Que mal tem na astrologia? Peraí que vou dizer…

Assim diz o Senhor: "Não aprendam as práticas das nações nem se assustem com os sinais no céu, embora as nações se assustem com eles. Jeremias 10:2

A Astrologia, como é conhecida, significa “estudo dos astros”, que não é a mesma coisa de Astronomia, que é o ramo científico dos estudos celestiais. Apesar de envolver céus e Terra, nem a Astrologia nem a Astronomia podem se confundir com a Teologia, ok? risos

A astrologia goza de grande influência nos meios de comunicação atuais. Novelas exibem astrólogos fazendo análise de mapa astral, programas de fim de ano entrevistam astrólogos para perguntar o que vai (pode, na verdade) acontecer no ano novo, jornais têm colunas fixas de astrólogos, grandes portais têm sites exclusivos e dedicados a quem se dedica a isso, etc. Enfim, a coisa está tão sedimentada e abrangente que muitos já encaram a astrologia como uma coisa certa e, pior, boa para suas vidas.

Eu já fui um aficionado por astrologia, lia quase todo dia a seção com meu “oroscópi“, dava muito crédito a essa sutil forma de engano e malícia. Mas, graças a Deus, fui liberto, pois

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Foi o que aconteceu comigo: a Verdade entrou e a mentira não achou mais lugar para ficar. Todavia, infelizmente, ainda existe um número incalculável de pessoas enredadas na astrologia, e não quero ter a veleidade de afirmar que, pela leitura deste simples post, elas serão libertas desse jugo escravizante. Não, não me iludo com isso, embora seja um desejo que alguém, porventura, se liberte disso. Como ex-presidiário da prisão estelar, e fugitivo do da ditadura astral, posso afirmar que a liberdade em Cristo é incomparável. Que o Espírito Santo possa abrir seus olhos e tirar a venda de sua vista.

Bem, para ser direto e franco, que mal tem em acreditar ou ler aquela coluninha “inofensiva” de conselhos astrais? Não muitos, e vou listar e falar apenas de dois, mas que são perniciosos e que você deve ficar atento se não está prisioneiro das estrelas, e não saiba.

  • Crer em horóscopo tolhe o entendimento e o deixa propenso a ser manipulado

Declaração forte, hein? Pois é, mas é verdade. Quer saber por quê? Porque, ao ler o horóscopo, ainda que ocasionalmente, você está, mesmo sem saber, procurando uma orientação para sua vida, para suas decisões cotidianas, enfim, você está assinando um cheque em branco e dando de bandeja para a astrologia controlar sua vida. E, com isso, você está abrindo mão de tomar suas próprias decisões, de errar, o que é normal, e de aprender com seus erros.

Embora todos possamos recorrer a opiniões de terceiros para nos auxiliar a tomar decisões, principalmente aquelas difíceis e de consequências complexas, a última coisa que você deve fazer é abrir mão de seu poder decisório em prol de umas poucas linhas, numa genérica coluna de jornal, formatada para atingir milhares de pessoas, que, de concreto, não podem orientar ninguém em particular, muito menos você.

O desenvolvimento de sua inteligência requer a tomada de decisões e um doloroso aprendizado por meio do velho método da tentativa x erro. É doloroso, é chato, mas é eficaz, e você aprende isso desde cedo: andar, por exemplo, lembra? Não, acho que não… mas deve ter sido assim: levanta, tenta dar um passo, cai… levanta e tudo de novo. Não, não, eu não me lembro como foi comigo, é que me disseram, e vi meus irmãos repetindo meus passos, e quedas também.

  • Financia um esquema projetado para enganar

Em outras palavras, você paga para ser enganado. E ainda fica feliz com isso. Você acha que é de graça que se faz tanta propaganda da astrologia? Em alguns lugares, hoje, pode até ser, porque se sabe que dá retorno: tem gente que lê, gente que acredita, gente que procura isso. Assim, você entra num círculo envolvente que move um mecanismo capaz de gerar divisas para poucos, embora composto por muitos. Sem saber, ou não, sua participação no engano astrológico gera uma dependência que vai infectar outros também, aumentando o círculo vicioso e tornando a saída do labirinto algo mais difícil.

É um processo de, literalmente, retro-alimentação. E sua participação, nesse caso, tanto é insumo como produto final.

É preciso ser honesto para dizer que, infelizmente, vejo esse mesmo esquema implantado em algumas igrejas, utilizando-se dos mesmo artifícios e mecanismos. Sim, pregadores da prosperidade, estou olhando diretamente para vocês, cafetões do púlpito, promotores de orgias eclesiásticas e malabarismos teológicos.

Infelizmente, há igrejas dedicadas a fazer do evangelho uma espécie de “astrologia gospel”, onde você deposita não apenas dinheiro na salva, mas seu cérebro e sua consciência também. Isso tem trazido um mal enorme à igreja, e já passou o tempo de se levantarem pregadores e pensadores que combatam essa “heresia branca” que impregnou e infectou nossos púlpitos e bancos, vitimando “de mamando a caducando”, fazendo uma verdadeira carnificina no rebanho.

Talvez você, que está lendo isso, nem seja um adepto de horóscopo, mas um frequentador de igreja, e pode ter visto o triste retrato de sua congregação aqui. Levante-se contra isso, não permita que o púlpito seja manchado por negociadores de ovelhas e especuladores da fé. Faça ouvir sua voz contra essas coisas.

Pelo menos sabemos que o horóscopo é aquilo mesmo, sem maquiagem, e quem quiser se libertar não vai ter dificuldade em diferenciar o que é do que não é. Agora, no púlpito é mais difícil. Mas, nem por isso, a condenação ao erro deve ser menos direta e incisiva.

E você, já foi adepto de horóscopo também? Ou está triste ao ver o engano ser propagado, também, nos púlpitos? Comente, aqui, no Desafiando Limites.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Que mal tem na astrologia? Peraí que vou dizer…: Assim diz o Senhor: "Não aprendam as… http://goo.gl/fb/ptI88 […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!