crianca-desenhando

30 Lições de Vida para Aprender Antes que Seja Tarde

Startup Grind  

1. Bondade: Se você está devolvendo, é porque você já teve muito.

Estou olhando para aqueles bilionários que passam a vida toda amealhando riquezas para depois, de maneira “filantrópica” distribuírem tudo antes de sua morte iminente.  

2. Evoluir e crescer: o negócio da vida é progredir, nós podemos ir em frente e melhorar continuamente ou ser tragados e ultrapassados pela multidão que está na fila atrás de nós.   

Ficar parado é a mesma coisa que regressão. 

Leitura recomendada: Quer crescer? Aprenda a esquecer!

3. Recursos: o tempo é o seu recurso mais precioso; não existem reembolsos nem arrependimentos para aquele que você desperdiça. Retire-se das redes sociais, livre-se da televisão e reduza os desperdícios arbitrários sobre o seu tempo no dia a dia.  

4. Experiências: passar os seis meses antes da morte completando sua lista de desejos não é viver, de modo algum, pois tudo o que você fizer será feito com um toque de tristeza e arrependimento.   

Viva sua vida assim, se você é um caso terminal, você é, e pronto, faça tudo que quiser sem precisar de um motivo para fazer isso. Faça história e aproveite para viver, senão seu prazo se esgotará.  

Passe o seu tempo fazendo as coisas que você gosta com as pessoas que você mais gosta. Você não ganha notas extras por tolerar pessoas que você não gosta.  

5. Ideias: Apenas porque você pensa que seja uma boa ideia, não significa que seja uma boa ideia.  

6. Palavras: Pense antes de falar. As palavras têm poder de causar prejuízos irreparáveis, escolha-as sempre com o maior cuidado.  

7. Atitudes: pense antes de agir. Você pode esperar um pouquinho para fazer alguma coisa que você não tenha analisado direito, isso não é um reflexo verdadeiro do seu caráter, e pode pôr a perder uma vida inteira de bondade e generosidade.  

Leitura recomendada: Atitudes que farão de você um vencedor

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

8. Álcool: o álcool prejudica os julgamentos e você não precisa dele para se divertir. Se você faz isso, é tempo de questionar as escolhas que você está fazendo.  

9. Aconselhamento paterno: seus pais estavam mais certos a respeito das coisas que eles disseram durante sua criação do que você jamais se dará ao trabalho de admitir.  

  1. Os dias de escola foram realmente os melhores da sua vida.  
  2. Se você se esforçou bastante na escola, você está colhendo os frutos agora.  
  3. Escolha seus amigos com cuidado, você é a média das cinco pessoas com quem você passou mais tempo.  
  4. Faça sempre o melhor que puder em tudo que fizer, pois as pessoas estarão sempre de olho.  
  5. Trate sempre as pessoas do modo que você quer ser tratado e você receberá respeito de quase todos que você encontrar.  
  6. Todo mundo é diferente e ao mesmo tempo igual.  Independente da raça, cultura, gênero e orientação sexual de uma pessoa, todo mundo é igual.  

10. Hobbies: Um passatempo que você ama, de preferência um que mantenha você em forma, é o melhor investimento que você pode fazer para sua própria longevidade e prosperidade.  

11. Economizar: economize um pouco de dinheiro toda semana/mês. Nada lhe dá mais felicidade do que uma segurança financeira, acredite ou não.  

12. Nunca pare de estudar: Seja lendo um livro, ouvido um áudio ou completando um Curso extensivo online. Você precisa ter continuidade para assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado e procurar com vontade maneiras de melhorar. 

Leia uma hora por dia, sem falta. Se você ler uma hora por dia, independente do nível de conhecimento que você acha que tem, você pode se tornar o maior especialista do mundo em qualquer assunto em sete anos.  

Leitura recomendada: Fique mais inteligente sem fazer força

Se você começar agora, você pode se tornar um especialista de categoria mundial na área que você escolheu em menos de 10% de sua trajetória de vida. É claro que isso requer dedicação e perseverança, mas é incrível como é fácil sentar e ler se você é alfabetizado.  

Cerca de 42% dos universitários que se formam nunca mais leem outro livro depois da faculdade, então pense até onde isso pode levar você.  

13. Faça algo diferente: Se você faz “zig” quando os outros fazem “zag” você evitará estar na multidão tornando mais fácil avançar rumo ao topo. É muito mais fácil ser grande numa piscina menor.  

14. Corra atrás de seus sonhos sem piedade: 10.000 horas de dedicação a alguma coisa é tudo que alguém precisa para se tornar o craque mundial em alguma coisa. 

Assumindo que isso seja verdade, eu defenderia uma rota ainda mais útil, já que o mundo se dirige para um futuro mais diversificado.   Dedique 1.000 horas em 10 disciplinas diferentes.   

Você não se tornará o melhor do mundo em nenhuma delas, mas você irá se tornar um generalista de categoria mundial, o que garante que você poderá se beneficiar da maior parte desse novo e emocionante mundo pós-capitalista.   

Os benefícios de ser melhor do que 90% da população global em 10 coisas do que ser melhor do que 99% da população mundial em uma única são enormes. A somatória de suas especialidades vai levar você a oportunidades antes inimagináveis.  

15. Enfrente adversários melhores que você. Vá a lugares onde você sabe que estará em desvantagem. Competir com alguém de desempenho superior vai expor você a estratégias que lhe possibilitarão modificar as suas próprias.  

Você vai aprender truques e identificar pistas para melhorar seu próprio desempenho que você não aprenderia em muitos anos competindo com novatos.  

Leitura recomendada: Enfrente o gigante e saia vencedor dessa batalha

16. Dê pouco tempo a si mesmo: Propositalmente dê a si mesmo menos tempo do que você sabe que precisa para executar algo.   

Você se surpreenderá ou será forçado a inventar maneiras criativas para melhorar sua eficiência.  Isso pode ajudá-lo a identificar tendências de indústrias / atividades / esportes alternativos que você pode utilizar de maneira diferente.   

No mundo dos negócios muitas vezes é melhor remodelar uma ideia razoável existente e melhorá-la com o intuito de alcançar a grandeza.  

17. Estabeleça objetivos: anote-os. Registrar suas metas o tornará 100% mais apto a alcançá-las.   

Escreva metas de curto, médio e longo prazo e acompanhe seu progresso até elas. Isto lhe dará um sentimento de realização que vai inspirá-lo e estimulá-lo.  

18. Seja mais original: Seguir o status quo pode lhe ajudar a alcançar alguns sucessos acadêmicos passageiros, pode lhe ajudar a passar em provas e entrar na universidade mas, em última análise, vai afetar negativamente sua criatividade.   

Aceite riscos, procure oportunidades e mergulhe nelas. Compartilhe suas ideias e aprenda com isso. Seja valente.  

19. Vá à luta: conheça mais gente, aproxime-se e fale com elas; jamais tenha medo de pedir conselhos.   

Nunca deixei a reputação de alguém me intimidar a ponto de me anular. Eu acredito veementemente na máxima que se você nunca perguntar você nunca saberá e acho isso particularmente verdade nas pessoas que já subiram às alturas.   

Tenho me correspondido com todo mundo, desde Arianna Huffington, Bob Keiller, Gareth Williams, Adam Grant, só para citar alguns. Vale a pena lembrar que, até mesmo os mais bem sucedidos dentre nós, são gente, também.  

Leitura recomendada: Mude sua mentalidade e transforme sua vida!

20. Viaje: alargue seus horizontes, abra sua mente e aprofunde sua disposição para se expor.   

Compreenda as idiossincrasias entre as culturas e as experiências de vida. Vá a lugares na periferia e compreenda os países que você visita. Você pode encontrar um resort com piscina e uma praia paradisíaca em qualquer lugar.   

Vá conhecer os locais, extraia seu verdadeiro significado e aprenda mais com isso. Ao entender como diferentes culturas e comunidades operam, nossas vidas se enriquecem com compreensão, compaixão e apreciação por pessoas diferentes de nós mesmos.  

21. Continue evoluindo: realize pelo menos algum aperfeiçoamento que torne você melhor em alguma coisa a cada dia que passa.   

Parece assustador, mas não é necessário fazer grande avanços, eles podem ser muito pequenos, o que, somando aos poucos, acaba levando a grandes mudanças. Pense em melhorar apenas 1% por dia e vá somando a isso o quanto puder a cada dia.   

Ao se fazer isso tem-se um efeito dramático que nos tornará 37x melhores, e não 365% (3,65x) melhores no fim do ano. Acorde pela manhã e pergunte a si mesmo quais são os 1 % de coisas que você pode melhorar para se tornar uma pessoa melhor pessoal e profissionalmente.  

Imagine-se fazendo mudanças de 1% todo dia, que cumulativamente vão tornar você 37x melhor ao fim do ano. Imagine se todo mundo estivesse fazendo o mesmo. Imagine o quanto você e o mundo estarão melhores no próximo ano.  

Nunca espere pelas coisas. Você precisa lutar para melhorar. As coisas boas acontecem para quem corre atrás delas, ninguém jamais alcançou a grandeza esperando que ela fosse ao seu encontro.  

Leitura recomendada: Invista em seu maior patrimônio – você

22. Não confie nas pessoas erradas: associar-se aos grupos errados pode atrasar sua carreira em muitos anos. 

A profissão política é uma realidade, e amarrar o seu burro nas pessoas certas pode ajudar você a chegar a alturas vertiginosas rapidamente, mas tenha cuidado com o quanto isso vai lhe custar.  

23. Procure uma mentoria: Encontre um mentor relevante que pode aconselhar você nas coisas em que deve se concentrar, nas coisas que deveria fazer e as experiências que você deveria buscar.  

24. Não priorize o salário em detrimento da aprendizagem: a coisa mais importante no inicio da sua carreira é que você está em um ambiente que lhe expõe e envolve em cada elemento do negócio, permitindo assim que a sua educação floresça. E e isso que lhe será recompensado mais tarde.  

25. Não se especialize muito cedo: Generalize e dê a si mesmo uma oportunidade para eventualmente descobrir no que você é melhor.  

26. Não espere que as oportunidades venham até você: ao invés de explorar a auto-geração de oportunidades através da criação de relacionamentos ou da pesquisa, eu estava satisfeito em esperar, na expectativa que meu conhecimento e competência pudessem atrair as pessoas até mim.   

Isso não aconteceu.  

27. Comece a escrever cedo: Dê a você toda oportunidade para se estabelecer como uma pessoa chave de influência em seu nicho de mercado.   Escreva um pouco a cada dia.  Escreva muito uma vez por semana.   Tente escrever um livro.  

28. Aprenda uma língua: aprenda algo útil.   

Falar uma outra língua é bom, particularmente se for inglês por razões óbvias. Eu sempre achei isso um pouco óbvio.   

Isto permite que você possa comunicar e conectar com pessoas muito mais facilmente, e adiciona o beneficio de criar novos caminhos cognitivos que o fazem mais inteligente.  

Leitura recomendada: Como e por que aprender um novo idioma

29. Não pense que você precisa trabalhar longas horas para impressionar as pessoas: Reconheçam o valor do seu tempo livre e defendam isto, ninguém no seu leito de morte desejaria que eles tivessem trabalhado mais.  

30. Acredite em si mesmo: Meu Maior remorso é não acreditar em mim mesmo para construir algo de valor mais cedo.  

Tudo ao nosso redor foi feito e criado por pessoas que não são mais espertas do que nós. Nós mudamos e influenciamos qualquer coisa, nós podemos construir e criar nossas próprias coisas que outras pessoas usam e consomem.  

Nossa influência é apenas constrangida pela nossa falta de imaginação.   

Ouse sonhar, criar, liderar e mudar nosso mundo.

Fonte: 30 Life Lessons to Learn Before it’s too Late Startup Grind

Este é mais um post traduzido e trazido até você de forma inédita pelo blog Desafiando Limites! E contamos com o suporte da comunidade Duolingo :)

Encontrou algum erro? Aponte que corrigimos. Avalie, comente e compartilhe com seus amigos. Fazendo isso você estará nos ajudando e incentivando a trazer mais material e conteúdo relevante para abençoar sua vida.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!