Como posso me programar para ser mais produtivo em 2016? 3 Dicas básicas!

  • Home
  • Artigos
  • Como posso me programar para ser mais produtivo em 2016? 3 Dicas básicas!

construindo-uma-sociedade

Como posso me programar para ser mais produtivo em 2016? 3 Dicas básicas!

É – quase – sempre assim: entra ano, sai ano, chove de promessas de fim de ano para o próximo, não é verdade? Mas, também é muito comum aquele sentimento de frustração pelas coisas que desejamos e não conseguimos realizar no ano pretérito.

E quando pensamos em fazer novas promessas e planejamentos, logo vem a dúvida: será que vou conseguir cumprir? Ou será apenas mais um leque de promessas a serem novamente quebradas, gerando mais angústia e ansiedade?

Por isso, vou escrever algumas dicas bem simples que vão ajudar você a se programar melhor para tornar este ano muito mais produtivo e cheio de realizações.

Mas, é preciso que saiba, tenha bem claro em mente: olhe para sua lista de planejamento do ano passado tendo em foco naquilo que você conseguiu realizar, não apenas naquilo que deixou de ser alcançado.

Pense no que você conseguiu alcançar e imagine o que você poderá fazer melhor e mais, pois assim você seguirá crescendo ano após ano e, quando menos esperar, estará desfrutando de uma vida cheia de realizações e conquistas!

Vamos às dicas: tente fazer uma lista com o planejamento voltado aos seus objetivos para o ano tendo o seguinte em mente:

Dica 1 – O quê fazer ou Qual seu objetivo

Aqui seu foco será pensar o que você pretende alcançar neste ano, qual é ou quais são as coisas que você pretende conquistar nas diversas áreas de sua vida, tais como pessoal, familiar, profissional, ministerial, intelectual.

Não é obrigatório que você separe pelas áreas, mas é recomendável, pois será mais fácil de verificar o que você conquistou e projetar como sua vida será impactada e mudada para melhor em cada uma dessas áreas se você conseguir atingir seus alvos.

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Ah, isso é importante: não coloque muitos objetivos para cada área de sua vida, apenas um ou, no máximo, dois e apenas aqueles que são os mais importantes e que terão maior impacto em sua vida.

Observação: Tenha objetivos tanto materiais (coisas a serem obtidas) como imateriais (viagens, cursos, leituras, etc). Às vezes, estes últimos custam bem menos e trazem bem mais satisfação e realização, além de contribuírem para mudanças positivas a longo prazo!

Dica 2 – Como fazer ou Qual a estratégia

Agora que você já imaginou o que você quer fazer, está na hora de pensar e montar a estratégia mais adequada para cada um desses objetivos planejados.

Tenha em mente também que alguns deles podem estar associados ou ser pré-requisitos de outros. Ou, ainda, pode ser que um mesmo objetivo possa contribuir para mais de uma área de sua vida! Sim, isso mesmo, e esse tipo de objetivo deve ter primazia em seus esforços.

Por exemplo, você pode estabelecer algum objetivo que vai impactar diretamente sua vida intelectual, mas isso refletirá (assim espero) positivamente em sua vida profissional, pessoal e, quem sabe, ministerial!

Portanto, tão importante quanto escrever o que você quer obter ou alcançar, é estabelecer a estratégia que lhe permitirá atingir seus alvos e objetivos! E, não raro, a estratégia é onde você deve se concentrar, pois é ela que vai praticamente determinar o sucesso de seu planejamento.

Recomendação de livro: A Tríade do Tempo

Dica 3 – Quando fazer ou Qual o prazo

Certo, agora você já decidiu o que quer fazer ou alcançar este ano, e já refletiu também em como vai fazer isso, o que mais está faltando? Está faltando determinar quando ou em que prazo você vai realizar essas coisas ou atingir seus objetivos.

Mas, Wallace, é mesmo importante ficar perdendo tempo fazendo isso? Primeiro, não é perda de tempo. Segundo, ao estabelecer prazos e tempos de execução, ou seja, estabelecer um cronograma de tempo, você se permite acompanhar sua evolução dentro de seu planejamento e verificar o quão próximo ou distante você está de atingir seu objetivo.

E, no mais, nós somos seres cronológicos desde que nascemos: temos data de aniversário e, dentro disso, aniversário de nascimento, de casamento, de formatura, de parentes e familiares, de promoção no serviço e muito mais! Nós somos seres naturalmente identificados pela passagem do tempo.

E outra grande vantagem de marcar datas e prazos é mitigar o risco de começarmos a protelar a execução de nosso planejamento e iniciarmos a rotina da procrastinação que não apenas prejudica seus planos, mas também seu cérebro!

Tome por exemplo as grandes e bem sucedidas organizações. Sabe o que as difere das demais? O que as faz serem bem sucedidas? Planejamento eficaz. E o que faz um planejamento eficaz? Ele ser, grosso modo, realizado e executado dentro dos prazos estipulados.

Logo, nenhum planejamento estará completo se não houver o estabelecimento de prazos e datas de cumprimento e de conclusão.

Dica bônus: Tenha também como objetivo deixar de fazer ou renunciar a algo que lhe prejudica!

Esta é uma dica que pouca gente presta atenção, mas ela pode contribuir – e muito – para uma vida de realizações e conquistas impactantes!

É refletir sobre aquilo que fazemos e que nos prejudica de alguma forma e, por isso, devemos deixar de lado ou renunciar, seja porque não acrescentam em nada para nós, seja porque nos prejudicam de alguma forma ou simplesmente porque roubam nosso tempo que seria usado para coisas realmente produtivas.

Sua lista de planejamento pode ser bastante enriquecida se você parar e pensar: o que eu estou fazendo que, se parasse de fazer, faria minha vida melhor? Que me daria mais tempo para fazer coisas que me beneficiariam ou me tornariam mais produtivo e realizado?

Ao fazer isso, você estará dando um passo a mais em direção ao sucesso e à realização de grandes feitos!

Exemplos Práticos

Vou lhe deixar aqui alguns exemplos práticos de como você pode construir sua lista de planejamento, ok? Ela pode variar de pessoa para pessoa, com mais ou menos detalhes. Procure fazer, de início, aquela que lhe deixe mais confortável, sempre tendo em vista os princípios acima.

# O Quê fazer Como fazer Quando fazer Área de abrangência Observação
1 Ler toda a Bíblia* 2 cap manhã; 2 cap noite até 31/dez pessoal; ministerial ler em outra versão
2 Fazer lista de livros a serem lidos**
Ver biblioteca de não lidos; adquirir novos livros lista: até 20/jan; leitura até 24/dez intelectual; pessoal; profissional; ministerial reservar recursos para comprar livros
3 Viagem internacional ver possíveis roteiros e destinos definir local até 31/mar pessoal; familiar; programar férias para data da viagem

* Para leituras anuais da Bíblia, use um calendário de leituras anual, assim você saberá se está em dia ou atrasado com sua programação.

** Em uma lista de livros a serem lidos, é prudente e aconselhável estabelecer micro-prazos, ou seja, prazos de início e fim para cada um dos livros.

Gostou do artigo? Comente, avalie, deixe sua opinião e enriqueça o artigo com seu comentário!

Abraços!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!