A Verdadeira Páscoa Não Tem Ovo de Chocolate! Entenda porque.
- #Prestenção Fi! Se você está procurando um comparativo para ver se vale a pena comprar – ou não – ovos de páscoa, leia o novo post no link citado.
Está chegando mais um feriado de sexta-feira santa… para muitos, é só isso que importa: mais um final de semana prolongado, viajar, lazer, farra, etc.
Mas, e o verdadeiro sentido da páscoa, onde está?
Tal como o natal, esse sentido está se perdendo a cada dia: é coelho ao invés de cordeiro, é ovo no lugar da cruz, é festa em lugar de reflexão, é farra em lugar de arrependimento. Em suma, é o pagão no lugar do cristão.
A coisa está em tal nível que, pensou-se em páscoa, lembra-se logo de ovo de chocolate, ou ovo de páscoa, uma lástima, em vários sentidos.
Você já parou para pensar que um ovo de chocolate custa, em média, de 400 a 800% mais caro do que a mesma quantidade de chocolate “normal”? Pois é, antes de comprar, faça as contas: uma barra de chocolate, de 160 a 180g, custa, em média, uns R$ 4,00 (quatro reais). Sabe quanto custa, hoje, um ovo de 160g? Em torno de R$ 15,00, em média. (dados da páscoa de 2010)
Claro, uns vêm com brindes e outras bugingangas, mas a questão é simples: por que comprar por 4 o que você pode comprar por 1? Por que não fazer mais com menos? Isso apenas em termos mercadológicos, ou seja, financeiramente falando. Mas, e teologicamente falando?
A páscoa pode ser entendida de 2 modos:
- a páscoa judaica;
- a páscoa cristã.
A páscoa judaica remete ao tempo de Moisés, com a libertação do povo israelita do Egito (pessach, em hebraico, ous seja: passagem), para a terra prometida de Canaã. Esse conceito primordial é a base da páscoa cristã, embora seu sentido seja um aperfeiçoamento do conceito original, um esclarecimento dele, na verdade.
Mas, a páscoa cristã não pode ser entendida ao largo da páscoa judaica, ou seja, não pode menosprezá-la nem desprezá-la, muito menos violentá-la com esse estupro intelectual de permitir um coelho trazendo ovo substituir um cordeiro sendo imolado, sacrificado (significando Jesus indo à cruz).
Sem entrar nos detalhes históricos da festa pagã dos ovos coloridos, da Europa medieval, a permissão ou ainda a omissão dos cristãos em defender o verdadeiro sentido da páscoa é menosprezar e diminuir o valor do sacrifício do Cordeiro de Deus em nosso favor.
Sei que muitos discordarão de mim, vão me taxar de radical e coisa e tal, mas, mesmo correndo esse risco, ouso dizer que a páscoa nada tem de coelho, ainda mais um que bota ovo! Cristo é nossa páscoa, e precisamos incutir isso às nossas crianças, pois, se deixarmos hoje o coelho lhes trazer um ovo, amanhã as veremos sendo levadas pelo lobo.
Pense nisso:
o que você, como cristão, tem feito para anunciar e defender o verdadeiro evangelho das caricaturas que querem ridicularizá-lo e usurpá-lo?
Gostou? Não deixe de avaliar, curtir, comentar e compartilhar.
E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Blog Comments
Ovos de Páscoa: comprar ou não comprar? Eis a questão! - Desafiando at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
21 de fevereiro de 2013 at 00:02
[…] É sempre a mesma coisa todo ano: acabou o carnaval, as lojas já preparam suas gôndolas para receber a enxurrada de ovos de chocolate para venderem na páscoa. Fugindo um pouco da discussão de qual é o verdadeiro sentido da Páscoa, que nada tem a ver com ovo, quero fazer uma breve reflexão neste post. Se você estava esperando uma reflexão com razões teológicas para não comprar ovos de páscoa, sinto decepcioná-lo. Mas, caso tenha interesse, leia nosso post sobre O Verdadeiro Sentido da Páscoa. […]
As recentes conquistas do Corinthians nos ensinam o quê? Desafiando... at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
18 de dezembro de 2012 at 00:07
[…] sempre assim: sem calvário não tem Pentecostes. Não existe Páscoa sem Paixão. Hoje pode ser sexta-feira, mas tenha calma porque o Domingo vem […]
Adelmo
8 de novembro de 2011 at 21:17
Pra começar Fábio, coelho é animal imundo para o povo judeu, além de não botar ovos pois é mamifero. Realmente é simbolo de ganancia e ignorância.
Dias das Mães, um resgate de sua origem e significado at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
2 de maio de 2011 at 17:56
[…] como a comemoração das festividades de Páscoa, o Dia das Mães teve seu significado original furtado daquilo que foi, originalmente pretendido e […]
Um presente dos céus at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
29 de março de 2011 at 17:36
[…] A páscoa está chegando, e não são os ovos que devem ter espaço nas prateleiras de nosso coração. Para ajudá-lo a lembrar que páscoa só existe por causa do Cordeiro, e não por causa do coelho, posto a linda reflexão do miss. Paulo Barbosa, cujo ministério debuta na internet, quando a própria internet não conta ainda com 20 aninhos. […]
Mas, afinal, o que é Páscoa? « Apresentação « Blog « Link de Qualidade
25 de março de 2011 at 14:38
[…] Por Blog Desafiando LimitesVer matéria completa […]
Fabio
22 de março de 2011 at 08:23
Fio,
entendo teu ponto de vista como critico,
Mas ja chega de ver sofrimento, td mundo sabe que O Cara sofreu bastante, Mas até que ponto é certo. reprizar isso, Alias é reprizado, é feito filme é feito teatro de todo este sofrimento, O coelho se parar para pensar equilibra isso, SENAO nossas crinças cresceriam com mais um pouco de trauma, já chega os pais brigandom ter q ver ainda mais e mais somente isso, o homem pregado e sofrendo. Abra um pouco sua visão curta e egoista, .
E outra coisa.,
O olvo e Coelho todos aprendemos e é embasado em estudos psicologicos, que ambos representam algumas coisas., Sabe o que é não sabe!?
São Símbolos…
Abraço amigo!
wallysou
22 de março de 2011 at 10:23
Fabinho, vc escovou os dentes depois de acordar hoje? Passou vick vaporub no narizinho pra não ficar fungando, menino? Lavou seus olhinhos tirando a remela?
Então, tá. Faz assim, leia um pouquinho o evangelho de João, que fala do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, quem sabe vc conhece melhor “O Cara”, né… risos
Depois que ler o ev. de João, volta aqui e diz o que achou, tá bom? Isso, bom menino.
ah, só uma coisinha: a lenda dos ovos é anterior a Freud, como vc diz q é embasado em estudos psicológicos? essa frase fedeu… ops, Freudeu
Tweets that mention A Páscoa verdadeira não tem ovo at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras -- Topsy.com
16 de fevereiro de 2011 at 22:06
[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Você sabia que A Páscoa verdadeira não tem ovo? http://t.co/jaqWRrR via @AddThis […]