Prestar atenção e ser diligente: duas coisas essenciais se você quer ter sucesso

  • Home
  • Devocionais
  • Prestar atenção e ser diligente: duas coisas essenciais se você quer ter sucesso
sucess-is-a-journey

Doe um livro e transforme a vida de um preso brasileiroTexto Bíblico: Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Hebreus 2:1

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Atenção e diligência, duas coisas que foram uma pedra no meu sapato durante um bom tempo e que me causaram diversos e constrangedores problemas.

Quanto à atenção, houve ocasiões em que alguém me pedia algo e eu simplesmente não prestava muita atenção então, logo depois quando eu deveria estar fazendo ou trazendo aquilo que me havia sido requisitado, eu não fazia a mínima ideia do que era e, voltava, meio sem graça e envergonhado, para perguntar “o que era mesmo pra fazer”.

Ainda hoje, se eu não me policiar corro o risco de cair nessa mesma esparrela e sofrer as mesmas vergonhas. E sobre a diligência eu também tive problemas semelhantes. Ser diligente é, basicamente, fazer algo bem feito a seu tempo, fazer com presteza.

Chega a ser um pouco constrangedor admitir que, durante um certo tempo de minha vida, eu não era diligente o suficiente. Naquela época, fazer “mais ou menos” era suficiente. E essas duas coisas, melhor dizendo, a ausência dessas duas coisas atrasaram meu desenvolvimento emocional, pessoal e profissional.

Hoje, lutando cotidianamente para corrigi-las e não me deixar voltar ao estado anterior, eu percebo o quanto eu teria crescido se tivesse dado à atenção devida à… atenção.

E se eu tivesse sido diligente em agir com… diligência, como a maioria das coisas com as quais eu tinha dificuldade teria sido resolvida com muito mais facilidade e rapidez.

E sabe qual era o grande impulsionador e combustível para minha falta de atenção e falta de diligência? [uma breve pausa para ficar mais constrangido do que já estava]

O grande combustível para eu não prestar atenção e ser diligente era a preguiça. Sim, eu era preguiçoso, e não era pouco. Não sei se você já ouviu aquele ditado que diz que “o preguiçoso trabalha em dobro do que se fosse diligente”. Eu descobri que é verdade.

Mas, graças a Deus eu, hoje, estou vivendo o outro lado, o lado positivo desse versículo: o de cumpri-lo e obter seus ganhos, até porque eu me cansei de contrariá-lo e sofrer seus prejuízos.

Olhando para trás, hoje, eu percebo claramente duas coisas: estar atento ao que lhe dizem é um talento raro e, exatamente por isso, muito valorizado hoje em dia. E ser diligente é uma qualidade muito requisitada e, quando descoberta, valorizada.

E sabe o que eu descobri que pode lhe ser útil? É que se você se tornar – caso ainda não seja – uma pessoa atenta e diligente, você conquistará seus objetivos com muito mais rapidez e esforço.

E, no final das contas, acho que não foi excesso de preguiça que me fez ser desatento e negligente. Acho que foi falta de inteligência mesmo.

Porque se eu fosse inteligente o suficiente, saberia que ser atento e diligente me pouparia tempo e esforço e, sendo preguiçoso, era isso que eu deveria ter feito para trabalhar e me cansar menos.

Fica a dica para você: se quiser ser preguiçoso, seja ainda mais inteligente, caso não queira trabalhar em dobro.

Oração de: reconhecimento

Pai amado e santo, como nós sofremos quando ignoramos a tua Palavra! E quanto nós economizamos – esforço, recursos e tempo, quando a observamos.

Eu quero te agradecer e reconhecer que grande parte do meu sucesso e das minhas conquistas, principalmente a parte mais importante deles, veio de seguir e obedecer a tua Palavra.

E é no nome de Jesus que eu reconheço isso, agradecido por teu cuidado comigo. Amém.

Que tal você me ajudar a realizar um sonho muito especial? Eu quero levar uma palavra de esperança e conforto aos presídios brasileiros. Quer conhecer meu projeto? Assista meu vídeo e veja minha campanha na Kikante Adote um preso – Doe livros, doe liberdade.

Confira em: http://kickante.com.br/adoteumpreso

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!