Você quer ter sucesso? É simples: Basta não complicar as coisas!

lost and confused focus

Perdido e confuso? Quem nunca…

Você quer ter sucesso? É simples: Basta não complicar as coisas!

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; (1) mas (2) uma (3) coisa (4) faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,” Grifos acrescidos

Filipenses 3:13

Vou iniciar este post com uma afirmação ousada, atrevida mesmo: a leitura deste artigo tem o potencial de mudar radicalmente sua vida, de literalmente virá-la de cabeça pra baixo! E com essa declaração ousada eu quero dar a você a liberdade de me avaliar negativamente no final do post caso isso não aconteça. E se você decidir assim o fazer, eu não ficarei triste, nem um pouco, na verdade.

E quer saber o porquê?

É simples, se você não gostar é porque provavelmente já está colocando em prática na sua vida aquilo que vou ensinar aqui. E o que mais um autor quer do que saber e apreciar que seus leitores são pessoas capazes e brilhantes, protagonistas de suas próprias histórias e que estão deixando sua marca no mundo? Mas, se quiser me avaliar positivamente, testemunhando que está no caminho certo, fazendo a coisa certa, fique à vontade, ok?

Mas, e se no final você quiser deixar uma avaliação ou comentário positivo, então eu vou ficar triste? De modo algum! E quer saber por quê? É simples: eu ficarei muito feliz e satisfeito de saber que o que escrevi está ajudando pessoas a mudar sua vida, e mudar para melhor. Tem coisa melhor pra um autor descobrir isso, que seu trabalho é relevante e útil para as pessoas?

Mas, como surgiu isso? De onde foi que tirei essa ideia? Bem, não posso ser desonesto e ganhar todo o mérito, roubar os louros assim de forma descarada. A faísca surgiu ao ler o livro A ÚNICA Coisa – O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida, de Gary Keller e Jay Papasan. É um livro muito bom, recomendo que você o adquira e leia – comecei a ler há poucos dias e estou quase na metade, e gostando bastante. Pode comprar sem medo.

E tive esse insight enquanto estava lendo no ônibus, veja só você! Aqui a capa do elemento, pra você identificar quando o vir: foco resultados extraordinarios

Mas, ainda sendo honesto, o que eu fiz foi relacionar a ideia dos autores com meu conhecimento e entendimento bíblico sobre o tema, fazendo o link entre o conhecimento secular e a sabedoria bíblica milenar. Inclusive, talvez você já saiba e tenha até lido, eu já tratei disso em vários posts aqui mesmo no blog Desafiando Limites, sendo que um deles foi construído em cima do mesmo versículo que abre o post, de Filipenses 3.13.

O artigo é este daqui: 9 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado. Pode conferir se duvidar. Mas não esqueça de voltar aqui e ler este post também, ok?

Vamos ao que interessa, que é provavelmente a ÚNICA coisa que fez você vir aqui ler o blog hoje, certo?

Ah sim, mais uma coisinha antes de continuar, vou dar os ganchos mentais pra você se lembrar do que escrevi mesmo depois que sair do blog e voltar ao mundo real. Preciso apenas que pegue um pedaço de papel, pode ser pequeno mesmo, e uma caneta ou lápis. Sempre que quiser se lembrar deste post, é só pegar o papel, ler os ganchos e lembrar rapidamente, ao ponto de saber explicar para qualquer pessoa.

Mais uma promessa ousada, não é mesmo? Mas, eu conheço meus leitores – sei do quão capazes e inteligentes eles são. Pelo menos os que comentam, me mandam email, conversam pessoalmente comigo, desses eu posso falar. E dos que não comentam ou não me conhecem pessoalmente, não tenho motivos pra achar que não são tão inteligentes quanto os demais.

Estou errado em pensar assim? Acho que não.

Está gostando do post? Assine nosso blog!

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Ok, valendo agora. Do verso citado, vou lidar apenas com aquela parte em destaque, ok?

(1) MAS

O que significa esse MAS, você faz alguma ideia? Não? Esse mas – uma conjunção adversativa – quer dizer que você não deve ser mais um, simplesmente seguir a multidão, deixar-se levar pela maré, ir com a boiada. Muita gente tem um mesmo tipo de pensamento, um mesmo tipo de comportamento e um mesmo jeito de ser. Mas você não precisa ser igual aos outros. Você pode ser diferente.

Para que você se lembre desse tópico e jamais esqueça – J A M A I S – vou lhe ensinar de um jeito super fácil. Lembre-se da sigla PSF, ok? Não, não é Programa de Saúde da Família. Mas, ao se lembrar disso, você vai automaticamente se lembrar de PSF e, por tabela, vai se lembrar o que significa esse MAS.

Pronto, então? Podemos seguir?

Pense Diferente (P)

Se você quer ter sucesso na vida, é bom que saiba que em algum momento da sua vida você vai ter que começar a pensar diferente do resto das pessoas, principalmente daqueles que nem conquistaram o sucesso e ainda ficam torcendo pelo fracasso dos outros. Se você pensar como esses, vai acabar da mesma forma que eles: fracassado e com inveja do sucesso alheio.

Tenha também em mente que pensar diferente dos outros vai fazer com que você, em algum momento, acabe se indispondo com alguém. Hoje em dia, nesse mundo onde o lixo do politicamente correto, que quer impor uma visão monocromática de mundo, você ousar pensar diferente dessas pessoas é a suprema heresia, pensar diferente torna-se, assim, um ato revolucionário.

Seja Diferente (S)

Da mesma forma que o item anterior, e se você começar a pensar de forma diferente da que está acostumado e, claro, diferente do que as outras pessoas pensam, você vai, naturalmente, começar a ser uma pessoa diferente. Não sei se você sabe, e se ainda não sabe, fique sabendo: você é aquilo que você pensa! Você é o resultado visível de seus pensamentos, é a forma corpórea daquilo que se processa dentro de seu cérebro. Pense diferente e você vai acabar sendo uma pessoa diferente. Simples, né?

E ser diferente, meu irmão… não é fácil. Ser diferente é pedir pra ter problemas nesta vida. As pessoas começam a apontar e questionar: você mudou, o que foi que aconteceu? Quem já mudou certamente também já passou por isso. E é um saco (perdoe a expressão de desabafo, por favor) ter que ficar respondendo certas coisas, dando satisfação da sua vida pros outros, principalmente pra certas pessoas que não acrescentam nada em sua vida e ainda ficam insinuando que só vão lhe aceitar se você voltar a ser o que ou quem era antes… Ninguém merece.

Mas, quem muda, e muda de verdade, não volta a ser o que ou quem era antes, ainda mais pra tentar agradar quem quer que seja. Mudar não é ruim, meu amigo. E se alguém gosta mesmo de você, vai aceitar sua mudança. Apenas tenha certeza que você está mudando para melhor, senão você vai acabar perdendo as pessoas que interessam e ficando apenas com os puxa-sacos.

Me perdoe ser tão direto, mas isso é o que você precisa saber, mesmo que não seja o que você queria ouvir. Lembra que eu disse que este texto poderia mudar sua vida? E que eu lhe dei a liberdade de não gostar dele? Sabe por que eu fiz isso, também? Pra eu ter a liberdade de dizer o que eu quero e acredito, sem amarras e sem receios. E, claro, pra colocar em prática o que estou lhe dizendo pra fazer.

O que, aliás, é o próximo item.

Faça Diferente (F)

Não adianta. Pensar diferente fará de você uma pessoa diferente. E isso vai fazer com que você comece a fazer as coisas… diferente de antes. Será que você está mesmo disposto a começar a pensar diferente do que antes? Desculpe, mas se você está lendo até agora, você já começou a pensar diferente de antes, está questionando pensamentos arraigados, coisas antigas e talvez até mesmo aquelas idéias que lhe deixavam confortável e… acomodado. Porque é cômodo viver da mesma forma, do mesmo jeito, sem mudanças, sem alterações, sem… novidades.

Mas, vale a pena viver uma vida de mesmice, uma vida de comodismo e sem novidades? Será mesmo? E as surpresas, onde ficam? Deixe-me dizer algo a você: Deus não criou você para um vida de mesmice! Ele criou você para viver em novidade de vida! E é por isso que você está aqui e ainda continua lendo este post, mesmo sentindo algum desconforto ou, quem sabe, raiva? Pode ser, se estiver sentindo raiva, deixe ela fluir. Talvez esteja em lágrimas… não sei.

Mas, sua vida não será mais a mesma, disso eu tenho certeza. Você sairá daqui diferente, eu sei. Você vai pensar diferente. Você vai ser uma pessoa diferente. Talvez ao ponto de alguém se encontrar com você e dizer, surpreso: “nossa, como você está diferente! quase não reconheci você”!

Sim, você será uma nova pessoa: com pensamentos diferentes, com atitudes diferentes e, evidentemente, com postura e comportamento diferentes também! Você vai se destacar na multidão, não será apenas mais um e nem um a mais somente. Deus chamou você pra ser diferente, pra ser alguém diferenciado, e não pra ser igual a todo mundo.

Ele quer que você seja diferente. Mas, e você, está disposto a obedecer ao Senhor e ser, de fato, diferente? Vai encarar esse desafio?

Mas, talvez você esteja se perguntando: o que eu vou ganhar com isso? Muita coisa, acredite em mim. Vai valer muito a pena, você só tem a ganhar. Aliás, não apenas você: todos ao seu redor vão ganhar também. Como? É simples: você vai começar a fazer diferença na vida da pessoas ao seu redor! Vai impactar e vai influenciar a vida delas para melhor. Isso responde a sua pergunta?

Tenha certeza de uma coisa: nem você e nem elas serão as mesmas!

E tudo isso graças ao bendito PSF! Gravou? Viu como foi fácil? Podemos seguir em frente?

(2) UMA

Este tópico também é muito simples e fácil de entender, lembrar e por em prática. Quer apostar? Não aposte, porque você não vai ganhar. Aliás, vai ganhar sim: nunca mais vai esquecer! Veja como é simples, é só lembrar da seguinte fórmula: 201. Sim, isso mesmo: 2-0-1 (duas –  zero – uma).

Vamos desenvolver essa fórmula para o sucesso juntos?

Uma não é Duas! 1 ‡ 2

Como assim, Wallace, uma não é duas? Isso eu sei, está na cara, aprendi na primeira série, me dirá você. Bom, quando eu estudei, lá no século passado, eles ensinavam isso na 1ª série, e espero que ainda estejam ensinando, porque é muito importante que as crianças saibam isso logo de início. Sabe por quê? Porque as crianças precisam aprender a ter foco, a fazer uma coisa de cada vez.

Nesse mundo esquisito que estamos vivendo, é muito comum nós perdermos o foco, com tantas coisas competindo por nossa atenção. E com a falácia da multitarefa (no livro acima esse assunto é bem abordado), essa mentira bem elaborada de que seríamos capazes de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, nós somos forçados a tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas só o que conseguimos é ficarmos estressados e com a sensação de falta de tempo pra fazer tantas coisas juntas!

Quando eu digo que uma não é duas, eu estou dizendo a você, caro leitor, que você – mas só se você quiser ter sucesso, claro -, precisa focar naquilo que importa, uma coisa de cada vez. Focar é escolher, é dar prioridade àquilo que importa. Existe muita coisa interessante pra se fazer, mas não é nelas que você deve se focar.

E o que você deve fazer, então? Você deve analisar e descobrir quais são as coisas realmente importantes pra sua vida e, depois de ter feito isso, escolher dentre essas coisas importantes, aquela que é indispensável ou a mais importante de todas e, então, fazer essa única coisa. E fazê-la bem feita. Depois você faz a fila andar e se concentra na segunda coisa mais importante. Quer uma explicação mais mamão-com-açúcar que essa?

Mas, se você ainda não está convencido de que você deve dar prioridade somente naquilo que importa e focar, ou seja escolher a coisa mais importante de todas, eu vou chamar um amigo meu pra te convencer. Jesus, vem aqui e fale pra essa pessoa como se faz:

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (grifos acrescidos) Mateus 6:24

Em resumo: pare de tentar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo!

Ficou convencido agora? Sigamos.

Uma não é Zero! 1 ‡ 0

Acima você aprendeu (aprendeu né? por favor) que dentre tudo aquilo que está tentando chamar sua atenção, existem as coisas que realmente importam (suas prioridades) e aquilo que você tem que fazer (focar) para conquistar o sucesso. Entendido isso, o passo seguinte é entender que assim como fazer várias coisas ao mesmo tempo, não fazer nada também não é uma opção para quem quer ser bem-sucedido na vida.

Sim, caro leitor, a vida é dura, igual rapadura, que é doce, mas não é mole não! Fazer nada é garantia certa de fracasso e frustração, de ver a vida passar batida e as oportunidades sendo desperdiçadas, perdidas. É isso que você quer, ver a vida passando diante de seus olhos sem ser vivida? Acho que não.

Então, se o seu desejo é conquistar o sucesso e ser bem-sucedido, será necessário arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, ou seja agir! Então, meu caro, vamos sair desse zero a zero, marcar um gol de placa e correr pro abraço, que tal? Se você fizer isso, saiba que você deixará de ser um zero à esquerda e assumirá a posição de protagonista de sua própria história.

Com certeza vai valer a pena! Pra finalizar, é claro que você sabe disso, mas não custa relembrar: só depende de você, e mais ninguém, fazer alguma coisa.

Uma é uma mesmo :)  1 = 1

Ué, você pensava o quê, que uma não era uma? É claro que é, uai: uma é uma! risos

Mas, e essa é a grande questão, o que significa isso de que “uma é uma”? É simples, não se afobe, vou explicar de um jeito bem facinho de você entender. Vamos lá.

Você já entendeu porque uma não é duas e nem é zero, agora você vai captar a última e mais importante lição sobre UMA. Essa “uma” significa que aquilo que você decidiu fazer, que é a coisa mais importante a ser feita, que é a coisa que deve receber sua inteira atenção, provavelmente não é uma coisa muito fácil a se fazer. Surpreso? Espero que não.

E, não sendo fácil dela ser feita, você vai encontrar obstáculos e dificuldades no caminho antes de conseguir fazer a coisa andar e funcionar a pleno vapor. Sem surpresas aqui também, certo? E, claro, haverá momentos de desânimo, aqueles momentos em que você vai querer jogar tudo pro alto, vontade de desistir mesmo. Quando chegar essa hora, o que fazer?

Você tem que encarar a situação com firmeza e mostrar o valor que você tem, lutando por aquilo que é importante pra você, certo? Ora, só porque você está enfrentando dificuldades e obstáculos, isso não quer dizer que você precisa desistir de seus sonhos e projetos, abandonar aquilo que significa tanto pra você, não é verdade?

Continue investindo seu tempo e esforços nessa UMA coisa que torna sua vida cheia de significado, que é o sonho a ser realizado. As dificuldades existem, mas não quer dizer que são insuperáveis. Poucas coisas na vida resistem à dose certa de esforço e perseverança. Se você investir a quantidade certa dessas duas coisas, aquela uma coisa vai acontecer. Tenha fé. E vamos seguir em frente.

(3) COISA

Não perdeu o fio da meada não, né? Estamos falando só da parte destacada do versículo, lembre-se, não é do versículo todo. E agora vamos falar sobre o que significa essa COISA aí de cima.

Aliás, coisa virou algo tão importante que recebeu vários significados e sentidos: virou ação (vamos coisar), estado de espírito (estou coisado), atividade continuada (estão coisando) e até sinônimo de trem, lá nas Minas Gerais: “pega os trem que a coisa tá chegando”.

E antes que você se sinta coisado com tanta coisa acontecendo, porque é coisa pra lá, é coisa pra cá, é muita coisa pra sua cabeça, não é mesmo?

Mas, podia ser pior, em vez de falar da coisa, eu poderia falar daquilo, já pensou? Pois bem, vamos deixar aquilo pra lá, na Escolinha do Professor Raimundo, pra lá de Barbacena. Aliás, RIP Chico Anísio ='( já não se fazem mais humoristas como antigamente. Enfim, vida que segue e morte que nos persegue.

Vamos voltar pra coisa que a gente ganha mais. Mais coisa pra falar e pensar. E vamos coisando, que a coisa não tá brinquedo não!

Coisa é algo concreto

Uma grande tentação que sofremos no caminho do sucesso é, sem dúvida, ter muitas ideias e nenhuma ação. O que acontece nesses casos? É simples, nós ficamos com a coisa na cabeça, mas não botamos a coisa pra girar.

Portanto, uma coisa é algo que existe no mundo real, no mundo material e concreto. É algo que deixou o reino do abstrato e se tornou algo factível, visível. Em outras palavras, é uma ideia que deu certo, que vingou. Então, meu prezado, faça um favor a você mesmo, dê mais um passo em direção ao sucesso tirando esse coelho da cachola e coloque o bichinho em cima da mesa!

Não fique apenas no pensamento, no mundo da fantasia, saia da ilusão de achar que pensar é o mesmo que executar. Não, não é. Quem vence é quem age, não quem fica indefinida e interminavelmente pensando, pensando, pensando… Já imaginou se eu ainda estivesse pensando em escrever este post, mas não pusesse os dedos no teclado?

E com isso você aprende outra grande lição: é possível agir e pensar concomitantemente. E, nesse processo, você testa e corrige erros. Tá gostando das dicas? Espero que sim. Fazem sentido pra você? Aliás, sentido é o que vamos ver agora.

Coisa é algo que possui significado

Pense em uma coisa. Pensa aí, vai. Rapidinho. Pensou? E aí, que jeito ela é? Tem cor e textura? Qual é sua forma? Se você está sofrendo um pouco pra definir sua coisa, não se estresse, isso é normal. Sabe por quê? Porque faltou um elemento primordial pra te ajudar nessa tarefa: falar sobre significado, sentido e, claro, utilidade.

Uma coisa que não tenha sentido, faz sentido essa coisa, seja ela qual for? Acho que não. Pense em uma coisa que não possua significado, é possível? Difícil, né! Praticamente tudo – falo das coisas – aquilo nos cerca possui um sentido, um significado. E quando adicionamos utilidade às coisas, nós estamos definindo coisas que nós possuímos, admiramos ou desejamos, não é verdade?

Portanto, caro aspirante a pessoa bem-sucedida, se o primeiro passo era tirar a coisa da cabeça, o segundo é dar sentido a essa coisa. Sabe por quê? É simples: você só vai se esforçar e se comprometer em fazer ou lutar por algo que tenha significado para sua vida, que seja parte de sua história. Como você guarda as coisas na memória? Por meio de histórias que façam sentido, que tenham significado, concorda?

E aqui vai mais uma dica matadora: comece a eliminar da sua vida as coisas sem sentido. Vá limpando da sua vida tudo aquilo, sejam coisas, pensamentos ou ideias que não façam sentido e que não trazem nenhum significado pra você, ok? Você nem faz ideia o quanto isso vai te fazer bem. Um conselho desses não tem preço, não é mesmo? Obrigado. De nada.

Coisa é algo que tem valor

E já que falamos de coisas sem preço, nada melhor do que lembrar que as coisas mais importantes de nossa vida possuem valor. E vou me permitir puxar sua orelha, tudo bem? É o seguinte, brother: se você não dá valor às coisas importantes da vida, das duas uma: ou você está com seu sistema de valores todo atrapalhado ou confundindo preço com valor.

Pra simplificar a diferença entre preço e valor eu vou dar o melhor exemplo ever: pessoas que possuem um preço não valem nada. E as pessoas de valor não podem ser compradas por preço algum. Saber em qual grupo você está vai definir duas coisas (olha a coisa aparecendo aí de novo) muito importantes: o seu nível de sucesso e a longevidade desse sucesso.

Assim, se você sabe qual é a diferença entre preço e valor (claro que sabe), não caia na armadilha da osTENTAÇÃO (captou a sacada?) e escolha ficar do lado das pessoas de valor. Afinal, estar na companhia de pessoas nobres e valorosas vai fazer de você alguém também valorizado, nem que seja por osmose!

E se você for um daqueles que valorizam as coisas, você vai começar, naturalmente, a buscar e se cercar de coisas de valor. E, obviamente, as pessoas vão começar a ver você com outros olhos: elas vão começar a enxergar o valor que você tem.

Resumindo, se esforce pra ver o valor das coisas porque essa é a forma mais rápida e eficaz de você valorizar a si mesmo! Vai fazer isso?

(4) FAÇO

Lá em cima falamos das coisas, certo? De tirar as coisas da cabeça e trazê-las para o mundo real. Digamos que você captou minha ideia e ficou convencido de que isso é o melhor a se fazer. Agora, você se pergunta: mas como eu faço isso? Como colocar minhas ideias em prática, como transformar meus sonhos em realidade?

Excelentes perguntas! Gosto de leitores inteligentes assim, fico entusiasmado e inspirado para escrever artigos relevantes e trazer algo de útil para pessoas assim como você. Então, para facilitar pro seu lado, porque hoje estou de bom humor, vou pegar no seu braço e te ensinar o caminho das pedras, ok?

Vamos lá, é simples, você vai ver.

Eu me esforço naquilo que eu faço

Pra começar, fazer é algo que demanda esforço. Qual é o mote do preguiçoso? Depois eu faço! E ele faz? Faz nada! Eu sei, porque já fui um preguiçoso de marca maior, daqueles tão preguiçosos que eu tinha preguiça até mesmo de pensar. E era acomodado também. Mas o que foi que aconteceu pra eu deixar pra trás a vida de comodismo e preguiça? Cansei de ser e me sentir um derrotado, um zé-ninguém.

Ah sim, eu também cansei de viver à sombra dos outros, de ser um arremedo de gente, um rascunho de perdedor. E, claro, cansei de viver na pindaíba, esquina da Rua da Amargura, no Bairro dos Fracassados, na Cidade dos Desiludidos, no país dos Derrotados. E, por isso, eu mudei.

Daí eu me vi na seguinte situação: se eu quiser sair dessa vida de mesmice e miséria, vou ter que arregaçar as mangas, botar a mão na massa e sujar os pés na lama. E foi o que fiz: mudei minha mentalidade, virei a chave do pensamento, comecei a agir e me comportar como um vencedor, mesmo ainda não sendo e… voi lá, cheguei lá. Ou aqui, sei lá. Já não sei bem ao certo.

É tanto lugar que eu já fui, tantos sonhos que realizei que eu acho que o sucesso não é um destino, mas uma jornada. É também a capacidade de ir em busca de seus sonhos, e desfrutar dessa jornada enquanto se está na estrada. E como foi que eu conquistei tudo isso? Com esforço. Aliás, com muito esforço.

Esse é o grande segredo: faça força. Pra você nascer, alguém teve que fazer força. Agora é a sua vez, se quiser ver a luz do sucesso brilhar pra você.

Eu me envolvo naquilo que eu faço

Vamos ser honestos: existem poucas coisas que podem dar certo se a pessoa não quiser se envolver, no sentido de se comprometer com aquilo. Vamos conferir? Relacionamentos: podem vingar sem envolvimento, sem comprometimento? Não. Trabalho em grupo e sociedade: funciona sem comprometimento das partes? Never. O que mais? Crescer e se qualificar profissionalmente? Claro que não!

Olha, vou te contar um segredo, mas só pra você, querido leitor. Houve um tempo, não muito tempo atrás, que eu estava desanimado com várias coisas. Escrever aqui no blog era uma delas. O que foi que aconteceu? Aos poucos, eu fui diminuindo o ritmo, parando de escrever, sem me importar muito com algo que já foi uma das minhas maiores paixões. O blog quase ficou relegado às moscas. Em suma: tirei o corpo fora, parei de me envolver.

Ele estava descendo a ladeira, perdendo relevância a cada dia. Eu não tinha mais ânimo nem inspiração pra escrever. Aliás, faltava ânimo pra muita coisa na minha vida… Mas, graças a Deus, as coisas foram mudando aos poucos, eu fui me recuperando daquela situação desagradável e comecei novamente a me envolver com as coisas que havia deixado de lado.

Este artigo que você está lendo agora, caso não tenha percebido, é fruto desse rejuvenescimento pessoal e intelectual que estou experimentando :)

Perceba, então, que a diferença entre ter sucesso e fracasso pode ser explicada por (embora não somente, mas também por isso) envolver-se ou não com algo. Se aquela que é a coisa mais importante e que mais lhe trará resultados não puder contar com seu envolvimento, estará inevitavelmente fadada ao fracasso. Envolvimento é um ingrediente indispensável para o sucesso. E o seu sucesso, deixe isso entrar nessa sua cabeça-dura, depende de seu total envolvimento nisso.

Mas, sabe por que muitos não querem se envolver? Por medo de perder, não querem assumir riscos. Mas, se o sucesso é o que você almeja, os riscos fazem parte do processo.

Eu me arrisco naquilo que eu faço

Tal como envolver-se, poucas coisas que são boas e valem a pena na vida estão livres de riscos. Vamos testar algumas delas: namorar, noivar e casar envolvem riscos. Trabalhar e ganhar dinheiro, também. Amar, idem, e quanto risco envolvido não é mesmo? Na verdade, viver como um todo, envolve riscos, e muitos.

E, evidentemente, ser bem-sucedido é em grande parte uma sábia gestão de riscos. E acerca de riscos, convém lembrar que esses podem variar em intensidade, quantidade e longevidade. Intensidade significa o tamanho do risco e seu impacto: quanto maior o risco, provavelmente maior o ganho ou o prejuízo também. Quantidade não tem segredo, refere-se ao número de riscos envolvidos, se muitos ou poucos. E longevidade fala sobre quanto tempo pode perdurar o risco, se é de curto ou de longo prazo.

Na verdade, sendo bem sincero e direto, viver é a coisa mais perigosa que existe: enquanto você estiver vivo, vai correr o risco de morrer todos os dias. É a vida, e é assim que a vida é. Desde que Deus disse a Adão “certamente morrerás”, ninguém escapa de viver a vida de forma arriscada. Ninguém.

Todavia, se a vida é um constante correr riscos, por que não aproveitar isso a nosso favor? Como? É simples: vamos viver correndo riscos controlados, conscientes dos riscos que estamos correndo e, principalmente, vamos nos arriscar por aquilo que vale a pena corrermos riscos: nossos entes queridos, nossos sonhos e projetos, por exemplo!

Enfim, tudo aquilo que pode nos fazer olhar para trás depois de conquistarmos nossos objetivos e dizer: “valeu a pena o esforço”!

Agora, enquanto você está coçando o queixo refletindo nisso, deixa eu te dizer algo que vai fazer você economizar muita dor-de-cabeça: pare de se preocupar com coisas bobas e banais. Isso só serve pra consumir sua preciosa energia que será muito melhor gasta trabalhando em prol de seu sucesso. Entendeu ou quer que eu desenhe?

Vamos recapitular?

Mas significa que, pra se destacar, você não pode ser igual a todo mundo!

Uma significa que você precisa focar naquilo que importa, no que realmente interessa e vale a pena!

Coisa representa algo concreto e factível, e não uma ideia abstrata e sem sentido real.

Faço representa tudo aquilo que está a sua mão pra ser feito e que cabe a você fazer, sem desculpas.

E agora, José?

Agora é com você: Qual será sua decisão agora que sabe de tudo isso?

Em primeiro lugar, por favor, pare de olhar pra tela com esse olhar meio desconsolado, achando impossível colocar em prática tudo o que falei aqui. Talvez você esteja pensando que porque pra mim deve ser fácil, eu quero empurrar goela abaixo de todo mundo o que eu sei. Deixa eu te dizer duas coisinhas antes de você sair do blog, ok?

A primeira: eu sei que não é fácil. Não é fácil pra ninguém, nem pra mim. Sabe, eu luto todos os dias pra tentar fazer isso que descrevi acima. E tem dias que eu falho miseravelmente. Tem dias que eu não consigo. Tem dias que eu acordo desanimado e abatido. Mas, mesmo nesses dias, eu me lembro que existe UMA coisa a ser feita, e eu preciso tentar, mesmo sem vontade, mesmo sem forças, mesmo achando que não vai dar.

Porque, apesar de meus medos, receios e temores, eu sei o que precisa ser feito, e que tem que ser feito por mim. E eu não posso fugir de minhas responsabilidades. Não quer dizer que não tenho vontade. Mas, mesmo diante da tentação de desistir, eu preciso insistir. É isso.

A segunda coisa: eu não quero obrigar você a fazer nada que você não queira fazer. O que eu quero é tentar abrir seus olhos de que você é capaz de fazer o que é necessário para chegar onde você quer, que é possível você se tornar uma pessoa bem-sucedida e fazer do sucesso e realização, essas palavras escorregadias, algo mais frequente em sua vida diária.

Será que eu estou tão errado em acreditar em você? Será mesmo que estou perdendo meu tempo apostando em você? Acho que não. E mesmo que você não esteja acreditando em você, eu vou apostar em você mesmo assim. Eu vou assumir esse risco.

Por que, então, você não vai à luta e tenta se tornar um vencedor? Afinal, você não tem nada a perder, não é verdade?

Gostou do artigo? Que tal deixar seu comentário se ele ajudou você de alguma forma? Avalie e compartilhe com seus amigos! E obrigado por ler este artigo e prestigiar o blog Desafiando Limites!

Que Deus abençoe sua vida.

Ah sim, que Deus recompense você por ter lido tudo. Sério mesmo. Provavelmente serão poucos que vão conseguir chegar até aqui. E deixa eu te dar os parabéns por isso, porque você merece. Meu amigo, se você consegue ler um artigo desse tamanho, ir até o fim e ainda ter fôlego pra lutar e vontade de vencer, cara, vai em frente: você pode vencer qualquer obstáculo!

Só não esquece de vir depois me agradecer, ok? Eu sei que você será um vencedor e nem vai ser por minha causa, mas o que custa você voltar aqui e fazer uma média comigo, né não? Vai lá, campeão, tem um troféu te esperando.

;)

ps. quero agradecer ao leitor – e profº – Ebraim que me apontou alguns erros e, com suas dicas, me ajudou a corrigir esses pequenos erros e tornar o texto mais leve.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

10 Comentários

  1. Paulo Cesar

    Bom dia Wallace. Sabe que o interessante de ler seus artigos é observar que nem sempre é alguma novidade ou uma tacada de mestre. Mas sim de que temos qualidades valiosas, mas que por n motivos, tristeza, derrota, perda, etc eles vão ficando no esquecimento. Tua palavra tem este poder, fala HE-MAN ! ( somente pros mais velhos), de nos lembrar de nossas qualidades e valores e sobretudo de que apesar do desânimo e da tempestade Deus está por e com nós, tua palavra e teus testemunhos são restauração do que temos de melhor. Parabéns pela sua luta e persistência e que Deus te ilumine hoje e sempre.

    • olá, Paulo, tudo bem?

      cara, muito obg pelo comentário sincero e incentivador. às vezes, isso é tudo o que precisamos pra nos motivar a fazer e continuar fazendo esse nosso trabalho!

      Deus abençoe sua vida, brother! abs,

  2. Suenny

    Agradeço pelo post. Foi muito edificante pra mim. Iniciei hoje um novo projeto em minha vida e foi certeiro esse texto.
    Creio que o Senhor irá honrar cada segundo que você dedicou do seu tempo para abençoar a vida de pessoas por meio deste blog.
    Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
    I Coríntios 15: 58
    Deus te abençoe!

    • obg, Suenny, pelo comentário e incentivo, amada!

      que o Senhor abençoe seus projetos, em nome de Jesus.

  3. Ivan Ferreira

    Meu mestre Wallace! Um motivador nato e exemplo a ser seguido! Agradeço imensamente o texto escrito. Adorei as explicações repletas de sabedoria. É inegável que suas palavras sábias impactarão muitas vidas para melhor. É só esperar os depoimentos, amigo. O próximo será o meu: sonho realizado!!!
    Um nobre abraço!
    Ivan Ferreira

    • fala Ivan, blz meu brother?

      que honra ter seu comentário aqui no post! muito obg pela visita e Deus continue abençoando sua vida, amado irmão.

      abs,

  4. Vinicius

    Gostei muito do post! Estava precisando ouvir isso!

    Valeu irmão! Deus continue te dando forças pra escrever e bençãos para você!

    • obg pelo comentário, Vini!

      gde abço e muito sucesso pra vc.

  5. marina

    Adorei o post! estou acompanhando o blog a um tempo já e adoro!
    Os textos tem me motivado muito e me feito entender realmente porque Deus coloca as
    dificuldades nas nossas vidas. Estou tentando deixar pra trás todos os pensamentos negativos e
    nas derrotas em concursos anteriores e focar no que preciso fazer daqui pra frente. Lembrando
    sempre que Deus está no controle de tudo e que ele vai me abençoar. Preciso me convencer disso
    todos os dias e espero que esta ideia esteja fixa em minha mente daqui a uns dias.
    Como você disse, eu sou o que eu projeto pra mim.
    O Blog tem sido uma benção na minha vida, muito obrigada.

    • obg, Marina! que o Senhor abençoe seus projetos e te faça mais e mais abençoada naquilo que fizer!

      muito grato pelo comentário, viu?

      abs,

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!