Inutilizando e atrapalhando a vida dos outros

diante de Deus, isso não cola

Texto Bíblico: 7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa?

8 E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás? 9 Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?

10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.
Lucas 17. 7 – 10

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Na parte anterior desse conjunto de versos eu falei sobre meu equívoco e minha confusão sobre esse trecho. Acredito que meu sofrimento não era único, talvez até você mesmo também sofria do mesmo problema.

Mas, neste dia eu quero falar sobre algo ligeiramente diferente do anterior, não mais sob o aspecto do indivíduo mas sob o ponto de vista do seu líder.

Quantas vezes estamos liderando alguém e essa pessoa é possuidora de iniciativa e disposição e, seja por inveja, insegurança ou, simplesmente, falta de conhecimento mesmo estamos “inutilizando” essas pessoas?

Sim, porque o servo que não tem iniciativa, como vimos anteriormente, torna-se inútil. Mas, e o servo que é tornado assim pela pressão de seu líder, que mata sua iniciativa por que teme perder sua posição, seu cargo ou sua influência?

Ora, se um servo não tem iniciativa logo ele é inútil. Mas, e se ele tem iniciativa e seu chefe, patrão, líder, o que seja, o pressiona para deixar de ter iniciativa, o que ocorre? Uma inutilização daquele servo! E quem é o culpado?

O líder que matou sua iniciativa, que “cortou suas asas”, que “podou sua criatividade”. E se o servo sem iniciativa, ou seja inútil, é reprovado, o que se dirá de um líder “inutilizador” de servos?

Você tem agido castrando aqueles sob sua liderança? E, se tem agido assim, como vai mudar a partir de agora para não continuar insistindo no mesmo erro?

Oração de: confissão e arrependimento

Senhor, eu aprendi hoje que, às vezes, eu ajo como um inutilizador de pessoas criativas e com iniciativa. Talvez por ter aprendido errado, talvez por ter sofrido esse mesmo tratamento, mas isso não justifica meu erro.

Hoje eu quero me arrepender desse meu erro terrível e pedir perdão por ter agido assim e por ter prejudicado pessoas no passado. Por favor, Senhor, me ajude a mudar a partir de hoje e a ser mais próximo e parecido com aquele que o Senhor quer que eu seja. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!