Qual é o seu papel no Reino de Deus?

Texto Bíblico: Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. João 6:32

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Teologicamente falando, esse verso é bem claro a respeito da comparação que Jesus faz de si com o maná do deserto e como ele mesmo sendo o pão da vida que desceu do céu. Isso, aliás, está bem explícito no contexto da discussão travada com os fariseus e mestres da Lei.

Todavia, o que quero ver e abordar aqui não é esse aspecto teológico, mas um mais prático e objetivo: nosso papel como instrumento nas mãos de Deus.

E eu não estou querendo, de maneira alguma, desmerecer o que Moisés fez, mas colocar as coisas numa perspectiva mais objetiva, a saber de nossa atuação como instrumentos de Deus.

Naquela época Moisés era tido em grande estima pelo povo, e com razão, porque ele havia sido o responsável pela libertação da nação israelita do jugo egípcio e também pela entrega das tábuas da Lei. Depois disso, no deserto Deus enviou o maná quando o povo estava sob sua direção.

Mas, então, Jesus entra em cena e diz o óbvio: não foi Moisés quem proveu o maná, mas Deus. E ele Jesus, que estava ali, era o verdadeiro pão descido do céu para dar vida. Até aqui está tudo em seu lugar, então o que estou querendo falar?

Muitas vezes, nós e nossos liderados somos tentados a ver o que Deus faz através de nós como se fosse aquilo que fazemos para Deus, e isso muda tudo. Deixamos de ser instrumentos para sermos protagonistas. Saímos de um papel secundário para assumirmos o papel principal.

Se isso envolvesse apenas e tão somente as coisas humanas, naturais, isso poderia ser tido como bom e elogiável. Mas, nesse momento estamos tentando ou sendo tentados a assumir um protagonismo que não é nosso, fazer um papel que não nos cabe nem nos pertence.

E a chance de fracasso é total.

Nem vou dizer que Deus vai nos punir por tomarmos o seu lugar, mas que nosso fraco desempenho ficará evidente para todos e nossos resultados deficientes começarão a tomar os resultados de Deus e entraremos na espiral da decepção: com os outros, conosco mesmos e pensamos que vamos decepcionar o Senhor.

Mas como vamos decepcionar alguém que já sabia, de antemão, que não daria certo, não é mesmo?

Então, vendo por esse prisma, muitos de nossos fracassos advém de tentarmos fazer o que não nos cabe e está muito além de nossa capacidade.

E a outra grande lição que fica é que muitas vezes Deus nos deixa fracassar e sermos derrotados para aprendermos onde é o nosso lugar: ser instrumento Dele e deixar o impossível em suas potentes mãos. Só isso.

Oração de: confissão e reconhecimento

Deus amado e bendito, eu quero me colocar diante do Senhor em humilde rendição e pedir perdão pelas vezes que tentei assumir o teu lugar e fazer o que era tua responsabilidade fazer.

Eu quero pedir tua ajuda e sabedoria para me ensinar onde é o meu lugar e qual o papel que devo desempenhar para a glória do teu santo e eterno nome. E é no nome do teu amado Filho Jesus que eu oro. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!