Série: “O inglês à luz da Bíblia” – Fonte inesgotável

  • Home
  • Artigos
  • Série: “O inglês à luz da Bíblia” – Fonte inesgotável
way-of-sucess

way-of-sucess

sucesso = esforço + estratégia + foco

Série: “O inglês à luz da Bíblia” – Fonte inesgotável

A Bíblia relata a história de uma mulher samaritana que se encontrou com Jesus perto de um poço e na história Jesus diz algo que marcou a história:

“…Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede” João 4.13-14

Qual é a relação disso com a aprendizagem de idiomas?

Imagine uma jarra de água e um copo de vidro com um pequeno furo. Imaginou? Ótimo! Agora imagine que você pegou a jarra e está enchendo o copo. Imaginou? Excelente! O que acontecerá?

Com certeza a água que está sendo derramada da jarra está vazando para fora do copo por causa do furo. Sendo assim, como é que eu posso manter o copo cheio?

Quando você começa a estudar um idioma é isso o que acontece você aprende, aprende, aprende… mas o problema é que logo você esquece as palavras que aprendeu na aula anterior e você é como se fosse aquele copo, uma grande quantidade de conteúdo é derramado mas existe um furo, isto é, a sua memória “falha” e você não consegue reter aquela informação por muito tempo e com isso nós entendemos que a única forma de você conseguir encher o copo é tampar o buraco.

Mas professor, que buraco é esse? O que ele representa?

Esse buraco representa todos os seus neurônios que constituem a memória humana e tampar esse buraco significa impedir que as informações vazem para fora de sua mente mas não pense você que esse buraco é ruim, pelo contrário ele é o que nos mantém mentalmente saudáveis, isto é, a nossa mente apaga propositalmente informações consideradas irrelevantes porque se a mesma não assim o fizesse nenhum ser humano seria saudável.

Imagina você se lembrar de coisas como: O que você comeu a 5 anos atrás ou quantas frutas você comeu durante o ano passado. A sua mente ficaria “overwhelmed” ou seja, sobrecarregada e logo você teria sérios problemas.

Para concluir quero que você pense na seguinte pergunta: Como fazer para a minha mente considerar algo relevante e assim tampar o buraco que permite com que eu perca uma série de informações?

Esse será o nosso assunto do próximo texto da série. Mas antes de terminar gostaria de voltar ao texto da mulher samaritana para que você possa entender a relação entre o que foi ensinado e o texto.

Aquela mulher precisava voltar ao poço toda vez que tinha sede ela é como se fosse você que toda vez esquece a mesma palavra em inglês e tem que voltar ao dicionário.

A pergunta é: Como interromper esse processo?

(Esse texto é parte do curso de inglês do “PROJETO-EFC” e da palestra “O inglês à luz da Bíblia”, ministrada pelo professor Jônatas Miranda)

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!