Você sabe a diferença entre ser perseverante e ser obstinado?

  • Home
  • Devocionais
  • Você sabe a diferença entre ser perseverante e ser obstinado?
esforço
trofeu-prize

a recompensa vale o esforço

Texto Bíblico: pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. Tiago 1:3

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Esse verso é, sem surpresas, a continuação do anterior onde aprendemos que encarar os desafios e provações funciona como um estágio obrigatório para se alcançar um novo patamar de desenvolvimento e conquistas ministeriais, pessoais e profissionais.

E aqui temos algo novo surgindo que é o resultado de tudo o que foi falado antes e que chega a ser quase poético: não desistir diante dos desafios desenvolve em você uma qualidade cobiçada e pouco comum na maioria das pessoas, que é a perseverança.

Atualmente, essa é uma qualidade em falta no mercado de modo geral.

Ministros do Evangelho, profissionais liberais, estudantes dos mais variados níveis e familiares se ressentem de não possuir perseverança para avançar em seus projetos e não parar no meio do caminho.

E sobre isso, se não atentarmos para o cerne da questão vamos acabar em um frustrante “dilema Tostines” (vende mais por que é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais?).

De fato, muitas pessoas reclamam não ter perseverança em seus projetos e, por isso, desistem deles com certa facilidade.

E esse é justamente o ponto que o versículo aborda, tanto este como seu anterior: para desenvolver a perseverança é necessário encarar os desafios de frente, abraçar as dificuldades com um espírito animado ou, nas palavras do verso anterior, considerar motivo de gozo e alegria passar pelas provações, ser provado e desafiado, tomar gosto por enfrentar novos desafios.

Sabe por quê? Porque são eles que abastecem seu tanque de combustível de perseverança.

Abraçar os desafios com prazer funciona como ligar uma mangueira despejando, pouco a pouco, a matéria-prima que será convertida em perseverança mais a frente em sua vida. E desistir funciona, por outro lado, como um furo nesse tanque que vai minando sua resistência e ânimo.

Nesse momento é possível que você esteja se perguntando como diferenciar de maneira saudável perseverar em um objetivo de ser obstinado.

Esse tema merece uma reflexão exclusiva, mas enquanto ela não vem, vamos colocar assim: a perseverança pode ser entendida como a resultante de paciência, vontade de vencer e esforço continuado.

Já a obstinação pode ser vista como uma mistura tóxica de teimosia com dificuldade em aceitar prejuízo e reconhecer más escolhas feitas.

Outro detalhe que as diferencia é que a perseverança advém como prova da fé enquanto a obstinação é produto do orgulho e da soberba.

Mas e quanto a você: o que tem dominado sua vida, a obstinação ou a perseverança? E o que você vai fazer agora que sabe essas coisas?

Oração de: arrependimento

Pai amado e bendito, eu quero confessar meus erros em termos de obstinação, os quais muitas vezes a confundi com perseverança.

Senhor, eu quero me corrigir e deixar de ser obstinado e passar a ser perseverante, e preciso da tua ajuda para tal, Pai. E é no nome de Jesus que eu oro, amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!