Remorso ou arrependimento: você sabe qual é a diferença entre eles?

  • Home
  • Evangelismo
  • Remorso ou arrependimento: você sabe qual é a diferença entre eles?
arrependido-estou-senhor
voltar

Voltar atrás, um outro nome para arrependimento.

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7:10

Há uma diferença entre arrependimento e remorso. O remorso é se desculpar por ter sido pego. Por exemplo, se você tivesse roubado um banco, fugido com o dinheiro por algum tempo e, em seguida, fosse preso, você sentiria remorso. Por quê? Porque você foi pego.

Ou, quando você está dirigindo rapidamente pela estrada e é parado pela polícia rodoviária, você sentiria remorso. Por quê?

Porque você foi pego, não porque você quebrou o limite de velocidade. Isso não é arrependimento; isto é remorso. O arrependimento é estar consciente o suficiente para parar o que está fazendo e mudar seu comportamento.

Judas Iscariotes estava com remorso sobre sua traição a Jesus. Ele sabia que Jesus era inocente. Ele sabia que o que ele fez foi errado.

E se ele estivesse arrependido, ele ainda poderia ter se voltado a Jesus. Mas em vez disso, ele se voltou para os líderes religiosos.

E o que aconteceu com ele? Eles disseram, com efeito,

“Quer saber? O que é isso para nós? Esse é seu problema. Você já serviu ao seu propósito. Saia daqui.”

Isso é tão típico deste mundo. Ele promete liberdade, mas traz escravidão. Ele promete prazer, mas traz culpa. Em vez de felicidade, ele traz tristeza. Em vez de prazer, ele traz dor.

Judas não tinha outro amigo no mundo, exceto Jesus e ele o traiu.

Então Judas voltou-se para a religião, e a religião não tinha nada para lhe oferecer. O que Judas precisava era de Cristo.

A religião é como usar um curativo quando você precisa de uma cirurgia de grande porte, daquelas de abrir o peito. Nós não precisamos de um pouco de religião, porque um pouco de religião – ou até mesmo muita – não irá nos ajudar.

O que nós precisamos de verdade é muito de Jesus.

Onde a sua culpa vai levá-lo?

Se você sente culpa pelo seu pecado, aqui é onde você precisa ir: a Cristo. Esse é o único lugar para ir.

Frase Resumo: Você sabe a diferença entre a tristeza segundo Deus e remorso?

Este post é uma adaptação de um plano devocional do site Bible.com que dispõe de versões gratuitas de aplicativos para todos os sistemas móveis.

Gostou do post? Avalie, deixe sua opinião e compartilhe com seus amigos e colegas. Este blog existe e cresce por causa de nossos leitores, de pessoas como você. Obrigado!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Eu tenho que abrir o jogo amo minha ex esposa porém desde jovem adquiri um comportamento violento muito violento, e quando nos conhecemos eu havia saído de um relacionamento já fazia dois anos que eu estava solteiro e ela foi a primeira pessoa que me fez querer amar alguém novamente, ela era uma menina sensacional nos conhecemos na faculdade na qual ela trabalhava e eu era aluno, os primeiros meses de namoro foram maravilhosos e logo fomos morar juntos, eu trabalhava e ela também era muito bom por mais uns 6 meses só que daí sai do trabalho comecei a ficar todos os dias em casa e ela trabalhando, eu passava o dia todo ocioso daí ela como era muito bonita sempre chamava atenção onde vai, e comecei a criar diversas coisas fantasiosas na minha cabeça, de que ela tinha um amante de que ela estava me traindo e comecei a questionar ela sobre isso ela negava e eu acreditava na minha mente doentia que ela estava mentindo e que tinha sim um amante e acabei agredindo ela a primeira vez, daí agredi novamente e novamente e comecei a acabar com a auto estima dela, não queria mais que ela se arrumasse e cada dia mais eu fantasiava que ela tinha alguém que eu nunca soube e passei a ser mais e mais agressivo até que nos separamos a primeira vez daí voltamos fomos viajar e brigamos na viagem acabei agredindo ela na viagem também onde era para ser só amor eu estava descontrolado e em todas as agressões eu me arrependi na mesma hora mais mesmo assim cometi uma, duas, três vezes e jurava que não faria mais, e acabava fazendo até que ela se separou da segunda vez e agora pela terceira, eu só me tornei mais e mais agressivo tanto nas agressões físicas quanto nas verbais e em todas as vezes eu me arrependi de verdade mais em nenhum momento consegui me controlar por conta de estar desempregado eu ficava mais tempo fantasiando mais e mais coisas que nunca se mostraram reais cheguei a ponto de ofender ela e chama de nomes absurdos.
A perdi e vejo que não tenho a mínima chance de reconquistá-la eu sei que eu posso agredi-la novamente em qualquer momento se ela me der mais uma chance mais estou lutando para não ser mais a mesma pessoa, agora ela contou para muita gente o que eu fiz saiu de casa falou para as amigas para amigos meus e o que eu tenho é uma grande vergonha de ser o lixo que sou, de ser um homem covarde e babaca a minha insegurança comigo mesmo me fez tirar a alto estima dela uma mulher linda e radiante, seu que devo mudar pois não posso mais viver assim tenho que ser um homem que nunca fui, mais de verdade como ser esse homem será que vou ser esse homem eu sonho com isso mais não sei de verdade se eu algum dia me curarei dessa doença chamada ser um homem violento eu de verdade tenho muita vergonha de mim e hoje consigo assumir isso para qualquer um.
Foi aí que com a ajuda de um amigo tive um plano pra reconquistar a minha ex. Era o dia do aniversário dela e todos da família e as amigas dela estavam lá. Eu comprei flores e chocolates e fui até a casa dela bem na hora dos parabéns. Só que eu já imaginava que as coisas não iam terminar bem, pois eu não fui bem recebido. Minha ex ficou surpresa e pálida ao me ver na frente, o pessoal ficou ainda mais surpreso. Ela ficou confusa ainda perguntou o que eu estava fazendo ali. Respondi que eu estava com saudades, que eu queria uma nova chance e perguntei como ela estava. Ela me tratou com frieza, lógico, dizendo que eu não deveria ter vindo. Eu disse que ela tinha razão por estar magoada e tentei explicar pra ela de todas as formas que estava arrependido por tudo o que fiz e pedi pra que ela voltasse a morar comigo. Foi quando ela olhou pra mim com lágrimas nos olhos, disse que eu a tinha magoado muito e que nunca vai esquecer disso. Aí eu a presenteei com flores e bombons e ajoelhei pedindo pra ela voltar comigo, que aí eu poderia fazer tudo diferente como não fiz da outra vez. Sabe qual foi a resposta dela? Foi negativo. Foi aí que ela agiu de uma forma cruel. Ela jogou as flores e a caixa de bombom no chão com toda a violência e disse pra eu levar essas porcarias junto comigo e que não queria mais nada que viesse de mim. Disse ainda um monte de coisas, que ela iria passar mal com esses presentes, que a flor estava cheia de espinhos, que os bombons estavam envenenados e que eu vim pra destruir a festa de aniversário dela. Depois pediu para que os convidados fossem embora que a festa tinha acabado. Dois primos dela me retiraram a força do local e me empurraram pra fora com violência. Um deles me avisou pra eu ficar longe da prima deles porque se não seria pior pra mim. Ela entrou em casa e se trancou no quarto chorando em cima da cama. Não deu certo, tentei, mas acabei estragando tudo outra vez. Ela tinha razão, eu acabei com a festa dela, além de acabar com a auto estima dela e ao invés de melhorar só piorei. Não sei mais o que fazer pra recomeçar a vida, percebi que ela não me quer mais

Minha história é assim. Recentemente terminei meu relacionamento com minha namorada, conversamos e entramos nesse entendimento de se afastarmos. Foram 4 anos de namoro muito bons, porém, cometi muitos erros tratei ela mal por diversas vezes, discutia com ela por nada, xingava, eu fazia uma tempestade num copo d’água.
Mais eu me arrependia e tudo ficava bem depois e ela perdoava. Existiu os erros dela no começo do namoro ela saio escondida algumas vezes e a gente acabava brigando. No primeiro ano de namoro ela saio escondida e pediu para o vizinho me dizer que o vô dela estava no hospital, eu todo preocupado fui correndo até lá e nada daquilo era verdade ela inventou essa mentira para sair com as amigas. Fiquei furioso e dormir na casa dela pra esperar ela chegar quando ela chegou e viu que eu estava lá se escondeu mais a encontrei, e fiquei mais nervoso com isso, acabei cometendo o primeiro dos maiores erros que pude cometer. eu agredi ela!
E depois disso aconteceu outras vezes, ela errava e ao invés eu procurar resolver na conversa partia pra agressão verbal e em alguns casos a física, era um tapa, um chute. Ela errava e eu errava em cima disso. Só que quando eu acordei e vi o que eu estava fazendo era tudo errado, talvez já era tarde. E acabamos terminando. Eu sinto muito por isso eu amo ela muito. E por esse motivo do ano passado eu já vinha me reeducando, respeitando ela mais, sendo oque eu não fui anos atrás, me afastei de amigos ruins. Mais eu ja tinha matado praticamente o amor que ela sentia por mim. E hoje tenho toda a convicção onde errei, estou mudando e quero mostrar isso pra ela. Só não sei se ainda tenho chance!
Mas infelizmente houve uma reviravolta do destino, as coisas mudaram de uma hora pra outra. Quando eu estava ligando pra ela ouvi a secretaria eletrônica dizendo pra eu deixar um recado, mas encontrei um monte de recado e mensagens da minha ex dizendo assim: “Lamento muito que o nosso relacionamento tenha terminado assim, lamento também que a nossa história tenha chegado a esse ponto! Na verdade sou eu quem te devo desculpas por tudo, por ter te magoado, eu falhei com você, eu fui a responsável por tudo o que aconteceu entre a gente e eu mesmo causei isso tudo! Eu fui a culpada pelo fim do nosso namoro e por tudo o que aconteceu! Eu decepcionei você, fiz você explodir, a chegar a esse ponto que você chegou, eu fiz você errar, pois errei primeiro e eu mereci tudo isso. Por isso acho melhor cada um seguir seu caminho, eu para um lado e você para o outro porque o nosso namoro e a nossa história já não tem mais volta. Estou saindo da sua vida definitivamente, vou viajar pra casa da minha avó que mora em outro estado e vou ficar lá por uns três meses. Espero que vc seja muito feliz e mais uma coisa procure por ajuda pra você não machucar outras pessoas, inclusive as que te amam e se importam com você. Encontre também outra pessoa que te ame assim como eu te amei, porque na verdade não te mereço e sei muito bem disso. Sua prioridade agora são seus amigos e sua família, pois eu já sou página virada pra você. Boa sorte!”. Eu fiquei ao mesmo tempo comovido e surpreso com o que ela disse, mas não acreditei na hora e achava que a história dela ir pra casa da avó no interior era mais uma mentira dela, mas depois descobri pelas amigas dela que era mesmo verdade e uma delas me contou pelo whats que minha ex não tinha ido por vontade própria, ela foi a mando da mãe dela. Aliás essa amiga dela contou tudo pra mãe dela sobre o ocorrido e ela lógico ficou furiosa, por isso decidiu mandar a filha para a casa da vó, só pra ficar bem longe de mim pq não aguentava mais ve-la sofrendo por minha causa. E agora o que eu faço? Eu devo ir atrás dela ou viver a minha vida como ela pediu? Será que eu ainda tenho chance?

Fui Homofóbico ontem.Será que sou um monstro?

Um menino loirinho da escola tava dando em cima de mim no baile de carnaval na casa da minha amiga ontem,onde tava geral da escola,ele foi muito zuado e eu contribui,cheguei até a bater nele sem querer,porque eu não queria que os outros me discriminassem também, e ajudei o povo a humilhar o moleque.O garoto saiu chorando e foi embora.Fiquei um pouco mal,mas fiz por puro egoismo, mas depois fui na casa dele e pedi desculpas e dei um abraço nele,mas o garoto está um pouco machucado,falei para ele denunciar se ele quisesse eu e os outros(meninos e meninas que humilharam ele),mas ele falou que gostava muito de mim, e não ia fazer nada.Agi da forma mais hipócrita possível,mas foi para me defender, fiquei com medo apenas, e ele foi incrível comigo.

Pessoas, queria deixar claro algumas coisa,ele se declarou para mim na frente de todos, e sabia da minha condição, é praticamente o único que sabe.Temi e fui covarde,mas não me rejeitem por isso, já estou me sentindo muito mal, e não tenho ninguém do meu lado,apenas ele.Gosto muito desse menino a partir de agora pela atitudes que demonstrou depois de tudo,tive noção de quanto ele gosta mesmo de mim.
Aí no outro dia eu descobri pelos meus amigos que ele havia se matado. Eu achei que fosse uma brincadeira de mau gosto da parte deles, mas depois percebi que era a mais triste verdade. Todos da escola ficaram muito tristes, inclusive eu. Mais tarde me encontrei com a irmã dele e ela me entregou uma carta de despedida escrita por ele dizendo assim: “Lamento por ter atrapalhado a sua vida, o problema sou eu, não você. A minha vida já não faz mais sentido, pois percebi que não me passo de um idiota fracassado que estraga a vida dos outros, quando contei para os meus pais sobre a minha origem sexual eles passaram a ter vergonha de mim e nunca mais me consideravam o filho deles. Desculpe por ter estragado a sua vida esse tempo todo, você não é um monstro, eu que sou, eu sempre fui, mas a verdade é que eu só queria que vc gostasse de mim do jeito que eu sou!”. Quando li tudo aquilo eu comecei a chorar e a irmã dele me disse que esse tempo todo tbm sabia que ele era apaixonado por mim, só eu que não percebia isso. Ele havia se jogado de uma ponte de 50 metros de altura. Eu havia falado com ele ontem e de repente uma tragédia dessas acontece, ele se matou por minha culpa, ele morreu triste e magoado comigo. Eu não sei o que fazer, me ajude, eu estou me sentindo muito culpado, sei que vão me julgar.

vc precisa entregar sua vida nas mãos do Senhor urgente e se arrepender dos seus pecados.

Humilhei minha namorada porque ela está grávida?

Bem, eu estava numa festa de um amigo da escola aí minha namorada apareceu do nada e me viu aos beijos com uma garota aí ela me chamou de Fdp e meu um tapa na cara só que eu descobrir disse bem alto na frente de todo mundo que ela era uma **** procurando programa eu cuspi e empurrei ela no chão e ela saiu chorando sinceramente eu não sei o que aconteceu comigo na hora nunca tinha agido assim com ninguém minha namorada tem 14 anos acabou de fazer aniversário só que não fez a festa ainda só tô com muita vergonha de ir lá pedir desculpas eu sei que estou errado mais o que me deixou com raiva naquele dia foi por causa da gravidez e eu não quero assumir filho nenhum mas agora eu fiz e tenho que cumprir meu papel de pai não posso deixar ela sozinha eu tô com muita raiva de mim as vezes até choro por causa que eu me lembro da cena todo dia e geral ficou rindo dela não só quero pedir desculpas não só quero mais devo eu quase que eu ia batendo já nela na festa só empurrei mas eu me segurei na hora e meus amigos também me seguraram mas quero pedir desculpas no aniversário dela mas vou terminar tudo porque o que fiz não tem perdão eu vou assumir o filho e vou dar 1500 reais todo mês para ela porque meu filho merece o melhor só quero dicas de como me desculpar no aniversário. Dois dias depois, bem na segunda feira, minha namorada foi humilhada na escola. Três gurias estavam provocando ela, acusando ela de dar o golpe da barriga, foi aí que o sangue ferveu e minha namorada acabou reagindo e bateu nas meninas, mas aí ela começou a se sentir mal e caiu no chão gritando de dor. A escola toda presenciou e entrou em desespero, minha namorada estava tendo um sangramento muito forte e foi levada rapidamente para o hospital. Infelizmente veio a pior notícia, ela perdeu o bebê. Ela ficou arrasada e não parava de chorar. Eu descobri agora pouco pelo meu irmão. Fui visitá-la, mas quando cheguei lá, ela se incomodou com a minha presença e teve uma crise nervosa. Acabei indo embora rapidamente porque não era uma boa ideia ir lá de repente. Ela ainda só me disse assim que eu tinha feito a perder o bebê. Me sinto muito culpado, mas insisti outra vez e fui na casa dela pois ela já tinha saido do hospital, quem atendeu foi a mãe dela que já me destratou e disse que a filha dela não quer mais me ver. Aos poucos ela foi melhorando e decidi seguir com a vida dela. Ela ainda me mandou um áudio no whatsapp dizendo que não vai mais chorar nem se humilhar por um moleque babaca idiota como eu. Então eu resolvi seguir minha vida também. Como eu me arrependo de ter sido tão idiota! Eu quero um conselho ao invés me julgarem

olá, anônimo, minha sugestão é que vc procure uma igreja evangélica que trabalhe com aconselhamento bíblico para que vc possa ser acompanhado e trabalhar o arrependimento não só disso, mas das suas ações anteriores que acabaram levando vc pra essa situação. Deus te abençoe e tb sua ex-namorada para que a vida de vocês possa ter verdadeiro sentido em Cristo.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!