falta de consciência e sensatez

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Mateus 7:24

Você já viu uma miragem? Ela mostra uma realidade que não existe, não é assim?

Em um dia quente, por exemplo, se estamos em uma rodovia o calor faz parecer haver uma poça de água no meio da estrada. Chegando perto, entretanto, a realidade mostra uma outra coisa.

Assim Jesus encerra a parábola, ao afirmar que uma leitura superficial das pessoas ou circunstâncias podem nos enganar, fazendo-nos ver algo que não existe.

Aparentemente as casas eram iguais – receberam as mesmas bênçãos, enfrentaram as mesmas adversidades.

Ao fazer a aplicação da parábola, Jesus acrescenta ainda mais uma semelhança: elas ouviram a mesma Palavra. O mesmo Evangelho.

O que determinou a permanência de uma e a ruína de outra?

A prática. A prática do que ouvimos faz toda a diferença.

Perceba que o problema estrutural da casa na areia não era na Palavra que ouviu, na oportunidade que recebeu ou mesmo nas adversidades que enfrentou. A casa na Rocha esteve diante das mesmas situações. O fator determinante de sua queda foi não colocar em prática as coisas que ouvia.

Portanto, a nossa atitude será determinante quanto à permanência no caminho como discípulos de Jesus.

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mateus 7:25

Então mãos à obra, discípulo de Jesus. A criação aguarda com expectativa a manifestação dos filhos de Deus. A permanência firme na fé é fruto de suas mãos, quando elas põem em prática os mandamentos do Mestre.

Este post foi tirado de um plano de leituras do site Bible.com, do aplicativo A Bíblia, disponível para várias plataformas e totalmente gratuito!

Gostou do post? Avalie, compartilhe e deixe um comentário dizendo o que achou.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!