Prestar atenção e ser diligente: duas coisas essenciais se você quer ter sucesso

Doe um livro e transforme a vida de um preso brasileiroTexto Bíblico: Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Hebreus 2:1

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Atenção e diligência, duas coisas que foram uma pedra no meu sapato durante um bom tempo e que me causaram diversos e constrangedores problemas.

Quanto à atenção, houve ocasiões em que alguém me pedia algo e eu simplesmente não prestava muita atenção então, logo depois quando eu deveria estar fazendo ou trazendo aquilo que me havia sido requisitado, eu não fazia a mínima ideia do que era e, voltava, meio sem graça e envergonhado, para perguntar “o que era mesmo pra fazer”.

Ainda hoje, se eu não me policiar corro o risco de cair nessa mesma esparrela e sofrer as mesmas vergonhas. E sobre a diligência eu também tive problemas semelhantes. Ser diligente é, basicamente, fazer algo bem feito a seu tempo, fazer com presteza.

Chega a ser um pouco constrangedor admitir que, durante um certo tempo de minha vida, eu não era diligente o suficiente. Naquela época, fazer “mais ou menos” era suficiente. E essas duas coisas, melhor dizendo, a ausência dessas duas coisas atrasaram meu desenvolvimento emocional, pessoal e profissional.

Hoje, lutando cotidianamente para corrigi-las e não me deixar voltar ao estado anterior, eu percebo o quanto eu teria crescido se tivesse dado à atenção devida à… atenção.

E se eu tivesse sido diligente em agir com… diligência, como a maioria das coisas com as quais eu tinha dificuldade teria sido resolvida com muito mais facilidade e rapidez.

E sabe qual era o grande impulsionador e combustível para minha falta de atenção e falta de diligência? [uma breve pausa para ficar mais constrangido do que já estava]

O grande combustível para eu não prestar atenção e ser diligente era a preguiça. Sim, eu era preguiçoso, e não era pouco. Não sei se você já ouviu aquele ditado que diz que “o preguiçoso trabalha em dobro do que se fosse diligente”. Eu descobri que é verdade.

Mas, graças a Deus eu, hoje, estou vivendo o outro lado, o lado positivo desse versículo: o de cumpri-lo e obter seus ganhos, até porque eu me cansei de contrariá-lo e sofrer seus prejuízos.

Olhando para trás, hoje, eu percebo claramente duas coisas: estar atento ao que lhe dizem é um talento raro e, exatamente por isso, muito valorizado hoje em dia. E ser diligente é uma qualidade muito requisitada e, quando descoberta, valorizada.

E sabe o que eu descobri que pode lhe ser útil? É que se você se tornar – caso ainda não seja – uma pessoa atenta e diligente, você conquistará seus objetivos com muito mais rapidez e esforço.

E, no final das contas, acho que não foi excesso de preguiça que me fez ser desatento e negligente. Acho que foi falta de inteligência mesmo.

Porque se eu fosse inteligente o suficiente, saberia que ser atento e diligente me pouparia tempo e esforço e, sendo preguiçoso, era isso que eu deveria ter feito para trabalhar e me cansar menos.

Fica a dica para você: se quiser ser preguiçoso, seja ainda mais inteligente, caso não queira trabalhar em dobro.

Oração de: reconhecimento

Pai amado e santo, como nós sofremos quando ignoramos a tua Palavra! E quanto nós economizamos – esforço, recursos e tempo, quando a observamos.

Eu quero te agradecer e reconhecer que grande parte do meu sucesso e das minhas conquistas, principalmente a parte mais importante deles, veio de seguir e obedecer a tua Palavra.

E é no nome de Jesus que eu reconheço isso, agradecido por teu cuidado comigo. Amém.

Que tal você me ajudar a realizar um sonho muito especial? Eu quero levar uma palavra de esperança e conforto aos presídios brasileiros. Quer conhecer meu projeto? Assista meu vídeo e veja minha campanha na Kikante Adote um preso – Doe livros, doe liberdade.

Confira em: http://kickante.com.br/adoteumpreso

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!