Análise SWOT Pessoal: Aproveite o Máximo de Seus Talentos e Oportunidades

  • Home
  • Liderança
  • Análise SWOT Pessoal: Aproveite o Máximo de Seus Talentos e Oportunidades
swot

Aprenda o que é uma análise SWOT, como fazê-la e como melhorar sua vida com ela

SWOT
SWOT

Saiba como conduzir uma análise SWOT pessoal.

O acaso favorece a mente preparada – Louis Pasteur

Você tem mais chances de vencer na vida se usar seus talentos ao máximo. Da mesma forma, você vai sofrer menos problemas se você conhece quais são suas fraquezas, e se você conseguir administrar esses pontos fracos para que eles não impactem no trabalho que você faz.

Então, como você vai identificar esses pontos fortes e fracos, e analisar as oportunidades e ameaças que fluem a partir deles? A Análise SWOT é uma técnica útil que ajuda você a fazer isso.

O que torna a matriz SWOT especialmente poderosa é que, com um pouco de reflexão, ela pode ajudá-lo a revelar oportunidades que, de outro modo, não teriam sido detectadas.

E por entender seus pontos fracos, você pode gerenciar e eliminar as ameaças que poderiam prejudicar sua capacidade de seguir em frente.

Se você olhar para si mesmo usando a estrutura do SWOT, você pode começar a se destacar de seus pares, e desenvolver os talentos especializados e habilidades que você precisa para avançar sua carreira e ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais.

Como usar a ferramenta

Para realizar uma análise SWOT pessoal, primeiro imprima nossa planilha livre, e anote as respostas às seguintes perguntas.

Forças

Quais as vantagens que você tem que os outros não têm (por exemplo, competências, certificações, graduação, ou conexões)?

O que você faz melhor do que qualquer um?

Quais os recursos pessoais que você pode acessar?

O que outras pessoas (e seu chefe, em particular) considera seus pontos fortes?

De qual das suas realizações você mais se orgulha?

Em quais valores você acredita que os outros não demonstram?

Você faz parte de uma rede que ninguém mais está envolvido? Se sim, quais as ligações que você tem com pessoas influentes?

Considere isso de sua própria perspectiva, e do ponto de vista das pessoas ao redor de você. E não seja modesto ou tímido – seja o mais objetivo possível. Conhecer e usar seus pontos fortes pode fazer você mais feliz e mais satisfeito no trabalho. Leia nosso artigo DescobridorDePontosFortes (no artigo original em inglês) para obter mais ajuda sobre isso.

E se você ainda tem alguma dificuldade em identificar seus pontos fortes, anote uma lista de suas características pessoais. Alguns destes podem vir a ser pontos fortes! Você também pode aprender mais em nosso artigo “Sua Melhor Reflexão Sobre Si Mesmo”.

Dica:

Analise seus pontos fortes em relação às pessoas ao seu redor. Por exemplo, se você é um grande matemático e as pessoas ao seu redor também são ótimas em matemática, então é provável que isso não seja um ponto forte em sua função atual – pode ser uma necessidade.

Fraquezas

Quais tarefas você normalmente evita porque não sente confiante fazendo elas?

O que as pessoas ao seu redor verão como suas fraquezas?

Você está totalmente confiante em sua educação e habilidades? Se não, onde você é mais fraco?

Quais são seus hábitos negativos no trabalho (por exemplo, você está quase sempre atrasado, você é desorganizado, você tem pavio curto, ou você não sabe lidar com o stress)?

Você tem traços de personalidade que atrasam sua vida? Por exemplo, se você tem que conduzir reuniões regularmente, o medo de falar em público seria uma grande fraqueza.

Novamente, considere isto a partir de uma perspectiva pessoal/interna e de uma perspectiva externa. As outras pessoas veem fraquezas que você não vê? Colegas de trabalho sempre superam você em áreas chaves? Seja realista – é melhor enfrentar quaisquer verdades desagradáveis o quanto antes possível.

Oportunidades

Que nova tecnologia pode te ajudar? Ou você pode pedir ajuda de outros ou de pessoas via internet?

Sua indústria está crescendo? Se assim for, como você pode tirar vantagem do mercado atual?

Você tem uma rede de contatos estratégicos para ajudar-lhe ou oferecer-lhe bons conselhos?

Que tendências (de gestão ou outra coisa) você vê na sua empresa e como você pode tirar vantagem delas?

Qualquer um dos seus competidores estão deixando de fazer alguma coisa importante? Se assim for, você pode tirar vantagem dos seus erros?

Há uma necessidade na sua empresa ou indústria que ninguém está preenchendo?

Seus clientes ou fornecedores reclamam sobre algo na sua empresa? Se assim for, você poderia criar uma oportunidade oferecendo uma solução?

Você pode encontrar oportunidades úteis abaixo:

  • Eventos de networking, aulas educacionais ou conferências.
  • Uma amiga saindo de licença. Você poderia assumir algum desses projetos pessoais de modo a obter experiência?
  • Um novo papel ou projeto que obriga você a aprender novas habilidades, como falar em público ou às relações internacionais.
  • A expansão da empresa ou aquisição. Você tem habilidades específicas (como falar uma segunda língua), que possa ajudar no processo?

Além disso, mais importante, olhe para seus pontos fortes, e se pergunte se eles abrem novas oportunidades – e olhe para seus pontos fracos, e se pergunte se você poderia aproveitar oportunidades ao eliminar essas fraquezas.

Ameaças

Que obstáculos você enfrenta atualmente no trabalho?

Alguns dos seus colegas estão competindo com você por projetos ou funções?

Seu trabalho (ou a demanda pelas coisas que você faz) está mudando?

As mudanças na tecnologia ameaçam sua posição?

Algum de seus pontos fracos pode levar ao surgimento de ameaças?

Fazer esta análise, muitas vezes, fornece informações fundamentais – pode apontar o que precisa ser feito e colocar os problemas em perspectiva.

Um exemplo de matriz SWOT pessoal

A que uma avaliação pessoal SWOT se assemelharia? Avalie esta análise SWOT da Carol, uma gerente de propaganda.

Pontos fortes

Eu sou muito criativa. Eu frequentemente impressiono os clientes com uma nova perspectiva de suas marcas.

Eu me comunico bem com meus clientes e equipe.

Eu tenho a habilidade de fazer as perguntas chave para achar o ângulo certo do marketing.

Eu sou completamente comprometida com o sucesso da marca de um cliente.

Pontos fracos

Eu tenho uma força, uma necessidade compulsiva de fazer coisas rapidamente e removê-las da minha lista de tarefas e, às vezes, a qualidade do meu trabalho sofre como resultado disso.

Esta mesma necessidade de ter as coisas feitas também me estressa quando tenho muitas tarefas.

Eu fico nervosa ao apresentar ideias para os clientes, e esse medo de falar em público, muitas vezes tira a paixão das minhas apresentações.

Oportunidades

Um de nossos maiores concorrentes tem desenvolvido a reputação de mal dar atenção aos seus clientes menores.

Estou participando de uma grande conferência de marketing no próximo mês. Isto vai permitir uma rede estratégica de contatos, e também oferecer alguns excelentes seminários de treinamento.

Nossa diretora de arte estará em licença maternidade em breve. Executar seus afazeres enquanto ela estiver longe poderia ser uma excelente oportunidade de desenvolver minha carreira.

Ameaças

Simon, um dos meus colegas, é um orador muito melhor do que eu, e está competindo comigo ao cargo de diretor.

Devido à recente escassez de pessoal, eu frequentemente fico sobrecarregada, e isso impacta negativamente minha criatividade.

O clima atual da economia tem resultado em crescimento lento para a indústria do marketing. Muitas empresas têm demitido membros de suas equipes, e a nossa empresa está considerando cortes mais à frente.

Como resultado dessa análise, Carol toma a ousada iniciativa de abordar seu colega Simon sobre a licença maternidade da diretora de arte. Carol propõe que ambos, ela e Simon, executem as tarefas deste trabalho, trabalhando juntos e cada um usando seus pontos fortes.

Para sua surpresa, Simon gosta da ideia. Ele sabe que se apresenta muito bem, porém admite que geralmente fica impressionado com as ideias criativas de Carol, as quais ele percebe que são muito melhores que a maioria das dele.

Trabalhando como uma equipe, eles têm a chance de fazer com que seus clientes menores se sintam mais satisfeitos em relação ao serviço que eles estão obtendo. Isto tira vantagem dos pontos fracos dos seus competidores nesta área.

Infográfico

Infográfico

Clique no link a seguir para fazer o download do infográfico em tamanho grande: Personal SWOT

Pontos chaves

Uma matriz SWOT é um quadro para analisar suas forças e fraquezas assim como as oportunidades e ameaças que você enfrenta. Isso ajuda você a focar nos pontos fortes, minimizar os pontos fracos, e tirar vantagem das excelentes possibilidades de oportunidades disponíveis para você.

Se você está usando a análise SWOT para refletir sobre sua própria vida e carreira, então clique aqui para olhar seu Livro de Planejamento de Vida.

Isto ajuda você a pensar através das coisas que são importantes para você, e definir um compilado pessoal de metas que motivam você em direção ao sucesso.

No artigo original você pode baixar a folha de trabalho.

Traduzido e adaptado do artigo: Personal SWOT Analysis – Making the Most of Your Talents and Opportunities

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!