Você precisa desesperadamente do socorro divino?

frustracao

clamor-help-socorroTexto Bíblico: Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Salmos 57:2

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Vou começar essa reflexão de um modo diferente.

Em vez de dizer o que ou como podemos entender esse verso, vou iniciar dizendo como não devemos entendê-lo. Ficou meio confuso para você? Vou esclarecer. Já que vou começar pelo avesso, posso também começar pelo fim, tudo bem?

Logo, qual é a forma que não devemos entender esse versículo, começando pela parte final? Que devemos nos acomodar e esperar que Deus faça tudo por nós.

Ora, mas por que não posso ou devo pensar assim?

Eu poderia citar as inúmeras vezes que, na prática, me acomodei e esperei que Deus fizesse algo por mim – algo que eu mesmo deveria fazer ou que era minha responsabilidade fazer – apenas para quebrar a cara.

Mas vou, ao invés disso, me voltar ao texto para entender a realidade a partir dele, em vez de pegar a realidade e jogar nele para tentar entendê-lo.

As duas formas são válidas, mas eu dou preferência à primeira e uso a segunda como suporte para esclarecer, mas não para pautar a interpretação.

Dito isso, o comodismo deve ser afastado como práxis humana ao lermos a primeira parte do verso que fala sobre clamar. Ora, quando é que clamamos, gritamos por algo?

Clamar, nessa parte do verso tem a conotação de “gritar, falar a plenos pulmões” e quando é que chegamos a esse ponto? Basicamente, quando esgotamos todos os nossos recursos e já nos encontramos totalmente entregues e sem condições de fazer nada por nós mesmos.

É nesse momento que clamamos, que alçamos a voz e gritamos com a força que vem do desespero e da angústia que não podemos mais conter no peito.

Portanto, outra forma de ler o versículo seria mais ou menos assim:

“eu gritarei em desespero com todas as minhas forças pedindo socorro Àquele que tem condições e pode fazer por mim o que eu não tenho condições de fazer”.

Mas, sinceramente? Eu prefiro muito mais a redação original do salmo do que essa meio tosca que acabei de fazer.

Portanto, quando você esgotar seus recursos, saiba que ainda há o último recurso a ser usado: clamar ao Deus altíssimo.

E se essa é a sua condição neste momento, saiba que Ele é capaz de fazer por você aquilo que você precisa que seja feito.

Oração de: confiança

Pai amado, santo e bendito, eu quero me colocar diante de Ti em adoração e sujeição sabendo que o Senhor é capaz e poderoso de fazer tudo muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos.

Eu te peço, ó Pai, que escutes o meu clamor quando eu clamar a Ti, Senhor. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!