Você sabe o que significa ser um servo inútil?

triste
triste

De que adiante o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Mateus 16.26

Texto Bíblico: 7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa?

8 E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás?

9 Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?

10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer. Lucas 17. 7 – 10

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Essa passagem me traz sentimentos conflitantes por dois aspectos.

O primeiro é que, durante mais de 20 anos, eu a entendi de forma equivocada, e isso me causava uma grande confusão mental. E o segundo é que quando finalmente eu a entendi como percebo que deveria ser entendida, um mundo novo se descortinou perante mim.

Antes, eu pensava que o foco principal dessa passagem era obediência e, justamente por isso, ela não fazia sentido para mim. Ora, como repreender alguém por ter feito aquilo que lhe foi ordenado? Não é isso obedecer?

Todavia, o foco dessa passagem, após um melhor escrutínio, é o seguinte: aqui Jesus está tratando de “iniciativa” e não de “obediência”. Aquela pequena palavra “apenas” no verso 10 explica tudo. Ele quer dizer que quando você faz “apenas” ou “somente” aquilo que lhe foi ordenado você é um servo inútil.

Se você não tem qualquer iniciativa para fazer nada mais do que lhe foi ordenado, você é inútil. Pense em alguém que fica parado esperando receber uma ordem para fazer algo e, se não a receber, nada faz.

Ele pode ver algo que precisa ser feito, mas sem uma ordem ele não se move, não sai de seu lugar de conforto, não move um palha. Esse é o verdadeiro servo inútil, que fica aguardando uma ordem para agir, que não tem iniciativa.

E, além disso, quando recebe uma ordem, nada faz além daquilo que lhe foi ordenado, mesmo que ele tenha se deparado, no decorrer de sua atividade, com algo que necessitava ser realizado. E você, como se enxerga: como um servo útil ou inútil para Deus?

Oração de: confissão

Senhor Jesus, eu quero pedir perdão pelas vezes em que fiquei esperando uma ordem para fazer algo relevante, mesmo sabendo que havia coisas a serem feitas e que essas coisas não necessitavam de uma ordem para ser realizada.

Peço perdão pelo comodismo que, várias vezes, me deixei dominar por ele. Senhor, dá-me um espírito com iniciativa, resoluto e capaz de fazer o que deve ser feito, para tua glória e para o crescimento do teu Reino. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments
Responder

Mailson Jose Coelho Baeta.

boa tarde, meus irmãos. Tem uma outra conotação para esta palavra. Em João, só depois do lava pés é que Jesus vai chamar os discípulos de amigos. “já não vos chamo servos mas amigos. ora, o lava pés em Lucas é bem la pra frente, depois do cap.17. logo, podemos deduzir que chamados de servos inúteis, neste momento, revela a nos que devemos amore querer a Deus sem recompensas. deste modo, são os graus de intimidade que cada um de nós temos que passar, para viver o que São joão viveu e viu. ele viu que Deus é amor. como servo ou só como amigo eu não verei isso. temos que ser servos que fazem as coisas, seja o pouco ou o muito, mas fazer por amor, por gratidão. Só assim poderemos mais tarde sermos chamados de amigos e por fim vivermos como o filho. E só assim, seremos capazes de batermos no peito, e reconhecermos nossas misérias, e declarar: somos servos inúteis, Senhor.

sobre a questão de sermos servos inúteis, eu concordo porque a servidão ficou na lei e agora somos filhos, amigo de Jesus (João 15:15- Gálatas 4:7.8- Romanos 8:14-17). Tudo isso são referencia de que não somo mais Servo de Deus.

Paulo se considerava e se apresentava como servo de Deus?

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!