo é fruto da leitura do livro “A Tríade do Tempo“, de Christian Barbosa, que comecei a ler recentemente, não apenas porque é um assunto importante e atual como também é algo que preciso implementar em minha vida. E pode ser, também, seu caso, quem sabe.

Não faz muito tempo, nós vimos uma declaração muito infeliz da mandatária maior da nação, em que ela assim se expressou: “não vamos colocar uma meta…”. Essa frase foi motivo de chacota Brasil afora e até mesmo no exterior, colocando em dúvida a capacidade gerencial de nossa presidente. Agora, falando mais sobre nossa vida cotidiana, você sabe por que é importante fazer um planejamento em sua vida e estabelecer metas?

Ora, o principal motivo é que, sem metas, nós somos aqueles que saem de algum lugar para chegar em lugar algum, ou seja, colocam em prática aquela música que diz algo mais ou menos assim: “deixa a vida me levar… leva eu”. Mas, se você não é daqueles que querem se deixar levar pela vida, mas querem viver a vida de seus sonhos, então planejar é essencial.

E, para isso, você precisa estabelecer metas. E essas metas devem ser estabelecidas respeitando-se o seguinte. Elas devem ser:

Pessoais: as metas devem ser suas, não as de outra pessoa. Elas devem expressar o que você quer alcançar, atingir, ou seja, os alvos devem ser seus e não os dos outros.

Escritas: mais importante do que você ter uma meta é saber qual é ela e deixar registrada para saber se está agindo para alcançá-la. Uma meta não tem valor se não estiver registrada.

Possíveis: tenha cuidado ao estabelecer suas metas para não se deixar levar e colocar metas impossíveis ou inatingíveis (e ainda querer dobrá-las depois… risos). As metas devem ser factíveis, se não elas podem desestimular em vez de motivar.

Importantes: as metas também devem ser importantes, caso contrário você não vai lhes dar o valor adequado e nem se esforçar por atingi-las. Assim como tudo na vida, as metas também devem ter um valor em si mesmas para não caírem no ostracismo.

E então, gostou deste artigo? Avalie, compartilhe e deixe um comentário! Espero que ele lhe tenha sido útil.

Que Deus nos abençoe e até à próxima!

(Este post foi escrito para a coluna Motivação & Fé, do Jornal Expresso, de Jean Souza)

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!