5 Maneiras Cientificamente Comprovadas De Se Tornar Mais Inteligente

  • Home
  • Divulgação
  • 5 Maneiras Cientificamente Comprovadas De Se Tornar Mais Inteligente
smart people

“Uma pessoa inteligente lhe dará respostas inteligentes, mas uma pessoa sábia lhe fará perguntas inteligentes”

5 Maneiras Cientificamente Comprovadas De Se Tornar Mais Inteligente

Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos. E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor. E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei. E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.

Daniel 1:17-20

Este é mais um texto relevante traduzido para os leitores do blog Desafiando Limites. Ele vem complementar outro que foi publicado ano passado, cujo título é:

3 Dicas Eficazes Para Ficar Mais Inteligente!

E as dicas de hoje são diferentes daquelas, então se você ler os 2 artigos, você vai descobrir 8 maneiras fáceis, rápidas e práticas de ficar mais inteligente que funcionam de verdade! Sendo assim, convido-o a ler o texto abaixo e o do link e também abençoar seus amigos compartilhando nossos posts com eles, que tal?

Considere assinar a newsletter do blog: não dói, não custa nada e cada vez que publicarmos algo interessante, você recebe um email com o título do artigo e um breve resumo do que foi escrito. Se gostar, é só abrir o link e vir ler no blog. Mais fácil que andar pra frente!

É só preencher seu email na caixinha abaixo e confirmar depois em seu email! Aproveito para agradecer aos que já são assinantes e pedir que continuem nos prestigiando e comentando para nos ajudar a melhorar nosso trabalho. A você que nos visita pela primeira vez ou que ainda não é assinantes, aguardo sua inscrição.  :)

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

O artigo traduzido começa no parágrafo a seguir. Boa leitura!

Há cerca de uma década, algumas pesquisas científicas iniciais sugeriram que jogos de memória podem aumentar a “inteligência fluída”, a qual tem a capacidade de resolver problemas em novas situações, independentemente do conhecimento adquirido.

Isso levou a uma enxurrada de aplicativos, livros e resultados classificatórios, todos alegando deixar as pessoas mais inteligentes. Infelizmente, alguns estudos recentes provam que o “treinamento do cérebro” (como é chamado às vezes) não tem impacto na sua inteligência geral.

A mais recente pesquisa em psicologia e neurociência, no entanto, encontrou cinco estratégias efetivas para melhorar sua inteligência. Algumas delas podem surpreender você.

1. Acredite que é possível.

Segundo um estudo citado pelo The New York Times, um grupo de estudantes receberam aulas sobre como o cérebro funciona. Metade foi informada de que era possível se tornar mais inteligente; enquanto à outra foi informado o oposto.

Quando testados nas matérias do curso, o primeiro grupo reteve 85 por cento do que eles tinham ouvido e o segundo grupo reteve apenas 54 por cento. Em outras palavras, simplesmente acreditar que você pode se torna mais inteligente, na realidade te torna mais inteligente.

Aparentemente seu cérebro toma sugestões de suas crenças e torna-se mais “cooperativo”, desse modo tornando mais fácil para os neurônios construírem conexões. Ou, como Henry Ford disse uma vez: “se você acha que consegue fazer algo ou acha que não consegue fazer algo, você está certo.”

Portanto, se esta matéria reforça sua crença de que é possível agir para se tornar mais inteligente, o ato de ler este artigo não apenas transmite informação; ele está ativamente tornando seu cérebro mais efetivo.

Dica útil: leia nosso post Amanhã, Deus vai mudar sua vida por completo!

2. Socialize mais frequentemente.

Interação social, como conversar com amigos e família, também pode aumentar a sua inteligência.

Por exemplo, um estudo conduzido de 1998 a 2004 mostrou que pessoas que tinham mais interação social tiveram alta pontuação no teste de retenção da memória em intervalos de dois anos.

Curiosamente, o conteúdo da interação social não parece ser tão importante. O efeito foi ótimo para pessoas que careciam de um diploma universitário, as quais provavelmente não estavam discutindo sobre existencialismo ou a ciência dos foguetes.

O beneficio do ser social faz sentindo quando você considera que o cérebro humano evoluiu para apresentar melhoras dentro de um contexto de “tribo.”

3. Exercite-se mais regularmente.

O conselho “exercite-se regularmente” é geralmente apresentado como uma maneira de evitar doenças relacionadas ao estresse.

No entanto, de acordo com neurociência atual, exercícios aumentam o nível do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma proteína que ocorre no sangue e no cérebro que “promova o crescimento e formação de novos neurônios.”

Uma vez que essa é a forma como o cérebro cria e reforça memórias, se exercitar é literalmente se tornar mais inteligente. De fato, o exercício cria um aumento mensurável na região do hipocampo do cérebro humano.

Experiências nos locais de trabalho confirmam isso. Há uma razão para que tantos CEOs (Chief Executive Officer) e pessoas bem sucedidas começam o dia com exercício – eles podem não saber, mas o hábito está, na verdade, tornando-os mais inteligentes e mais competitivos.

Dica útil: os exercícios que mais contribuem para aumentar sua inteligência são os aeróbicos (correr, por exemplo).

4. Beba mais café ou chá.

Vários estudos mostram que os estimulantes têm efeito positivo e aumentam o foco, liberando dopamina nas partes mais importantes de seu cérebro, aumentando a sua memória de longo prazo.

Enquanto há drogas de prescrição que fazem isto, o jeito mais fácil de elevar o nível da dopamina é ingerir uma dose robusta da velha e boa cafeína.

A cafeína também bloqueia os efeitos da adenosina, a proteína que desacelera o cérebro provocando o sono na pessoa. Menos adenosina significa que seus neurônios disparam com maior frequência, deixando você mais inteligente.

Finalmente, a cafeína libera noradrenalina, o que aumenta a sua reação, a retenção da memória, e o desempenho do seu cérebro em geral.

Dica útil: se optar pelo chá, prefira o chá verde, o verdadeiro, e use-o nas primeiras horas da manhã.

5. Sonhe acordado com mais frequência.

Ao contrário do que se acredita, deixar sua mente divagar não é preguiça mental; é exatamente o oposto. Quando você está sonhando acordado, sua mente está loucamente ativa.

Sonhar acordado estimula a imaginação e a criatividade, permitindo, por outro lado, desconectas partes do seu cérebro se juntarem com um novo caminho neural.

A pesquisa mostrou que estudantes que sonham acordado, em média, fazem melhor os testes padronizados do que estudantes que permanecem unicamente focados na tarefa em mãos.

Sonhar acordado é também o primeiro passo no treinamento da atenção plena, a técnica que Steve Jobs usou para ficar mais criativo.

Fonte: 5 Scientific Ways to Make Yourself Smarter

Achou algum erro de tradução? Avise que corrigimos!

E não esqueça de compartilhar com seus amigos, avaliar nas estrelas e deixar um comentário de incentivo, crítica ou sugestão de tema futuro. Obrigado mesmo!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!