Qual será a sua escolha: ganhar muito dinheiro ou crescer em sabedoria?

  • Home
  • Artigos
  • Qual será a sua escolha: ganhar muito dinheiro ou crescer em sabedoria?

choices

Qual será a sua escolha: ganhar muito dinheiro ou crescer em sabedoria?

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam – Deuteronômio 30:19

Se alguém chegasse para você e lhe perguntasse: o que você quer ganhar? Muito dinheiro ou muita sabedoria? E então, qual seria sua escolha? O que você iria escolher, o dinheiro ou a inteligência (ou sabedoria)?

Deus, lá atrás, quase 1.000 anos antes de Jesus, fez uma pergunta parecida para Salomão: o que você quer que eu lhe dê? Está registrado assim:

Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”. 1 Reis 3:5

Salomão poderia ter pedido qualquer coisa. Qualquer C-O-I-S-A ! Afinal, Deus não disse, ou isso ou aquilo, Ele disse peça o que você quiser! E Salomão escolher a sabedoria, que pode ser considerada um misto de conhecimento, inteligência, perspicácia, intuição, bom senso, discernimento e capacidade de análise e julgamento, tudo junto!

Sabia que é possível ficar mais inteligente do que você já é? Leia: Dicas práticas e úteis para ficar mais inteligente!

Daí Deus disse, já que você pediu sabedoria, e não riquezas, fama, a morte de seus inimigos, eu vou lhe dar muita sabedoria e ainda tudo o que você não pediu, porque aquele pedido agradou ao Senhor.

Mas, e hoje? Será que nós imitaríamos Salomão e repetiríamos sua escolha, optando pela sabedoria? Se você tivesse diante de si o Senhor Todo-poderoso aguardando sua resposta, o que você iria escolher?

Mas, antes de saber sua resposta, eu quero lhe contar uma história. Isso mesmo, senta que lá vem história… risos

Foi assim: era uma vez (sempre quis dizer isso). Ok, vamos lá, agora é sério, e ela aconteceu de verdade, lá numa cidadezinha no Norte de Mato Grosso, chamada Nova Monte Verde, onde eu morei no começo do século XXI. Estamos ficando velhos, hein?

Está gostando do post?

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Lá, naquela cidadezinha, havia uma festa todo ano, chamada de ExpoVerde, e nela havia várias atrações, atrações essas que não sei detalhar porque eu nunca participei dela por pura falta de interesse.

E nessa festa sempre havia uma espécie de rifa ou sorteio, não sei ao certo. Num daqueles anos em que eu morei lá, havia como prêmios um Uno zero km e uma TV nova.

E justo nesse ano a sorte privilegiou famílias pobres que moravam no assentamento rural do município. Até a própria população ficou satisfeita com o resultado do sorteio, porque os prêmios foram para pessoas que realmente precisavam.

Todavia, como você deve estar pensando, o que uma família pobre de um assentamento rural que não contava com infra-estrutura básica na época, sequer energia elétrica e estradas em bom estado, fariam com esses prêmios?

O que recebeu a TV a vendeu e comprou com o dinheiro uma vaca amojada (prenhe) e, um ano depois, já tinha a vaca, um bezerro e leite para suas necessidades básicas. Depois disso, não soube mais dele.

E o que recebeu o carro, o que fez? Ainda na festa, ele recebeu uma proposta de venda do veículo, e nem pegaria o carro, mas já poderia receber seu valor em dinheiro.

E, adivinhe o que ele fez: recusou. Isso mesmo, ele não aceitou a proposta, argumentando que nunca tinha possuído um carro, que precisava vir do assentamento pra cidade, 40 km de estrada de terra esburacada, já pensou? E detalhe, nem saber dirigir direito ele sabia.

Algum tempo depois começaram a acontecer as coisas que você, aí de frente à tela, já deve estar imaginando: ele caiu com o carro em valas e amassou bem a lateral do carro. Sem manutenção, o carro começou a dar problemas até que se tornou imprestável para ele.

Eu mesmo o vi andando pela cidade com o carro bastante amassado, barulhento e sujo algumas vezes, carregando toda sua família nele. Talvez ele se sentisse o máximo, mas muitos na cidade o viam como um tolo que jogava dinheiro fora.

Por fim, ele acabou se desfazendo do carro por uma fração do valor e aquilo que era para ter sido uma bênção em sua vida, acabou sendo uma grande oportunidade desperdiçada. E quantos não são assim, não é mesmo?

Quando eu morei lá, trabalhei na prefeitura. E lá, na prefeitura, vi a então Secretária de Ação Social comentando a situação desse homem que havia ganho o carro: após um tempo lá estava ele novamente na prefeitura pedindo cesta-básica para ajudar a sustentar a família.

Que fim triste para quem teve uma oportunidade de ouro nas mãos e a jogou na lata do lixo!

Afinal, quem foi mais inteligente e visionário em relação ao futuro? O que ganhou a TV ou o que ganhou o carro? Qual o seu veredicto?

Logo, você pode perceber que muito mais importante do que aquilo que acontece conosco é o que fazemos e como reagimos ao que acontece em nossas vidas.

Ajude-nos a melhorar nossos artigos respondendo à breve pesquisa abaixo:

[poll id=”24″]

E, para finalizar, sua escolha (dinheiro x sabedoria) seria diferente se eu não tivesse contado a história (real) dos pais de família sorteados?

Reflita nisso e tente aplicar o que você aprendeu aqui em sua vida. Você pode ser alguém em situação melhor no futuro!

Gostou do artigo? Avalie, comente e compartilhe com seus amigos!

Deus o abençoe.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Gosto muito de seus artigos, vêm sempre a nos abençoar e fazer-nos refletir. Aqui onde moro, Maceió-AL, aconteceu algo parecido agora no final do ano passado, logo ainda não sei o resultado final, mas uma senhora muito humilde, financeiramente falando, ganhou um carro zero em um supermercado aqui próximo e lhe foi oferecido um bom dinheiro para não levar o carro e ela o recusou, acho que a história vai se repetir… Grande abraço e continue firme nos posts ?.

pois é, Lemuel… isso que é triste né…

eu escrevi a história justamente para alertar e abrir os olhos para que outros possam aprender – e evitar – erros banais como esses!

e muito obg por comentar! são comentários assim que nos estimular a continuar. Abs!

Estudo simples, mas que nos faz refletir bastante. Gostei muito.

obg, Cláudia!

Deus abençoe sua vida, abs!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!