A angústia que é fruto da rebeldia e desobediência

Texto Bíblico: Olha, Senhor, porque estou angustiada; turbadas estão as minhas entranhas; o meu coração está transtornado dentro de mim, porque gravemente me rebelei; fora me desfilhou a espada, em casa está a morte. Lamentações 1:20

sin
o problema é a mordida…

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Há muitos pontos que podem ser abordados nesse versículo em nossa reflexão de hoje, todavia todos a lamentar e nenhum a comemorar.

Quem deu o nome de Lamentações a este livro de Jeremias sabia o que estava fazendo, sem sombra de dúvidas. E a parte que me sinto inclinado a refletir é a do meio, ou seja, a que menciona o coração transtornado.

O versículo, em si, está tratando a si mesmo na forma feminina, embora escrito por um homem, porque é como se fosse um lamento da cidade de Jerusalém sobre suas atitudes, ações e as consequências delas advindas. E, nesse trecho em particular, o lamento é o grito angustiado de arrependimento por ter sido rebelde e agora sofrer as duras consequências dessa rebeldia.

Mas, é muito fácil criticar a rebeldia e os desvios do povo de Jerusalém daquela época, distantes que estamos milhares de quilômetros e milhares de anos deles. Assim fica fácil avaliar a situação e cair na tentação de condená-los sem misericórdia. Não que eles não merecessem a punição porque, de fato, eles a mereciam.

A questão é que nós os condenamos colocando-nos em uma condição ética e moralmente mais elevada. Todavia, será que somos mesmo, como nação e povo, tão melhores assim, hoje? Se formos olhar para como temos e estamos nos comportando, não somos tão melhores assim.

E isso me traz uma grande e grave preocupação: se o juízo, embora tenha demorado, um dia finalmente chegou para Jerusalém e seu povo, esse mesmo juízo, um dia, nos alcançará também. E ao olharmos para ela podemos ter um vislumbre do futuro sombrio que espreita todo aquele que opta por viver uma vida de rebeldia e escárnio contra a vontade do Senhor.

Se você é um desses, arrependa-se enquanto é tempo, antes que não lhe resta mais nada a não ser… lamentar.

Oração de: arrependimento

Deus de amor e de bondade infindas, eu quero te louvar e adora o teu santo nome porque eu já passei por situações angustiantes no passado e sei como isso é doloroso. E te louvo porque tive e aproveitei a oportunidade de me arrepender e alcançar misericórdia. Em nome de Jesus, teu filho, eu te agradeço por hoje estar aqui podendo meditar e aprender com essa grande lição.

Abençoe a vida de alguém curtindo, comentando e compartilhando este artigo com seus contatos!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!