Você conhece seu Deus com intimidade?

Texto Bíblico: E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31:34

intimidade

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Esse versículo, preciso confessar, me custou um certo tempo refletindo o que se poderia extrair dele para um devocional pessoal. Alguns versículos não são trabalhosos e a lição está bem evidente, à flor d’água, digamos assim.

Não é o caso desse, pelo menos para mim: tive que cavar um pouco para descobrir algo relevante. Mas, se para você foi fácil, meus parabéns porque seu nível de leitura e entendimento bíblico está bem aguçado. Dito isso, vamos para as preciosas lições de hoje.

Conhecer, biblicamente falando, possui vários significados, como já disse em outro devocional e, geralmente está relacionado a uma situação de intimidade e mútuo conhecimento. E eu posso vislumbrar algo aqui que não está tão evidente, na superfície, mas patente após uma análise mais detida.

A abrangência desse conhecimento é tanto horizontal (todos me conhecerão) como vertical (desde o menor até ao maior) e se pegarmos essas duas linhas, a horizontal e a vertical, e as cruzarmos, o que teremos? Exatamente: ao cruzá-las termos uma cruz.

Portanto, o conhecimento de Deus vem por meio da cruz de Cristo. E isso é tanto verdade que logo em seguida ao se dizer que vamos conhecer ao Senhor dessa forma, vem a promessa de perdão e redenção eterna, porque de nossas maldades e pecados o Senhor jamais se lembrará.

Assim, se você está tentando entender a Deus e está achando difícil e complexo, pare um pouco e pense: “eu estou tentando entender a Deus à parte da cruz de Cristo?” Se esse é o seu caso, tente novamente, mas tente de outra forma, olhando sob outro ângulo e prisma: o da cruz.

É lá que você vai, certamente, enxergar o amor grandioso do Senhor derramado sobre nós que nos permite acesso (conhecer) a Deus, um relacionamento reatado (perdão) e sem barreiras (sem lembrar das maldades). E perceba que essas três coisas andam em conjunto: conhecimento, perdão e remissão de pecados.

Portanto, se você está carente do conhecimento de Deus, olhe para a cruz em primeiro lugar, receba o perdão divino em segundo lugar e, por fim, sinta aquela sensação libertadora de que uma vida eterna sem mais culpa e remorso pelos erros do passado está disponível diante de você.

Mas tudo começa na cruz. E, podemos dizer assim, termina também. Porque a nova vida que começa encerra uma vida velha que se finda. E você pode desfrutar disso a partir deste exato momento. Ore comigo.

Oração de: perdão e restauração

Deus de amor e de bondade infindas, eu quero te adorar com toda a força do meu ser. Eu quero te louvar e te agradecer pela cruz porque é nela que eu encontro aquilo que mais preciso e careço: perdão e redenção eterna. Em nome de Jesus eu oro agradecido por tão grande e sublime dom. Amém.

Abençoe a vida de alguém curtindo, comentando e compartilhando este artigo com seus contatos!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!