Conselhos práticos para uma vida mais feliz
Muita gente acha que, para ser feliz, deve possuir muita coisa. Ou, se não possuir muitas, que possua as melhores e mais importantes. Todavia, nenhuma nem outra coisa garantem que você será feliz. O que, então, garante ou, pelo menos, nos dá um norte de que é possível encontrar a felicidade e relacionar-se com ela de modo constante e frequente?
As respostas podem ser muitas, mas vou me arriscar a oferecer uma para você. Uma bem simples, mas que pode fazer seus dias melhores. Talvez, quem sabe, faça você melhor a cada dia. Comigo foi assim, e espero que possa acontecer com você também.
Ah, sim: quando eu estava para escrever este post e minha esposa viu o título, perguntou: quais são os conselhos práticos para ser mais feliz? Eu respondi: não vou responder agora, para não perder a graça, ou seja, para não atrapalhar a surpresa. Daí ela respondeu assim: então depois eu vou ler esse artigo para saber se minha vida vai ser mais feliz! Vixe… me quebrou! Agora a coisa ficou séria… risos
Bem, não sei se ela vai ler, mas vai que ela decide ler? Abre parêntesis: isso é que é um blogueiro famoso e competente né? Nem a esposa dele lê as bobagens que ele escreve! Talvez porque ela conheça a pessoa por trás do teclado… Mas, serviu para uma coisa: agora eu preciso escrever algo relevante a quem for ler.
Não sei, sinceramente, se conseguirei, mas tentarei com todas as forças, para que você não tenha perdido seu tempo vindo até aqui, ok?
Inspiração do post
Ora, tudo o que você faz tem uma motivação por trás. No meu caso, geralmente chamo de inspiração quando se trata de escrever. Se eu fosse um escritor de verdade, com livros publicados e nome conhecido, e não esse blogueiro com síndrome (ou complexo?) de escritor, poderia até ousar dizer que foi um insigth (que chic seria né?). Mas, vou me recolher a minha insignificância literária e procurar escrever um texto que possa ser útil, mesmo sem ter grife ou pedigree alfabético.
A inspiração de escrever um texto com dicas práticas para uma vida mais feliz veio de uma estória (ou história? sinceramente, não sei) que recebi via email. Falava de um marido e de sua esposa, de como ela comprava várias coisas, muitas delas caras, e guardava para “ocasiões especiais”.
O texto, recebido há bastante tempo (mas já neste século… risos), possui muitas variações, e após pesquisar um pouco na internet, achei este aqui:
APROVEITE CADA MOMENTO
Um amigo meu abriu a gaveta da cômoda de sua esposa e pegou um pequeno pacote embrulhado com papel de seda:
“Isto – disse – não é um simples pacote.” Tirou o papel que o envolvia e observou a bonita seda e a caixa. “Ela comprou isto na primeira vez que fomos a Nova York, há uns 8 ou 9 anos. Nunca o usou. Estava guardando-o para uma ocasião especial. Bem, creio que esta é a ocasião.”
Aproximou-se da cama e colocou a prenda junto com as outras roupas que ia levar para a funerária. Sua esposa tinha acabado de morrer. Virando-se para mim, disse:
“Não guarde nada para uma ocasião especial. Cada dia que se vive é uma ocasião especial”.
Fonte: blog O significado da felicidade.
Essa foi a inspiração primária. Inclusive, em um encontro de casais no qual participei, o preletor fez menção dessa estória e nos disse que ele mesmo aplicava isso em sua vida conjugal, e era algo que tornava o relacionamento melhor a cada dia. Desde então, é o que tento fazer também. Os resultados ainda são um pouco tímidos, mas confesso que o erro está mais em mim do que na dica… mas, pior seria se eu não a estivesse usando!
Sendo cristão, como eu sou, a Bíblia é minha inspiração entranhável, sempre. Logo, observo que essa dica encontra respaldo no texto milenar, onde seja:
Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Eclesiastes 3:12
Por isso concluí que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa. Pois, quem poderá fazê-lo ver o que acontecerá depois de morto? Eclesiastes 3:22
Fonte: Bíblia Online
Dito isso, vamos analisar as atitudes daquela esposa, que guardava as melhores coisas para “um dia especial” e ver se era o correto a se feito. Observe bem, pois pode ser que você também esteja guardando coisas para “aquele dia especial” que nunca chega, e acaba frustrando sua vida a cada dia que passa.
Sua vida não precisa ficar em stand-by
Talvez você também seja daquelas pessoas que compram coisas e ficam guardando para quando, um dia, surgir aquele momento especial. Se não é, como eu não sou mais, parabéns. Mas, certamente você deve conhecer alguém que age assim.
Essas pessoas compram coisas caras, como talheres, perfumes, roupas, objetos de decoração e até automóveis (!), esperando a ocasião certa para tirar aquele objeto do embrulho e estreá-lo com pompas e estardalhaço. Pura bobagem, maior perda de tempo isso. Essas pessoas deixam a vida em stand-by e veem muitas boas oportunidades de aproveitar um momento único serem desperdiçadas, enquanto a vida continua.
Ora, algo que você deve ter em mente é: a vida passa, a banda toca e você acaba perdendo o bonde da história enquanto fica na calçada chupando o dedo. A vida é muito mais do que isso! A vida, como dizem por aí, é difícil, mas vale a pena viver. A sua vida será melhor à medida em que você trabalhar para fazê-la melhor e aproveitar os momentos ímpares que ela lhe proporcionar. Aquele velho deitado, digo ditado (ah, você entendeu… risos) é totalmente verdadeiro:
Ok, agora que você já sabe que vale a pena viver, o que fazer para tornar a vida mais prazerosa? Boa pergunta, Watson. A resposta é simples. Agora, colocar em prática é que são elas, mas isso não vai deixar você intimidado, não é verdade?
Para ser feliz, basta…
1. Deixar de fazer aquilo que espanta a felicidade
Muitas pessoas não são felizes por motivos simples, tais como: medo de ser feliz e receio de aproveitar as oportunidades. Claro, isso não explica a infelicidade de todas as pessoas e nem é a solução para todos os casos. Mas, talvez seja o seu e mudando isso em sua vida, ela pode melhorar bastante. Mas, como fazer essa mágica de para de ter medo de ser feliz? Simples: é só querer ser feliz. Isso mesmo: em muitas coisas na vida, querer é poder.
Se você quiser ser feliz DE VERDADE, você vai agir de modo a conquistar isso. Você quer ser feliz? Mas, quer MESMO ser feliz? Então pare de se sabotar e comece a agir de acordo com seu novo querer. Para começar, pare de empurrar as situações com a barriga, protelando coisas que vão sobrecarregando sua vida até soterrá-lo de preocupações e ansiedade. Qual o remédio para isso? Ao invés de deixar os outros escolherem por você, comece você mesmo a fazer suas próprias escolhas.
Uma coisa que você talvez nem desconfie, mas saiba que existem estudos científicos que apontam nessa direção: ser INFIEL (no relacionamento) atrai INFELICIDADE. Vi isso no século passado, na edição dominical da Tribuna do Norte, no caderno de variedades. Infelizmente, nunca mais achei nada dessa pesquisa que foi realizada por psicólogos na Inglaterra, se não me falha a memória. (Observação: Este estudo aqui não é a mesma coisa, mas já dá uma noção.)
Eles ficaram desconcertados porque partiram da premissa que as pessoas eram INFIÉIS por serem INFELIZES, mas descobriram que os que eram INFIÉIS é que eram INFELIZES. Os FIÉIS, pelo contrario, eram mais FELIZES.
Resumindo: Trair atrai INFELICIDADE. Logo, o contrário, ou seja, ser FIEL vai atrair: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ (precisa de alguma dica?). E aí, entendeu, ou quer que eu desenhe? Ok, mas só desta vez hein!
2. Começar a fazer aquilo que atrai a felicidade
Aquela esposa de nossa estória tinha um grave defeito: ela postergava os momentos felizes para depois. Observe: ela comprava uma camisola e deixava guardada para uma “ocasião especial”. Uma ocasião que nunca vinha, um momento que nunca chegava, uma situação que nunca acontecia. O que isso significava, na prática? Que, na vida dela, os bons momentos, aqueles momentos especiais, nunca ocorriam.
Não é que NUNCA ocorriam, mas era isso que ela dizia a si mesma, porque nunca tirava os presentes dos embrulhos para fazer uso deles. Inconscientemente, ela dizia a si mesma que os bons momentos AINDA não haviam chegado, embora esperasse que esses momentos, um dia, chegariam. Existe um provérbio que diz mais ou menos assim: “a esperança adiada adoece o coração, mas o desejo que se cumpre é fonte de vida”. Só quem já teve esperanças frustradas sabe como isso é verdadeiro.
Talvez ela estivesse querendo acertar, quem sabe. Mas, estava errando ao deixar as pequenas oportunidades passarem em branco. Talvez esse seja seu caso, também. E como mudar isso? Encare as situações de modo diferente: aproveite os momentos. Se para aquela esposa não existiam momentos especiais, e isso foi matando-a aos poucos, você vai fazer diferente: torne seus momentos especiais, faça das pequenas coisas algo prazeroso e que lhe traga satisfação. Como?
Comece aproveitando pequenos momentos de prazer, tais como: comer um chocolate sem culpa (dica: prefira os amargos, pois são mais saudáveis; com o tempo você se acostuma… risos). Faça um passeio sem destino ou tempo estipulado, experimente mudar a rotina diária ou simplesmente dormir e acordar mais cedo um dia qualquer. Isso pode não mudar muita coisa, mas vai diminuir o estresse e a ansiedade, grandes combustíveis que alimentam a infelicidade.
Ah, uma dica poderosa: Experimente ser FIEL.
3. Agir com espontaneidade e simplicidade
Minha esposa, se ler isso, vai ter um ataque… risos
ATUALIZAÇÃO: ela leu, e a cara que fez… hum, se o blog não for mais atualizado, já sabem o que houve. Foi bom conhecer vocês, mando um abraço pro meu pai, pra minha mãe, pros meus irmãos… risos
Certo dia, fomos a um casamento muito chique e lá estavam servindo um coquetel delicioso (sem álcool) de frutas. Tinha de acerola, goiaba, pêssego, morango, vários sabores. Eu já tinha emborcado tomado uma 1/2 dúzia deles, quase um ébrio (risos). A partir desse ponto, minha esposa bateu o martelo: não vai pedir mais pro garçon. E minha sogra nos acompanhando, não disse nada, ficou só olhando e rindo.
Daí, quando o garçon passava perto, eu lançava um olhar 43 pra ele, mais ou menos parecido com este daqui:
Bom, não sei porque, mas o garçon passava e deixava 3 tacinhas: uma pra mim, uma pra esposa e outra pra sogra. Como elas não estavam mais bebendo, pra não desperdiçar a bênção, eu bebia a minha e as delas. Foi assim mais umas 2 ou 3 rodadas, até que resolvi parar. Afinal, ainda tinha o jantar né… #não leve a sério
Minha sogra quase passou mal. Não, de beber coquetel não, de rir de mim! Minha esposa não ria, mas tava com uma cara… ah, por que será né? #maldade
Outra coisa que gosto de fazer para transformar ocasiões simples em momentos únicos: eu ajo com simplicidade. Como assim, Bial? Simples. Aliás, agir com simplicidade é muito simples, se é que você me entende… risos
Por exemplo: lá em casa tem um jogo de pratos caros, com lindas pinturas. Quase todo dia, eu pego um desses, juntamente com o melhor talher da Tramontina disponível e… sabe o que eu faço? Amasso banana pra comer com farinha láctea!
:-P
É assim mesmo: não tem nada de especial acontecendo? Então eu faço algo especialmente simples e curtooooooooooooo muito! risos
Às vezes, pego aquele perfume caro e coloco ele depois do banho só pra ficar em casa, e nada mais. I make my day better (eu faço meu dia melhor). É nas coisas simples da vida que aprendemos a valorizar as grandes. É se alegrando com o pouco que aprendemos a agradecer pelo muito.
#experimente
Conclusão
Sua vida pode ser muito melhor do que você pensa, se você se contentar com pouca coisa. Saiba ser grato pelo beijo, carinho, abraço. Saiba agradecer tanto pela flor do canteiro como pelo buquê careiro. Quer ser feliz? Poucas dicas são tão úteis e práticas quanto esta:
“Contente-se com o pouco e aprenda a rir de si mesmo”
Gostou? Avalie. Foi abençoado? Esparrame a bênção.
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Blog Comments
O Dia dos Namorados e o Mito do Casal Perfeito - Desafiando Limites e Vencendo Barreiras at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
14 de junho de 2013 at 00:04
[…] Case-se para fazer alguém feliz, e não para ser feliz. O quê? Como ser feliz? Ah sim: nem é tão difícil assim… […]
10 Efeitos Nocivos da Língua e os Males Que Você Precisa Evitar at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
14 de abril de 2013 at 13:46
[…] 8. A língua pode ser instrumento de contradição (v.10): acredito que essa contradição possa ser encarada de forma mais profunda do que normalmente pensamos, de nos contradizermos no cotidiano, coisa que todos nós estamos sujeitos, em maior ou menor grau. Vou ilustrar com um exemplo: em uma grande capital brasileira, um delegado escolhido para ser chefe da polícia civil renunciou porque vazou um vídeo em que ele, meses antes, xingava e acusava o governador que o havia nomeado. Você já havia parado para pensar nisso: que o seu futuro pode ser prejudicado pelas palavras que você diz HOJE? Que tal evitar esses dissabores e, a partir de agora, começar a controlar melhor sua língua? […]
Nadine Haven
26 de julho de 2012 at 03:25
Some really interesting points you have written. Aided me a lot, just what I was looking for : D.
Raíssa Bomtempo
24 de julho de 2012 at 20:03
Wally!!
Como eu me diverti lendo este texto!
Ahahahaha!
Sinceramente…quem não for "feliz" , conseguiu soltar umas boas gargalhadas com as suas histórias e a sua forma de escrever o texto.
Gostei demais.
Vivendo e aprendendo…
Precisamos levar a vida de forma mais simples e mais leve. A gente complica demais ela né?
(rs)
Você é uma benção!
Que Deus continue te abençoando, te usando como um instrumento em Suas mãos!
A Eva lê todos os seus textos…eu tenho certeza! (rs)
Abs!
My recent post O Burrico
blog Desafiando Limites
24 de julho de 2012 at 21:02
pois é: de qq jeito, a pessoa ficou feliz lendo o texto, né!
=)
[ ]s
Anderson
24 de julho de 2012 at 08:49
Muito bom, Wally. Sempre vale a pena passar por aqui :)
Interessante é que esse conselho (ser simples, aproveitar cada momento, viver a vida da melhor maneira possível, *todos* os dias) tem várias referências bíblicas. Jesus mesmo nos deixa uma grande (mas difícil) lição: "Não andeis ansiosos pelo dia de amanhã… basta a cada dia o seu próprio mal… o vosso pai os sustentará" (Mateus 6), ou seja, viver o dia de hoje da melhor forma, o amanhã tratá seus cuidados; Salomão em Eclesiastes, como você citou; Jesus novamente, falando sobre salário (aprender a viver com o que tem): "contentai-vos com o vosso soldo"; e não gastar a vida só em ter/comprar/possuir "guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui." (Lucas 12:15); Concluindo: Temos motivos de sobra para viver bem e grato a Deus por tanto que ele nos tem dado. Só a alegria da salvação já é motivo de sobra para isso. :D
wallysou
24 de julho de 2012 at 09:07
fala mano! apz.
que saudade de ler seus comentários, brother!
=)
Deus abençoe sua vida.
;)