Hoje de manhã estava pensando: graças a Deus o mês está acabando e não teve nenhum terremoto de magnitude. Pode ter sido porque estive ausente, em uma estafante semana à beira-mar, dormindo aos som do balanço das ondas… quem sabe?
Mas, só para tirar a dúvida, fiz uma rápida pesquisa para ver se eu não tinha passado batido. Pois é, passei…
Agora, a pergunta que me faço: por que todo fim de mês está tendo terremoto? Não aqueles tremores normais, corriqueiros, que só aparecem nos sismógrafos, mas os que balançam estruturas e abalam nervos. Seria isso uma conspiração “por baixo dos panos” ou “por baixo da terra”? Tremo, só de pensar…
Terremoto de magnitude 6,4 atinge a Nova Zelândia
Agencia EFE
Sydney (Austrália), 29 set (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Ricther atingiu nesta quarta-feira a região da Ilha do Norte da Nova Zelândia, mas por enquanto as autoridades não deram informações sobre vítimas ou danos materiais.
O epicentro do terremoto, segundo a televisão neozelandesa, que citou fontes da agência sismológica nacional, estava a 80 quilômetros ao norte do monte do vulcão da ilha White e a 280 quilômetros de profundidade.
O tremor foi notado na cidade de Auckland, e na capital, Wellington, que fica a cerca de 600 quilômetros ao sul do epicentro, segundo a mesma fonte.
No último dia 4, um terremoto de magnitude 7,1 causou fortes danos na cidade neozelandesa de Christchurch. EFE
Fonte: G1
Terremoto de magnitude 5,8 atinge o Japão, sem danos
Agencia EFE
Tóquio, 29 set (EFE).- Um terremoto de magnitude 5,8 na escala Richter atingiu nesta quarta-feira a província de Fukushima e o centro da ilha de Honshu, no Japão, mas não há informação sobre danos, segundo o site da Agência Meteorológica do país asiático.
O tremor aconteceu às 17h locais (5h de Brasília), e seu epicentro estava na província de Fukushima, a cerca de 20 quilômetros de profundidade.
Minutos depois foram sentidos vários abalos secundários com magnitudes próximas a 3 na escala Richter, na região do centro e norte da ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês. Nenhum dos tremores motivou alertas de tsunami.
A rede televisiva “NHK” informou sobre o sismo, e acrescentou que não há notícias sobre danos materiais ou pessoas feridas.
O Japão está em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e os terremotos de grande intensidade são relativamente frequentes, mas no geral não costumam causar graves danos devido à estrita legislação em vigor para a construção dos edifícios.
O terremoto mais grave ocorrido no Japão em anos recentes foi registrado em Kobe (oeste do país), no dia 17 de janeiro de 1995, com uma magnitude de 7,3 na escala Richter, causando mais de seis mil mortes. EFE
Fonte: G1
Tremores fazem o Desafiar Limites ficar mais emocionante, mas muito mais perigoso…
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Blog Comments
Tweets that mention Por que todo fim de mês tem terremoto? at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras -- Topsy.com
29 de setembro de 2010 at 17:14
[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Por que todo fim de mês tem terremoto?: a Terra treme ao ouvir a voz de Trovão Hoje de manhã… http://goo.gl/fb/HoyhP […]