14 de Maio – Procrastinação, um vício perigoso

procrastinação
procrastinação

adianta se esconder?

14 de Maio – Procrastinação, um vício perigoso

    Naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara. (Gn 17.23.)

A obediência imediata é o único tipo de obediência que existe: obediência adiada é desobediência. Todas as vezes que Deus nos chama a um dever, está-nos oferecendo uma aliança com Ele; desempenhar o dever é nossa parte, e Ele fará a Sua parte abençoando-nos ricamente.

A única maneira de obedecermos é obedecer “naquele mesmo dia”, como fez Abraão. De fato, nós muitas vezes adiamos o cumprimento de um dever, e então, mais tarde, o desempenhamos tão bem quanto podemos. Bem, é melhor fazer assim do que não fazer. Mas, por melhor que saia, não deixa de ser uma maneira pobre e deficiente de cumprir o dever.

Um cumprimento adiado nunca pode trazer a bênção total que Deus pretendia dar-nos e que teríamos recebido, se cumpríssemos o dever o mais cedo possível.

É uma pena o dano que causamos pela procrastinação, tanto a nós como a Deus e aos outros. “Naquele mesmo dia” é a maneira de a Bíblia nos dizer: “Faça-o agora.” — Messages for the Morning Watch

Lutero dizia que “o verdadeiro crente crucificará a pergunta: ‘Por quê?’ Ele obedecerá sem perguntar.” Eu não quero ser daqueles que, se não virem sinais e prodígios, não crerão. Eu quero obedecer sem questionar.

“A obediência é fruto da fé; a paciência é o viço desse fruto.” — Christina Rossetti

A leitora Andrea fez uma importante contribuição, indicando o seguinte teste: Que tipo de procrastinador é você? Ou então copie http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc (caso o link não funcione)

Esse teste é baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin: It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997.

Obrigado, Andrea! :)

Este post faz parte de uma série de postagens devocionais que pretendo por em prática este ano, para abençoar meus leitores. Texto retirado de Mananciais no Deserto, de Lettie Cowman, Editora Betânia. Infelizmente, esgotado. Mas você pode ler uma versão online aqui, no GDrive.

Divulgação do blog Desafiando Limites.

Gostou? Avalie nas Estrelas, compartilhe no +1, Twitter, Facebook, etc ou deixe seu comentário. Obrigado!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Gostei muito do post! O teste deu um resultado com o qual me identifiquei muito! Precisava ler isso pois estou tendo muitas dificuldades em dar o play em um projeto… somos todos procrastinadores, em alto ou baixo nível! Ficamos sempre dando "desculpas" até mesmo sem perceber, se é algo para Deus, muitas vezes focamos tanto na dificuldades que esquecemos que ELE é Deus! É quem nos capacita! Então quando Ele diz, faz, faça logo! To muito feliz por essa mensagem ter chegado a mim, creio que Deus me trouxe até aqui, esta sempre nos dando chances, Deus é muito bom e misericordioso. Você não tem idéia do efeito que me provocou. Simplesmente vou deixar de lado meus receios e começar a executar o que Deus me chamou pra fazer imediatamente, confiando na sua promessa de me capacitar. Há muitos gigantes, lutando para impedir, o próprio inimigo mas, Deus é maior que todos Eles transforma toda muralha em pó! Glória a Deus! Glorifico a Deus por essa palavra! Obrigado meu irmão! Fica na paz de Cristo!

oi Denise, que bom que gostou!

estou tentando lutar pesado contra a procrastinação e tenho visto que apesar de difícil, é possível vencer, com persistência, estratégia e ferramentas adequadas.

obg pelo comentário e que o Senhor abençoe seu projeto para a glória dEle.

Já estava indo corrigir e vi que já o havia feito. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Compartilhe com o pessoal! Abraço.

claro, Andrea.

eu fiz o teste, gostei – não do resultado… haha

obg pela indicação, acho que vou colocar no próprio post, pra ser mais útil.

abs!

Aproveitando o assunto, a quem interessar, um teste para identificar seu tipo de procrastinador:
http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-pr… ‘http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc’ (caso o link não funcione)

É baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin (“It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997).

obg, Andrea!

mas o link está quebrado, observe:

Oh My! (404)
We searched high and low, but we couldn’t find what you were looking for.

está certo esse link?

EDIT: JÁ CORRIGI ;)

muito legal o teste!

:)

Interessante como temos a capacidade de adiar as ordens dadas por nosso mestre, no entanto, peço ao meu Senhor maior discernimento para que possa cada vez mais está atento ao seu mandado.

é verdade, Jozué, eu mesmo sou um dos que sofre com esse problema…

abs, apz.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!