Você sabe ser humilde e trabalhar em equipe?

oportunidades

Texto Bíblico: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:6,7

church
a união dos crentes é a força que move a igreja

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

A lição de hoje, como de costume, tem vários elementos importantes e, como acontece de vez em quando, alguns intrigantes também.

A primeira lição que é possível identificar, espero que esteja me acompanhando, é a “iniciativa”. Quando Paulo diz “eu plantei” ele está resumindo nessa minúscula porém completa frase toda uma gama de ações e atividades relacionadas ao plantar.

Quem planta tem que preparar o solo, retirando as ervas daninhas, revolvendo-o para ser corrigido e adubado para, então, ser semeado. O agricultor que trabalha semeando realiza muitas atividades. Entre meus parentes, muitos deles foram agricultores durante um bom período da vida e eu cheguei a acompanhar, de perto, seu trabalho.

Na época eu não tinha muita noção das coisas, era quase uma criança mas, hoje, eu sei que não era um trabalho fácil. E como eles moravam no sertão nordestino, eram dependentes das chuvas para que seu trabalho não fosse em vão.

E, confesso, plantar naquela época era um ato de fé. Hoje, em muitos lugares, já não é tão difícil, porque há vários outros recursos envolvidos, sendo a irrigação um deles. No caminho para o meu trabalho eu passo, costumeiramente, por uma rua ao lado de uma área destinada a hortas e extensas plantações de verduras.

No tempo da seca é muito comum eu passar e ver os irrigadores jorrando água, desde cedo, nas plantas em crescimento. Portanto, a segunda grande lição que esse texto nos traz é “continuidade”. E elas, veja você, se complementam. Uma não tem muito valor sem a presença da outra. De que vale ter uma iniciativa e essa iniciativa não ter continuidade?

Por outro lado, como vamos dar continuidade ao que sequer iniciou? Logo, seja você, meu caro leitor, tanto aquele que tem a iniciativa ou aquele outro que dá continuidade, saiba que um e outro são imprescindíveis e igualmente necessários em uma obra em andamento.

Todavia, ainda há uma terceira lição: o toque divino que dá o crescimento. Sem ele, nem um nem outro trabalho têm valor. E isso nos faz sermos mais humildes porque nós percebemos que precisamos do favor divino em nosso labor.

Portanto, seja você o iniciador ou o continuador, não esqueça que você precisa e deve pedir a benção do Senhor sobre a obra de suas mãos. Sem ela, seu trabalho é em vão.

Oração de: reconhecimento

Deus de amor e de bondade terna e sublime, eu te louvo porque o Senhor é aquele que abençoa a obra de nossas mãos de uma forma maravilhosa e especial. Senhor, eu te peço a tua benção sobre tudo aquilo que faço que redunda em glória para o teu nome e para o teu Reino. No nome de Jesus eu oro. Amém.

Abençoe a vida de alguém curtindo, comentando e compartilhando este artigo com seus contatos!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!