Pode a aflição ser boa para sua vida?

aflito
choro conquista

Chorar de alegria… é muito bom

Texto Bíblico: Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Salmos 119:71

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Talvez um leitor desavisado pudesse entender esse verso como uma justificativa para o masoquismo e, por conseguinte, para o sadismo, mas isso seria fruto de um entendimento raso do versículo que mistura o processo com o resultado e vice-versa.

Enquanto o que justificaria entender a frase como corroborante do sadismo seria experimentar prazer durante o processo: estou gostando de ser afligido.

Todavia, o salmista está se referindo ao objetivo alçando, ao resultado do processo: eu obtive um resultado proveitoso por ter sido afligido.

E a grande e talvez principal diferença entre o que o salmista fala e um masoquista faz é que o primeiro aprendeu algo com a aflição: havia um objetivo naquele sofrimento pelo qual ele está passando, que era o seu aperfeiçoamento, torná-lo uma pessoa melhor, mais obediente e consciente de seus deveres e atribuições.

Em contrapartida, o que o masoquista aprende com o sofrimento? Nada. Ele quer experimentar a dor, nada mais.

E a dor, para ele, é como a dose de uma potente droga que, por vezes, precisa de um incremento na dose para fazer o mesmo efeito. E, vendo por esse lado, o masoquista é, também, um viciado, um dependente químico das substâncias orgânicas que são liberadas no corpo por causa da dor e do medo.

Então, enquanto um se aprofunda no pecado e na autodestruição, o outro cresce na graça e no conhecimento e vai, dia a dia, tornando-se uma pessoa cada melhor e mais antenada nas coisas de Deus.

Logo, a grande lição aqui é: você não precisa gostar de sofrer para aproveitar os benefícios do sofrimento e se você está cansado de sofrer e quer interromper ou, pelo menos, reduzir significativamente esse doloroso processo, basta tomar consciência do que você pode aprender desse processo e, assim, avançar para uma nova fase mais forte do que antes.

A vida não é um videogame, mas é feita de fases, e avançamos quando crescemos e nos tornamos mais fortes e conscientes de nossa própria experiência.

Não importa em que fase da vida você está, mas sim se está avançando para a próxima etapa de crescimento e conquista que está a sua frente.

Oração de: despertamento

Pai bendito e santo, eu quero me arrepender das vezes em que não entendi e murmurei quando o sofrimento se abateu sobre mim e permaneceu por um tempo que julguei longo demais para suportar.

Eu quero pedir perdão por essas vezes em que falhei em aprender o que o Senhor queria me ensinar por meio da aflição, visto que me tornei mouco para outros meios. Ajude-me a entender a tua voz e o que devo aprender por meio da aflição e do sofrimento para me tornar aquele que o Senhor quer que eu seja.

Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!