Você sabe quais os segredos para se desfrutar uma vida feliz?

  • Home
  • Artigos
  • Você sabe quais os segredos para se desfrutar uma vida feliz?
happy-marriage-couple

happy-marriage-couple

Pois, “quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.

Você sabe quais os segredos para se desfrutar uma vida feliz?

Por Antonio Cabrera
(adaptado de texto recebido via email.)

“.. Não me instes para que te deixe, e me obrigues a não seguir-te; aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra cousa que não seja a morte me separar de ti.” Rt 1:16-17

Nesta ultima semana o jornal The New York Times publicou uma matéria intitulada “Os Segredos de Uma Vida Boa” (The Secrets to a Happy Life), baseado em uma pesquisa da Universidade de Harvard (link no final).

Iniciado em 1930, é talvez o mais prolongado estudo da vida adulta jamais realizado, acompanhando a vida de 724 homens, seus cônjuges e filhos em todos os seus detalhes, desde os seus exames médicos, analise de seus cérebros, amostras de sangue ou entrevistas.

Atualmente ainda participam da pesquisa 60 homens com mais de 90 anos cada, bem como mais de dois mil filhos do experimento.

Cresceram e seguiram as suas vidas.

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Ao longo das décadas, estes homens entraram em todas as esferas da vida. Eles se tornaram advogados, médicos, empresários e – no caso de um aluno de Harvard chamado John F. Kennedy – presidente dos Estados Unidos. Outros foram por caminhos diferentes. Alguns se tornaram alcoólatras, tiveram carreiras decepcionantes e escorregaram em até doença mental.

Alguns subiram e outros desceram.

Se você perguntasse aos jovens de hoje qual o segredo de uma vida boa, com certeza a resposta da maioria seria a obtenção de riqueza, saúde ou de fama. Mas a pesquisa chegou a um resultado surpreendente.

A arte de envelhecer bem, viver uma vida longa e feliz não está relacionada a quantidade de dinheiro que você acumula ou notoriedade que você recebe.

Infelizmente muitos ainda acreditam que a obtenção de riqueza e fama são as chaves para uma vida feliz.

Também não está no nível de colesterol. Não!

Quais foram então as lições?

Nada sobre riqueza, nem fama ou trabalhar mais.

O segredo está na força e qualidade de suas relações com a família. Está no grau de satisfação que você sente nas suas relações familiares.

Os pesquisadores chegaram a seguinte conclusão: se pudéssemos prever se seriam felizes aos 80 anos, voltamos aos 50 anos e concluímos que não foi o nível de colesterol, mas foi o grau de satisfação que sentiam nas suas relações mais íntimas.

É uma resposta simples, mas extremamente poderosa: a vida boa é uma vida de um bom casamento e bons relacionamentos. Esta é a ideia que o estudo quer divulgar.

Para tanto, além de jornais, recorreram também a vídeos e em uma recente TED Talk (no final do texto coloquei o vídeo) que já recebeu mais de sete milhões de visualizações o pesquisador, quando acaba de apresentar a conclusão do estudo, para e declara:

“Uau, isto é o conselho de nosso pastor!”

Bingo!

A Bíblia tem assegurado que a família é a melhor escola da vida e uma verdadeira enfermaria do amor. Ninguém no leito da morte dirá que gostaria de ter passado mais tempo no trabalho…

O que é preciso para viver uma vida boa?

Leia a Bíblia.

Milhares de anos antes de Harvard a moabita Rute, de um povo que não fazia parte de Israel, descobriu isto e se tornou uma das cinco mulheres mencionadas na genealogia do Senhor Jesus,  entendeu bem o recado:

“e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” Ex 20:6

O artigo citado é este aqui: The Secrets to a Happy Life, From a Harvard Study

E a palestra TED é esta aqui:

Aproveite sua vida. Alguns dias podem ser mais difíceis que os outros, mas ainda assim vale a pena viver.

Obrigado por sua visita! Comente dizendo o que achou e avalie o texto, agradeço de coração. E, claro, compartilhe com seus amigos!

Deus o abençoe.

 

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Vou ter que contestar um pouco… concordo que o relacionamento familiar é a base de tudo… mas, sempre que se fala em uma vida feliz há sempre uma conexão com um casal, ou seja, a impressão que se fica é que só se é feliz tendo um companheiro/a… A primeira coisa que me chamou a atenção nesse artigo que se intitula "os segredos para se desfrutar de uma vida feliz" foi a foto de um casal bonito e aparentando muita felicidade… Isso é como dizer que os solteiros, por opção ou não, não desfrutam de uma vida feliz… Me desculpe pela sinceridade… o artigo é bom, mas um pouco exclusivo… ou talvez eu esteja me excluindo do grupo dos "felizes" por não ter um companheiro, não por opção, mas por que ainda não fui agraciada por Deus com esse meu desejo de anos… mas nem por isso não quer dizer que eu não seja feliz… sou sim, por que sei que estou na graça de Deus! E também pq honro e amo a minha família, constituída de pais, irmãos, cunhados e sobrinhos.

oi Marilza, tudo bem?

primeiramente, obg por comentar! segundamente (risos), a foto é ilustrativa/representativa, não taxativa. como eu poderia dizer que a felicidade só existe a 2 se o apóstolo Paulo vivia em celibato?

portanto, ser casado não é requisito para ser feliz, embora ajude sim. mas, quando o relacionamento a dois está fora dos padrões divinos, ele se torna foco de problemas, stress e angústia.

de todo modo, grato por comentar e trazer à tona esse aspecto do post que não ficou bem claro :)

Deus abençoe!

ah, outra coisa Marilza, o segredo é ter bons relacionamentos, e isso envolve pais&filhos, irmãos, amizades, etc.

leia novamente e vc verá que não é bem o que vc pensou que era ;)

abs!

Muito esclarecedor! Embora sabemos da importância de viver bem em família, acabamos muitas vezes esquecendo quão grandioso são os relacionamentos…
Um estudo desse nos faz refletir a preciosidade que temos, nos mostrando o verdadeiro valor de um ambiente familiar saudável.
A Paz

o estudo original em inglês é muito instrutivo e esclarecedor, mas o irmão Antonio fez um resumo bem fiel e interessante.

de fato, muito bom e esclarecedor o artigo. e obg por comentar, amada!

=)

Muito bom! Creio que Deus nos fez com propósitos entrelaçados, justamente para não nos sentirmos sós. Venho de uma família que esse tipo de laço não foi desenvolvido. Espero um dia curar-me.

obg, Claúdia, por seus constantes e abençoados comentários.

com certeza Deus vai continuar abençoando vc por estar se preocupando e procurando crescer a cada dia na graça e no conhecimento do Senhor.

abs,

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!