Quem você é de verdade ao se ver diante do espelho?

narciso acha feio o que não é espelho

Texto Bíblico: Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Lucas 12:27

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Antes de escrever qualquer outra coisa, preciso confessar algo: eu fui olhar como são os lírios.

Fiquei inebriado vendo a variedade de cores e formas (mais cores que formas). Tinha laranja, branco, vermelho, amarelo, além de algumas combinações dessas cores embora o predomínio parecesse ser do branco.

De fato, são flores lindas.

Se eu fosse comparar qualquer pessoa com Salomão, ainda mais quando ele alcançou seu auge, seria uma covardia.

Nunca parei pra pensar, mas sua riqueza deveria ser totalmente absurda mesmo em valores atuais, sem contar que a fonte de sua riqueza era sua sabedoria: neste nosso século empreendedor, em que ideias lucrativas valem ouro, ele seria dono de alguns dos empreendimentos mais rentáveis atualmente, além de sócio dos outros!

Mas Jesus afirma de modo categórico que nem Salomão, com toda a sua glória, poderia se comparar com os simples lírios do campo! É estarrecedor, pelo menos para mim, saber isso.

Nós, que valorizamos muito o ter e o aparecer, ou seja tudo o que Salomão tinha em abundância, era irrisório em comparação àquela simples erva do campo.

Mas, o que posso perceber desse texto, sem levar em conta os demais do contexto, é que a beleza natural jamais será suplantada pela beleza artificial ou fabricada. E isso também vai na contramão de tudo o que vimos sendo pregado hoje em dia.

E isso me suscita uma pergunta intrigante: como eu posso fazer crescer, naturalmente, a beleza natural que Deus me presenteou?

Não falo de beleza meramente estética, mas da beleza de ser aquilo que Deus me fez para ser: um servo dedicado, um pai e esposo amoroso, um profissional destacado, um ministro realmente temente e obediente ao Senhor… a lista é imensa.

E se eu conseguir ser qualquer uma dessas coisas naturalmente, sem forçar a barra e sem fingimento, isso exalará uma beleza estonteante que impactará as pessoas de tal forma que nada artificial ou superficial poderá sobrepujar, por mais caro e luxuoso que seja.

O mais importante não é a veste de luxo que você usa, mas quem você é depois que se despe dela. Esse seu “eu” desnudo é o que conta, afinal.

Não é o seu eu todo empavonado que é o verdadeiro “você”, mas a pessoa sem qualquer vestígio de luxo exterior que se vê diante do espelho.

Quando você se vê assim, diante de si mesmo no espelho, você gosta do que vê ou percebe que vive por trás de máscaras?

Oração de: arrependimento e confissão

Pai bendito, eu quero confessar minhas faltas e falhas que tento esconder de mim mesmo, muitas vezes tão bem que me esqueço que as possuo.

Senhor, me perdoe e me ajude a crescer e melhorar para que eu possa ser aquele que o Senhor projetou para que eu fosse na realidade. Eu quero deixar a vida de aparência e viver uma vida real, em sinceridade e verdade na tua presença, Senhor. Em nome de Jesus eu peço. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!